Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38963
Title: Juvenilização na Educação de Jovens e Adultos: fatores sociais deste fenômeno no Município de Sumé- PB.
Other Titles: Juvenilization in Youth and Adult Education: social factors of this phenomenon in the Municipality of Sumé-PB.
???metadata.dc.creator???: ROZENDO, Sandra Aparecida.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SANTOS, Valdonilson Barbosa dos.
???metadata.dc.contributor.referee1???: BARBOSA, Filipe Gervásio Pinto.
???metadata.dc.contributor.referee2???: SÁ, Carolina Figueiredo de.
Keywords: Educação de Jovens e Adultos;Sumé – PB – Educação de Jovens e Adultos;Juvelinização – Educação de Jovens e Adultos;Youth and Adult Education;Sumé – PB – Youth and Adult Education;Juvelinization – Youth and Adult Education
Issue Date: 24-Oct-2024
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: ROZENDO, Sandra Aparecida. Juvenilização na Educação de Jovens e Adultos: fatores sociais deste fenômeno no Município de Sumé-PB. 2024. 59f. Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia (Curso de Licenciatura em Ciências Sociais) - Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande - Campus Sumé - Paraíba - Brasil, 2024. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38963
???metadata.dc.description.resumo???: A Educação de Jovens e Adultos (EJA) surgiu para garantir o direito à educação àqueles que não concluíram os estudos em idade regular. Nos últimos anos, a EJA passou por um processo de juvenilização, com a crescente inserção de jovens que, por diversos motivos, migram do ensino regular para essa modalidade. Assim, este trabalho tem como objetivo geral: investigar os fatores que ocasionam a inserção dos jovens nas turmas de EJA das escolas públicas do município de Sumé-PB. Objetivos específicos: descrever a Educação de Jovens e Adultos, retratando historicamente seu surgimento no Brasil; apontar as causas principais que levam os alunos das escolas públicas de Sumé-PB optarem pelo ensino da EJA; e averiguar como a escola tem atuado frente ao fenômeno de juvenilização. A pesquisa se caracteriza como descritiva, com abordagem qualitativa. A coleta de dados se deu por meio de questionários aplicados a 58 estudantes e entrevistas semiestruturadas com 9 alunos e 2 profissionais da EJA. Os dados revelaram que a maioria dos estudantes são provenientes de famílias com baixa escolaridade e enfrentam condições socioeconômicas desafiadoras. Entre os fatores que explicam a migração para a EJA, destacam-se a necessidade de conciliar os estudos com o trabalho, a reprovação no ensino regular e responsabilidades familiares. Ademais, os resultados mostram que muitos jovens buscam na EJA uma oportunidade de concluir os estudos em menor tempo e melhorar suas perspectivas de vida e empregabilidade. Entretanto, eles enfrentam desafios como a sobrecarga de responsabilidades, cansaço e falta de apoio institucional adequado. A pesquisa conclui que, para além das causas socioeconômicas, a juvenilização na EJA reflete falhas estruturais do sistema educacional regular e a necessidade de políticas públicas mais eficazes, que integrem educação, trabalho e suporte social, visando melhorar as condições de permanência e aprendizado dos jovens nessa modalidade.
Abstract: Youth and Adult Education (EJA) was created to guarantee the right to education for those who did not complete their studies at a regular age. In recent years, the EJA has undergone a process of juvenilization, with the growing inclusion of young people who, for various reasons, migrate from regular education to this modality. The general aim of this study is therefore to investigate the factors that cause young people to join the EJA classes in public schools in the municipality of Sumé-PB. Specific objectives: to describe Youth and Adult Education, historically portraying its emergence in Brazil; to point out the main causes that lead students in public schools in Sumé-PB to opt for YAE teaching; and to find out how the school has acted in the face of the phenomenon of juvenilization. The research is characterized as descriptive, with a qualitative approach. Data was collected using questionnaires administered to 58 students and semi-structured interviews with 9 students and 2 EJA professionals. The data revealed that the majority of students come from families with low levels of education and face challenging socio-economic conditions. Among the factors that explain migration to the EJA, the need to reconcile studies with work, failure in regular education and family responsibilities stand out. In addition, the results show that many young people are looking to the EJA as an opportunity to complete their studies in less time and improve their life prospects and employability. However, they face challenges such as an overload of responsibilities, tiredness and a lack of adequate institutional support. The research concludes that, in addition to socio-economic causes, juvenilization in the EJA reflects structural flaws in the regular education system and the need for more effective public policies that integrate education, work and social support, with the aim of improving the conditions for young people to remain and learn in this modality.
Keywords: Educação de Jovens e Adultos
Sumé – PB – Educação de Jovens e Adultos
Juvelinização – Educação de Jovens e Adultos
Youth and Adult Education
Sumé – PB – Youth and Adult Education
Juvelinization – Youth and Adult Education
???metadata.dc.subject.cnpq???: Ciências Sociais.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38963
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Ciências Sociais - CDSA - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SANDRA APARECIDA ROZENDO - TCC CIÊNCIAS SOCIAIS CDSA 2024 (1).pdfSandra Aparecida Rozendo - TCC Ciências Sociais CDSA 2024.1.2 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.