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http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/39116
Title: | O uso de jogos de tabuleiro na educação: Uma análise bibliométrica. |
Other Titles: | The use of board games in education: A bibliometric analysis. |
???metadata.dc.creator???: | NÓBREGA, Amanda Medeiros. |
???metadata.dc.contributor.advisor1???: | MARIANO, Erich de Freitas. |
???metadata.dc.contributor.referee1???: | ALMEIDA, Elzenir Pereira De Oliveira. |
???metadata.dc.contributor.referee2???: | SOUSA, Jair Moises de. |
Keywords: | Análise Bibliométrica;Educação Básica;Ensino Aprendizagem;Recurso Didático;Ludicidade;Bibliometric Analysis;Basic Education;Teaching Learning;Didactic Resource;Ludicity |
Issue Date: | 3-Jul-2023 |
Publisher: | Universidade Federal de Campina Grande |
Citation: | NÓBREGA. A. M. O uso de jogos de tabuleiro na educação: Uma análise bibliométrica. 2023. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Ciências Biológicas) - Unidade Acadêmica de Ciências Biológicas, Centro de Saúde e Tecnologia Rural, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2023. |
???metadata.dc.description.resumo???: | Este estudo se tratou de uma pesquisa bibliométrica o qual gerou dados promissores nesta linha de pesquisa, em âmbito mundial. Foi feito uma varredura virtual de dados, produções acadêmicas científicas quanto ao jogo de tabuleiro na educação, referente a cronologia de 2013 à maio de 2023. Os dados quantitativos foram coletados e analisados pelo software Publish or Perish, sendo representados por teias de correlação no formato RIS e CSV utilizando o software VOSViewer, sendo representados em forma de tabelas, gráficos e quadros. Foi consolidado um total de 989 artigo dos quais criteriosamente foram analisados para que se obtivesse na amostra final 96 artigos que se encaixasse nos critérios de inclusão da pesquisa. Com o compilado dos resultados foi constatado que houve uma ascensão nas publicações sobre os jogos de tabuleiro como recurso pedagógico à nível mundial, entretanto, as teias bibliométricas de correlação se mostraram fragmentadas e separadas entre si confirmando que há uma lacuna no meio acadêmico/científico mesmo em pleno século XXI sobre a temática. É perceptível a necessidade de trabalhos e publicações mais consistente e específicas que envolva bordgames na educação, especialmente no Brasil. Em síntese, esse artigo bibliométrico buscou corroborar e incentivar a produção publicação e utilização de jogos de tabuleiro como recurso pedagógico na aprendizagem criativa, uma vez que possibilita uma aprendizagem não apenas quantitativa, mas, especialmente, qualitativa dentro do processo de ensino e aprendizagem em todos os níveis de ensino, este que se torna um campo promissor para futuras pesquisas tendo o uso de jogos de tabuleiro uma função crucial como recurso didático que promove aprendizagem e desenvolvimento em diversos aspectos do contexto educacional. |
Abstract: | This study was bibliometric research which generated promising data in this line of research, worldwide. A virtual scan of data was carried out, scientific academic productions regarding board games in education, referring to the chronology from 2013 to May 2023. Quantitative data were collected and analyzed by Publish or Perish software, being represented by correlation webs in the format RIS and CSV using the VOSViewer software, being represented in the form of tables, graphs and charts. A total of 989 articles were consolidated, which were carefully analyzed in order to obtain a final sample of 96 articles that fit the inclusion criteria of the research. With the compilation of the results, it was verified that there was an increase in publications on board games as a pedagogical resource worldwide, however, the bibliometric correlation webs were fragmented and separated from each other, confirming that there is a gap in the academic/scientific environment even in the 21st century on the subject. It is noticeable the need for more consistent and specific works and publications involving bordgames in education, especially in Brazil. In summary, this bibliometric article sought to corroborate and encourage the production, publication and use of board games as a pedagogical resource in creative learning, since it enables not only quantitative learning, but, especially, qualitative learning within the teaching and learning process in all levels of education, which becomes a promising field for future research, with the use of board games playing a crucial role as a didactic resource that promotes learning and development in various aspects of the educational context. |
Keywords: | Análise Bibliométrica Educação Básica Ensino Aprendizagem Recurso Didático Ludicidade Bibliometric Analysis Basic Education Teaching Learning Didactic Resource Ludicity |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | Ciências Biológicas |
URI: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/39116 |
Appears in Collections: | Curso de Bacharelado em Odontologia - CSTR - Monografias |
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AMANDA MEDEIROS NÓBREGA - MONOGRAFIA (CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS) 2023.pdf | 778.16 kB | Adobe PDF | View/Open |
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