Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38972
Title: | Contribuições da monitoria em psicologia da educação para a formação de profissionais de enfermagem. |
Other Titles: | Contributions of monitoring in educational psychology to the training of nursing professionals. |
???metadata.dc.creator???: | SILVA, Luiz Henrique da SANTOS, Sofia Dionizio |
???metadata.dc.contributor.advisor1???: | Sofia Dionizio Santos |
Keywords: | Psicologia da Educação;Disciplina Psicologia da Educação - CFP UFCG;Monitoria acadêmica;Curso de Bacharelado em Enfermagem - CFP UFCG;Psicologia educacional;Educação em Enfermagem;Relato de experiência - monitoria;Educational Psychology;Educational Psychology Discipline - CFP UFCG;Academic monitoring;Bachelor's Degree in Nursing - CFP UFCG;Educational psychology;Nursing Education;Experience report - monitoring |
Issue Date: | 2017 |
Publisher: | Universidade Federal de Campina Grande |
Citation: | SILVA, Luiz Henrique da; SANTOS, Sofia Dionizio. Contribuições da monitoria em psicologia da educação para a formação de profissionais de enfermagem. In: I ENCONTRO ESTADUAL DE MONITORIA DO ALTO SERTÃO PARAIBANO e III ENCONTRO DE MONITORIA DO CFP/UFCG: A MONITORIA E A FORMAÇÃO DOCENTE E PROFISSIONAL. Eixo Temático 07 - Intervenções e Práticas na Área de Saúde e Ciências da Vida - Comunicação Oral. Cajazeiras - PB, 3., 2017. Anais [...]. Cajazeiras - PB: Universidade Federal da de Campina Grande, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38972 |
???metadata.dc.description.resumo???: | A monitoria acadêmica é um programa que possui amplo espectro de benefícios, tanto para o aluno monitor como para os discentes da disciplina específica, e servindo ao fortalecimento da relação entre discente e docente, consequentemente, ampliando a construção de conhecimentos através do processo ensino-aprendizagem. O objetivo deste trabalho é destacar, por meio de um relato de experiência, as contribuições da Psicologia da Educação através do programa de monitoria para a formação acadêmica de graduandos do curso de Enfermagem da Universidade Federal de Campina Grande, campus de Cajazeiras. O relato de experiência refere-se à monitoria da disciplina Psicologia da Educação, no período de fevereiro a maio de 2016, quando foram disponibilizadas semanalmente, pelo aluno monitor, 12 horas para exercício das atividades relacionadas à monitoria. De acordo com a proximidade das atividades avaliativas, havia consequente aumento da procura pelo monitor, principalmente, para elaboração do trabalho final da disciplina, uma proposta de projeto de educação em saúde. O trabalho de monitoria cumpriu com a função de prestar auxílio aos alunos da disciplina, diante de suas dúvidas e dificuldades encontradas ou expressadas no decorrer do período letivo. Todas as atividades solicitadas pela professorada disciplina foram acompanhadas de perto pelo monitor, além de elaboração, pelo próprio monitor, de um exercício teórico que pode servir para as próximas turmas da disciplina. Vale ressaltar que assim como outros componentes curriculares presentes no curso de Enfermagem, a Psicologia da Educação é de vital importância, pois proporciona a possibilidade de aprofundamento em temas relacionados ao comportamento humano, além de orientar a formação do enfermeiro como educador. |
Keywords: | Psicologia da Educação Disciplina Psicologia da Educação - CFP UFCG Monitoria acadêmica Curso de Bacharelado em Enfermagem - CFP UFCG Psicologia educacional Educação em Enfermagem Relato de experiência - monitoria Educational Psychology Educational Psychology Discipline - CFP UFCG Academic monitoring Bachelor's Degree in Nursing - CFP UFCG Educational psychology Nursing Education Experience report - monitoring |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | Educação superior. |
URI: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38972 |
Appears in Collections: | 3º Encontro de Monitoria do CFP / UFCG 2016 - Eixo Temático 7 - Intervenções e Práticas na Área da Saúde... - Comunicações Orais |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
CONTRIBUIÇÕES DA MONITORIA EM PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO - III ENCONTRO DE MONITORIA CFP UFCG 2017.pdf | Contribuições da monitoria em psicologia da educação para a formação de profissionais de enfermagem - III Encontro de Monitoria CFP UFCG 2017 | 408.65 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.