Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38848
Title: A Alexandria feminina – um caminho entre as cinzas na Sociologia: o androcentrismo e o eurocentrismo na formação do currículo escolar.
Other Titles: The feminine Alexandria – a path among the ashes in Sociology: androcentrism and Eurocentrism in the formation of the school curriculum.
???metadata.dc.creator???: RIBEIRO, Dayanne de Melo.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SILVA, Kátia Ramos.
???metadata.dc.contributor.referee1???: SÁ, Carolina Figueiredo de.
???metadata.dc.contributor.referee2???: OLIVEIRA, Luan Gomes dos Santos.
Keywords: Protagonismo feminino - Sociologia.;Sociologia;Currículo escolar - Sociologia;Androcentrismo;Eurocentrismo;Educação feminina - Brasil;Racismo estrutural;Representações étnico-raciais – ensino;Mulheres negras;Sequências didáticas;Female protagonism - Sociology;Sociology;School curriculum - Sociology;Androcentrism;Eurocentrism;Female education - Brazil;Structural racism;Ethnic-racial representations - teaching;Black women;Didactic sequences
Issue Date: 22-Oct-2024
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: RIBEIRO, Dayanne de Melo. A Alexandria feminina – um caminho entre as cinzas na Sociologia: o androcentrismo e o eurocentrismo na formação do currículo escolar. 2024. 118f.Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia (Curso de Licenciatura em Ciências Sociais) - Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande - Campus Sumé - Paraíba - Brasil, 2024. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38848
???metadata.dc.description.resumo???: A proposta deste trabalho é refletir e analisar criticamente o currículo, que repleto de androcentrismo e eurocentrismo faz surgir questionamentos como: será que o que sabemos é exatamente o que nos contaram? O que seria da sociedade sem a sua história e suas lembranças? O que é da memória e história das mulheres pretas, brancas e pardas se não forem escritas por elas mesmas, mas por seus opressores? Nesse sentido, o problema destacado é: há impactos refletidos pela falta de representatividade étnico-racial e do gênero feminino no currículo para com os discentes? Tendo como um de seus objetivos: identificar como a cultura do machismo e o racismo estrutural também são consequência desse tipo de currículo escolar do ensino médio; bem como demonstrar de que maneira essa temática pode contribuir para o cotidiano e convívio dos discentes além do ambiente escolar; E propor como algumas autoras femininas ausentes no currículo acadêmico podem ser abordadas em sala. Com orientação teórica metodológica de pesquisa qualitativa documental, com revisões na literatura, a pesquisa obteve como principais resultados alcançados: a constatação da influência do androcentrismo e eurocentrismo na formação do que se tem hoje do currículo. Isso contribui para o surgimento de muitos dos desafios presentes no ensino, a exemplo de temas sensíveis voltados às relações étnico-raciais e de gênero, pois há resistência e conflito de ideais, falta de conhecimento prévio de temas desse tipo, superficialidade na abordagem, ausência de inclusão, e não valorização das diferentes perspectivas existentes.
Abstract: The purpose of this paper is to reflect on and critically analyze the curriculum, which is full of androcentrism and Eurocentrism and raises questions such as: is what we know exactly what we have been told? What would society be without its history and memories? What would become of the memory and history of black, white and brown women if they were not written by themselves, but by their oppressors? In this sense, the problem highlighted is: are there impacts reflected by the lack of ethnic-racial and female representation in the curriculum on students? One of its objectives is: to identify how the culture of machismo and structural racism are also consequences of this type of high school curriculum; as well as to demonstrate how this theme can contribute to the daily lives and coexistence of students beyond the school environment; and to propose how some female authors absent from the academic curriculum can be addressed in the classroom. With theoretical and methodological guidance from qualitative documentary research, with literature reviews, the research obtained the following main results: the confirmation of the influence of androcentrism and Eurocentrism in the formation of the current curriculum. This contributes to the emergence of many of the challenges present in teaching, such as sensitive topics related to ethnic-racial and gender relations, as there is resistance and conflict of ideals, lack of prior knowledge of such topics, superficiality in the approach, lack of inclusion, and failure to value the different existing perspectives.
Keywords: Protagonismo feminino - Sociologia.
Sociologia
Currículo escolar - Sociologia
Androcentrismo
Eurocentrismo
Educação feminina - Brasil
Racismo estrutural
Representações étnico-raciais – ensino
Mulheres negras
Sequências didáticas
Female protagonism - Sociology
Sociology
School curriculum - Sociology
Androcentrism
Eurocentrism
Female education - Brazil
Structural racism
Ethnic-racial representations - teaching
Black women
Didactic sequences
???metadata.dc.subject.cnpq???: Ciências Sociais.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38848
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Ciências Sociais - CDSA - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DAYANNE DE MELO RIBEIRO - TCC LIC. CIÊNCIAS SOCIAIS CDSA 2024.pdfDayanne de Melo Ribeiro - TCC Lic. Ciências Sociais CDSA 2024. 7.88 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.