Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38830
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.description.resumoAtualmente pensar na formação de professores para a educação básica é buscar por um profissional que tenha a competência de refletir criticamente sobre as questões políticas pertinentes a contemporaneidade. Nesta perspectiva, os ambientes formativos, devem promover práticas que atenda essencialmente a promoção da dialogicidade. Assim, parte-se da égide do diálogo como fenômeno humano, e da palavra como emanação da ação dialógica. Nesse sentido, este trabalho tem por objetivo analisar como a atividade de monitoria promove ambientes propícios para a dialogicidade. Sendo apresentados aspectos relativos à disciplina objeto da monitoria, como, concepções, prévias e póstumas, dos/as discentes sobre a importância da disciplina para a formação docente, assim como uma avaliação geral das atividades desenvolvidas no âmbito da monitoria, seus saldos e contribuições para a formação dodiscente. Esta pesquisa tem caráter qualitativo e quantitativo, sendo realizada no ano de 2016 e parte da análise de um questionário aplicado os/as alunos/as do Curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), no âmbito do Centro de Formação de Professores (CFP), Campus de Cajazeiras/PB, acerca da disciplina Política Educacional ofertada no terceiro período acadêmico a estes/as. Essa análise fundamenta-se ao aporte teórico de Flach & Masson (2015), Delors (1998) e Freire (2005). A partir deste trabalho, pode-se perceber que as discussões e problematizações realizadas na disciplina contribuíram significativamente para a formação crítica dos/as discentes. Nota-se também, o quanto os/as alunos/as passam a identificar-se com a disciplina e suas discussões tão pertinentes ao cotidiano sócio-político-educacional.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.citation.issue3pt_BR
dc.titleMonitoria e formação docente: diálogos e perspectivas.pt_BR
dc.date.issued2017-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38830-
dc.date.accessioned2024-11-04T18:35:41Z-
dc.date.available2024-11-04-
dc.date.available2024-11-04T18:35:41Z-
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.subjectMonitoria acadêmicapt_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.subjectDialogicidadept_BR
dc.subjectEducação dialógicapt_BR
dc.subjectAcademic monitoringpt_BR
dc.subjectTeacher trainingpt_BR
dc.subjectDialogicitypt_BR
dc.subjectDialogic educationpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorBERNARDO, Guilherme Angelo Moreira.-
dc.creatorSANTIAGO, Stella Marcia de Morais.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeMonitoring and teacher training: dialogues and perspectives.pt_BR
dc.identifier.citationBERNARDO, Guilherme Angelo Moreira; SANTIAGO, Stella Marcia de Morais. Monitoria e formação docente: diálogos e perspectivas. In: I ENCONTRO ESTADUAL DE MONITORIA DO ALTO SERTÃO PARAIBANO e III ENCONTRO DE MONITORIA DO CFP/UFCG: A MONITORIA E A FORMAÇÃO DOCENTE E PROFISSIONAL. Eixo Temático 01 - Formação Dodiscente - Comunicação Oral. Cajazeiras - PB, 3., 2017. Anais [...]. Cajazeiras - PB: Universidade Federal da de Campina Grande, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38830pt_BR
Appears in Collections:3º Encontro de Monitoria do CFP / UFCG 2016 - Eixo Temático 1 - Formação Dodiscente - Comunicações Orais

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MONITORIA E FORMAÇÃO DOCENTE - III ENCONTRO DE MONITORIA CFP UFCG 2017.pdfMonitoria e formação docente: diálogos e perspectivas. - III Encontro de Monitoria CFP UFCG 2017345.21 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.