Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38837
Title: | Vivência na monitoria de Saúde Coletiva I: subsídios para formação docente e profissional. |
Other Titles: | Experience in monitoring Public Health I: subsidies for teacher and professional training. |
???metadata.dc.creator???: | SILVA, Rayara Cibelle Ribeiro da. |
???metadata.dc.contributor.advisor1???: | FERNANDES, Marcelo Costa. |
Keywords: | Disciplina Saúde Coletiva I - CFP UFCG;Saúde coletiva;Monitoria acadêmica;Curso de Enfermagem - CFP UFCG;Subject Public Health I - CFP UFCG;Public health;Academic monitoring;Nursing Course - CFP UFCG |
Issue Date: | 2017 |
Publisher: | Universidade Federal de Campina Grande |
Citation: | SILVA, Rayara Cibelle Ribeiro da; FERNANDES, Marcelo Costa. Vivência na monitoria de Saúde Coletiva I: subsídios para formação docente e profissional. In: I ENCONTRO ESTADUAL DE MONITORIA DO ALTO SERTÃO PARAIBANO e III ENCONTRO DE MONITORIA DO CFP/UFCG: A MONITORIA E A FORMAÇÃO DOCENTE E PROFISSIONAL. Eixo Temático 01 - Formação Dodiscente - Comunicação Oral. Cajazeiras - PB, 3., 2017. Anais [...]. Cajazeiras - PB: Universidade Federal da de Campina Grande, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38837 |
???metadata.dc.description.resumo???: | A monitoria acadêmica se caracteriza como uma atividade que fornece subsídio no processo ensino aprendizagem e na formação do profissional. Busca incentivar o discente pela docência, aumentando a relação entre o aluno e o conteúdo referente à disciplina, como também, fortalecendo a relação aluno/professor. A formação nesse sentido deve compreender a saúde como um processo em composição coletiva complexo, estabelecendo que os futuros profissionais possuam uma visão crítico reflexiva nesse âmbito. A disciplina saúde coletiva aparece como aliada nessa perspectiva, tendo em vista seus objetivos e conteúdos abordados. Dessa forma, o estudo tem como objetivo descrever a vivência da monitoria de Saúde Coletiva I como subsídio para a formação docente e profissional. Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência a respeito da vivência de monitoria realizado através do programa intitulado "Práticas interdisciplinares na monitoria do curso de Enfermagem", na disciplina Saúde Coletiva I, Centro de Formação de Professores da Universidade Federal de Campina Grande. A monitoria aconteceu nos períodos 2016.1 e 2016.2, compreendendo um total de um ano. Abrange a formação profissional em distintos níveis e espaços de atuação, trazendo para a saúde coletiva, o constante contato com o processo saúde doença, promoção à saúde, prevenção de problemas e agravos à saúde da população, determinação social e as práticas de enfermagem nos serviços de Atenção Básica, preparam não só para a docência, mas capacita cada vez mais o profissional enfermeiro, no caso, para desenvolver um trabalho coerente e eficiente, uma vez que o mesmo apresenta aparato cientifico e aperfeiçoamento prático através da monitoria. Conclui-se então, a vivência da monitoria em Saúde Coletiva I como impulsionadora na prática profissional e docente, fortalecendo um perfil dos profissionais da saúde e docentes que dialoguem com as necessidades do Sistema Único de Saúde. |
Keywords: | Disciplina Saúde Coletiva I - CFP UFCG Saúde coletiva Monitoria acadêmica Curso de Enfermagem - CFP UFCG Subject Public Health I - CFP UFCG Public health Academic monitoring Nursing Course - CFP UFCG |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | Educação superior. Enfermagem. |
URI: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38837 |
Appears in Collections: | 3º Encontro de Monitoria do CFP / UFCG 2016 - Eixo Temático 1 - Formação Dodiscente - Comunicações Orais |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
VIVÊNCIA NA MONITORIA DE SAÚDE COLETIVA I - III ENCONTRO DE MONITORIA CFP UFCG 2017.pdf | Vivência na monitoria de Saúde Coletiva I: subsídios para formação docente e profissional. - III Encontro de Monitoria CFP UFCG 2017 | 207.84 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.