Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38830
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.description.resumo | Atualmente pensar na formação de professores para a educação básica é buscar por um profissional que tenha a competência de refletir criticamente sobre as questões políticas pertinentes a contemporaneidade. Nesta perspectiva, os ambientes formativos, devem promover práticas que atenda essencialmente a promoção da dialogicidade. Assim, parte-se da égide do diálogo como fenômeno humano, e da palavra como emanação da ação dialógica. Nesse sentido, este trabalho tem por objetivo analisar como a atividade de monitoria promove ambientes propícios para a dialogicidade. Sendo apresentados aspectos relativos à disciplina objeto da monitoria, como, concepções, prévias e póstumas, dos/as discentes sobre a importância da disciplina para a formação docente, assim como uma avaliação geral das atividades desenvolvidas no âmbito da monitoria, seus saldos e contribuições para a formação dodiscente. Esta pesquisa tem caráter qualitativo e quantitativo, sendo realizada no ano de 2016 e parte da análise de um questionário aplicado os/as alunos/as do Curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), no âmbito do Centro de Formação de Professores (CFP), Campus de Cajazeiras/PB, acerca da disciplina Política Educacional ofertada no terceiro período acadêmico a estes/as. Essa análise fundamenta-se ao aporte teórico de Flach & Masson (2015), Delors (1998) e Freire (2005). A partir deste trabalho, pode-se perceber que as discussões e problematizações realizadas na disciplina contribuíram significativamente para a formação crítica dos/as discentes. Nota-se também, o quanto os/as alunos/as passam a identificar-se com a disciplina e suas discussões tão pertinentes ao cotidiano sócio-político-educacional. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educação. | pt_BR |
dc.citation.issue | 3 | pt_BR |
dc.title | Monitoria e formação docente: diálogos e perspectivas. | pt_BR |
dc.date.issued | 2017 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38830 | - |
dc.date.accessioned | 2024-11-04T18:35:41Z | - |
dc.date.available | 2024-11-04 | - |
dc.date.available | 2024-11-04T18:35:41Z | - |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.subject | Monitoria acadêmica | pt_BR |
dc.subject | Formação docente | pt_BR |
dc.subject | Dialogicidade | pt_BR |
dc.subject | Educação dialógica | pt_BR |
dc.subject | Academic monitoring | pt_BR |
dc.subject | Teacher training | pt_BR |
dc.subject | Dialogicity | pt_BR |
dc.subject | Dialogic education | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | BERNARDO, Guilherme Angelo Moreira. | - |
dc.creator | SANTIAGO, Stella Marcia de Morais. | - |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | Monitoring and teacher training: dialogues and perspectives. | pt_BR |
dc.identifier.citation | BERNARDO, Guilherme Angelo Moreira; SANTIAGO, Stella Marcia de Morais. Monitoria e formação docente: diálogos e perspectivas. In: I ENCONTRO ESTADUAL DE MONITORIA DO ALTO SERTÃO PARAIBANO e III ENCONTRO DE MONITORIA DO CFP/UFCG: A MONITORIA E A FORMAÇÃO DOCENTE E PROFISSIONAL. Eixo Temático 01 - Formação Dodiscente - Comunicação Oral. Cajazeiras - PB, 3., 2017. Anais [...]. Cajazeiras - PB: Universidade Federal da de Campina Grande, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38830 | pt_BR |
Appears in Collections: | 3º Encontro de Monitoria do CFP / UFCG 2016 - Eixo Temático 1 - Formação Dodiscente - Comunicações Orais |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
MONITORIA E FORMAÇÃO DOCENTE - III ENCONTRO DE MONITORIA CFP UFCG 2017.pdf | Monitoria e formação docente: diálogos e perspectivas. - III Encontro de Monitoria CFP UFCG 2017 | 345.21 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.