Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38834
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.description.resumoO artigo visa apresentar a monitoria como importante atividade complementar no processo de ensino aprendizagem na disciplina de Histologia. O trabalho procura analisar a articulação entre a monitoria e os conteúdos ministrados em sala e evidenciar a efetividade da monitoria na consolidação dos conhecimentos, sob a óptica dos discentes. Para tal, foi elaborado um questionário e aplicado em abril/2017, referente ao semestre 2016.2, composta inicialmente de 22 alunos do curso de licenciatura em Ciências Biológicas, do 2º período, da Universidade Federal de Campina Grande, Campus Cajazeiras. Destes, 21 atenderam aos critérios de inclusão. A enquete foi dividida em dois momentos: pré-prova e pós-prova, para que fosse possível avaliar a opinião dos alunos quanto aos resultados obtidos na avaliação prática da disciplina. Contatou-se que todos os alunos avaliados consideram a monitoria como importante atividade complementar, 85,7%responderam que o conteúdo das monitorias foi bem articulado com o que foi ministrado pelo docente, 90,6% deles considera a monitoria como eficiente instrumento de consolidação do conhecimento. Portanto, os resultados corroboraram com a hipótese, que traz o programa de monitoria como importante meio de aprendizagem, de melhoria no rendimento dos alunos e de articulação entre teoria e prática, por favorecer práticas laboratoriais e métodos de construção de saberes.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.citation.issue3pt_BR
dc.titleO impacto da monitoria na consolidação do conhecimento: um estudo aplicado à histologia.pt_BR
dc.date.issued2017-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38834-
dc.date.accessioned2024-11-04T18:46:51Z-
dc.date.available2024-11-04-
dc.date.available2024-11-04T18:46:51Z-
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.subjectHistologiapt_BR
dc.subjectMonitoria acadêmicapt_BR
dc.subjectDisciplina Histologia - CFP UFCGpt_BR
dc.subjectCurso de Licenciatura em Ciências Biológicas - CFP UFCGpt_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.subjectHistologypt_BR
dc.subjectAcademic monitoringpt_BR
dc.subjectHistology subject - CFP UFCGpt_BR
dc.subjectBachelor's degree in Biological Sciences - CFP UFCGpt_BR
dc.subjectTeacher trainingpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorMELO, Letícia Pinheiro de.-
dc.creatorBATISTA, Alex de Novais.-
dc.creatorSILVA, Elias Figueiredo da.-
dc.creatorBOLONHA, Fabíola Jundurian.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe impact of monitoring on knowledge consolidation: a study applied to histology.pt_BR
dc.identifier.citationMELO, Letícia Pinheiro de; BATISTA, Alex de Novais; SILVA, Elias Figueiredo da; BOLONHA, Fabíola Jundurian. O impacto da monitoria na consolidação do conhecimento: um estudo aplicado a histologia. In: I ENCONTRO ESTADUAL DE MONITORIA DO ALTO SERTÃO PARAIBANO e III ENCONTRO DE MONITORIA DO CFP/UFCG: A MONITORIA E A FORMAÇÃO DOCENTE E PROFISSIONAL. Eixo Temático 01 - Formação Dodiscente - Comunicação Oral. Cajazeiras - PB, 3., 2017. Anais [...]. Cajazeiras - PB: Universidade Federal da de Campina Grande, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38834pt_BR
Appears in Collections:3º Encontro de Monitoria do CFP / UFCG 2016 - Eixo Temático 1 - Formação Dodiscente - Comunicações Orais

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
O IMPACTO DA MONITORIA NA CONSOLIDAÇÃO DO CONHECIMENTO - III ENCONTRO DE MONITORIA CFP UFCG 2017.pdfO impacto da monitoria na consolidação do conhecimento: um estudo aplicado à histologia. - III Encontro de Monitoria CFP UFCG 2017.262.18 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.