Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38828
Title: | Dificuldades, descobertas e desafios da monitoria acadêmica da disciplina metodologia e instrumentação no ensino de ciências e biologia, do curso de ciências biológicas da UFCG. |
Other Titles: | Difficulties, discoveries and challenges of academic monitoring of the discipline methodology and instrumentation in the teaching of science and biology, of the biological sciences course at UFCG. |
???metadata.dc.creator???: | SOUZA, Renato de Freitas. ALEXANDRE, Alexandra de Aquino. FLORENTINO, Hugo da Silva. |
Keywords: | Monitoria acadêmica;Disciplina metodologia e Instrumentação no Ensino de Ciências e Biologia - CFP UFCG;Ensino de Biologia;Processo de ensino aprendizagem;Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas - CFP UFCG;Academic monitoring;Methodology and Instrumentation in Science and Biology Teaching - CFP UFCG;Biology Teaching;Teaching-learning process;Bachelor's Degree in Biological Sciences - CFP UFCG |
Issue Date: | 2017 |
Publisher: | Universidade Federal de Campina Grande |
Citation: | SOUZA, Renato de Freitas; ALEXANDRE, Alexandra de Aquino; FLORENTINO, Hugo da Silva. Dificuldades, descobertas e desafios da monitoria acadêmica da disciplina metodologia e instrumentação no ensino de ciências e biologia, do curso de ciências biológicas da UFCG. In: I ENCONTRO ESTADUAL DE MONITORIA DO ALTO SERTÃO PARAIBANO e III ENCONTRO DE MONITORIA DO CFP/UFCG: A MONITORIA E A FORMAÇÃO DOCENTE E PROFISSIONAL. Eixo Temático 01 - Formação Dodiscente - Comunicação Oral. Cajazeiras - PB, 3., 2017. Anais [...]. Cajazeiras - PB: Universidade Federal da de Campina Grande, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38828 |
???metadata.dc.description.resumo???: | A prática de monitoria durante a graduação proporciona benefícios tanto para o/a aluno/a monitor/a quanto para os/as monitorados/as, sendo uma ferramenta facilitadora do processo de ensino e aprendizagem. Partindo deste pressuposto, objetivou-se analisar os obstáculos, desafios e potencialidades da monitoria no processo de ensino e aprendizagem dos/as alunos/as da disciplina Metodologia e Instrumentação no Ensino de Ciências e Biologia, do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, do Centro de Formação de Professores(CFP), da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Para tanto, a pesquisa foi realizada com 27 alunos/as, utilizando-se de uma abordagem qualitativa e quantitativa, do tipo descritivo, e os dados coletados através de questionários, analisados segundo a análise de conteúdo. Os resultados indicaram que a monitoria acadêmica constitui um importante instrumento para melhoria do processo de ensino e aprendizagem, como também, revelou a necessidade repensar as estratégias adotadas pela monitoria, principalmente, em relação a sua operacionalização. Portanto, conclui-se que a monitoria atendeu as expectativas e contribui com a aprendizagem dos/as alunos/as,. Por outro lado necessita superar as concepções tradicionais que concebe a monitoria apenas como um momento de "tira dúvidas", como também a necessidade da inclusão de momentos ou espaços virtuais, atendendo as demandas contemporâneas da educação e comunicação, e permitindo a inclusão de alunos/as que não conseguem frequentar a monitoria no formato presencial. |
Keywords: | Monitoria acadêmica Disciplina metodologia e Instrumentação no Ensino de Ciências e Biologia - CFP UFCG Ensino de Biologia Processo de ensino aprendizagem Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas - CFP UFCG Academic monitoring Methodology and Instrumentation in Science and Biology Teaching - CFP UFCG Biology Teaching Teaching-learning process Bachelor's Degree in Biological Sciences - CFP UFCG |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | Educação. |
URI: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38828 |
Appears in Collections: | 3º Encontro de Monitoria do CFP / UFCG 2016 - Eixo Temático 1 - Formação Dodiscente - Comunicações Orais |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
DIFICULDADES, DESCOBERTAS E DESAFIOS DA MONITORIA - III ENCONTRO DE MONITORIA CFP UFCG 2017.pdf | Dificuldades, descobertas e desafios da monitoria acadêmica da disciplina metodologia e instrumentação no ensino de ciências e biologia, do curso de ciências biológicas da UFCG. - III Encontro de Monitoria CFP UFCG 2017 | 471.75 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.