Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38875
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDPEDRO, A. G.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5945351537431072pt_BR
dc.contributor.advisor1DELFINO, Islania Andrade de Lira.-
dc.contributor.advisor1IDDELFINO, I. A. Lpt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0993777333130230pt_BR
dc.description.resumoAs âncoras de carreira são essenciais, pois impactam as escolhas, motivações e satisfação profissional dos indivíduos. Esta pesquisa teve como objetivo identificar as âncoras de carreira dos estudantes de graduação do curso de Administração do Centro de Ciências Jurídicas e Sociais CCJS/UFCG. A metodologia deste estudo seguiu uma abordagem quantitativa, utilizando um questionário estruturado, o Inventário de Âncoras de Carreira de Schein (1996). A coleta de dados foi realizada com 65 alunos do curso de Administração do CCJS/UFCG, e os resultados foram analisados por meio de médias aritméticas para identificar as âncoras de carreira predominantes. A pesquisa revelou "Autonomia e Independência" (AI), "Segurança e Estabilidade" (SE) e "Estilo de Vida" (EV) como as principais âncoras de carreira dos alunos pesquisados. Nos períodos iniciais os discentes buscam liberdade para explorar, enquanto os discentes do final do curso priorizam segurança e autonomia nas escolhas profissionais, além de preocupação com o equilíbrio entre vida pessoal e trabalho, refletindo uma migração para perfis de carreira mais flexíveis e contemporâneos. Este estudo contribui teoricamente ao aprofundar a compreensão das âncoras de carreira, enquanto oferece propostas práticas para o desenvolvimento de projetos universitários que auxiliem a transição dos alunos para o mercado de trabalho. Socialmente, promove a formação de profissionais mais conscientes de suas motivações.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Ciências Jurídicas e Sociais - CCJSpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqAdministraçãopt_BR
dc.titleEstudantes de Administração de uma Universidade Pública Federal e suas âncoras de carreira.pt_BR
dc.date.issued2024-
dc.description.abstractCareer anchors are essential as they impact individuals' choices, motivations and professional satisfaction. This research aimed to identify the career anchors of undergraduate students in the Administration course at the Center for Legal and Social Sciences CCJS/UFCG. The methodology of this study followed a quantitative approach, using a structured questionnaire, Schein's Career Anchors Inventory (1996). Data collection was carried out with 65 students from the CCJS/UFCG Administration course, and the results were analyzed using arithmetic averages to identify the predominant career anchors. The survey revealed "Autonomy and Independence" (AI), "Security and Stability" (SE) and "Lifestyle" (EV) as the main career anchors of the students surveyed. In the initial periods, students seek freedom to explore, while students at the end of the course prioritize security and autonomy in professional choices, as well as concern about the balance between personal life and work, reflecting a migration to more flexible and contemporary career profiles. This study contributes theoretically by deepening the understanding of career anchors, while offering practical proposals for the development of university projects that help students' transition to the job market. Socially, it promotes the training of professionals who are more aware of their motivations.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38875-
dc.date.accessioned2024-11-07T13:44:21Z-
dc.date.available2024-11-07-
dc.date.available2024-11-07T13:44:21Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEstudante de administraçãopt_BR
dc.subjectÂncoras de carreirapt_BR
dc.subjectEscolha profissionalpt_BR
dc.subjectVida pessoal e trabalhopt_BR
dc.subjectEquilíbriopt_BR
dc.subjectAdministration studentpt_BR
dc.subjectCareer anchorspt_BR
dc.subjectProfessional choicept_BR
dc.subjectPersonal life and workpt_BR
dc.subjectBalancept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorPEDRO, Amanda Galvão.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeBusiness Administration students at a Federal Public University and their career anchors.pt_BR
dc.identifier.citationPEDRO, Amanda Galvão. Estudantes de Administração de uma Universidade Pública Federal e suas âncoras de carreira. 2024. 24fl. – Artigo (Bacharelado em Administração). Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande. – Sousa/PB – Brasil, 2024. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38875pt_BR
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Administração - CCJS

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Amanda Galvão Pedro Administração CCJS 2024.pdfAmanda Galvão Pedro Administração CCJS 2024484.85 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.