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dc.creator.IDGARCIA, D. M.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3621438668811108pt_BR
dc.contributor.advisor1RODRIGUES, Valter Ferreira.-
dc.contributor.advisor1IDRODRIGUES, V. F.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7804933907112231pt_BR
dc.contributor.referee1SILVA , Luciano da.-
dc.contributor.referee2DANTAS, Nozângela Maria Rolim.-
dc.description.resumoO interesse em trabalhar vertentes que primem o pensamento crítico filosófico se deu a partir do contexto presente em nossa prática em sala de aula, de modo especial na turma da 2ª série do ensino regular, a qual inclui duas alunas com deficiência auditiva, nas aulas de Filosofia. A partir das observações feitas no contexto de sala de aula, pode-se perceber as fragilidades inerentes à prática de ensino e, ainda mais, quando nos deparamos com situações que não são habituais ao cotidiano escolar. Nesse sentido, almejamos investigar caminhos que possam oferecer, ao estudante surdo, meios que viabilizem uma interação e um modo de se desenvolver o processo de ensino-aprendizagem. Para tanto, nos fundamentamos em autores como: Deleuze e Guattari (2010), Gallo (2012-2017), Goldfeld (2002), Guarinello (2007), Moreira (2010), Sacks (2010), Skliar (2003), Strobel (2016) e Thiollent (1986). A pesquisa visa abordar maneiras de incluir o exercício da reflexão filosófica aos estudantes surdos no ensino médio, nas aulas de filosofia, alicerçando se no conceito de educação menor, apresentado por Sílvio Gallo. Com isso, pretendeu-se empreender o desenvolvimento da inclusão do surdo na aproximação com a filosofia, levando-o ao envolvimento com os outros discentes ditos <normais=, que são os ouvintes, fazendo assim, uma análise de como a filosofia pode contribuir na educação escolar e social do indivíduo surdo, a partir das discussões filosóficas. Nesse sentido, propomos fazer tentativas que nos levem a repensar a prática educacional em sala de aula, procurando meios que suscitem a compreensões possíveis, a partir das questões abordadas pela filosofia, que se aproximem dos elementos da cultura surda. Para tanto, nos apropriamos da ideia de Moreira (2010), sobre mapas conceituais, para que assim, chegássemos à culminância da construção final do produto da pesquisa. A necessidade dessa pesquisa se apresenta com o objetivo de lançar possíveis estratégias para alcançar caminhos que levem à comunidade escolar, como um todo, a lutar pelo direito à cidadania e dignidade, pautado na justiça e no respeito ao diferente, ao novo, àquele que não é o meu espelho, fazendo com que as pessoas possam conviver como indivíduos diversos. Tais iniciativas poderão servir para motivar, sensibilizar e ajudar os sujeitos no contexto social, possibilitando, a partir das discussões expostas nas aulas de filosofia, a abertura de uma fenda que desperte a consciência sobre a existência, voltada para a autorreflexão onde cada um se veja como responsável pelo seu papel como ser individual e social.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.programPÓS-GRADUAÇÃO EM FILOSOFIA - PROF-FILOpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqFilosofia.pt_BR
dc.titleO ensino de filosofia na perspectiva do filosofar com surdos (as), a partir de uma educação menor em Sílvio Gallo.pt_BR
dc.date.issued2023-08-07-
dc.description.abstractThe interest in working on aspects that emphasize philosophical critical thinking came from the context present in our practice in the classroom, especially in the 2nd year of High School of regular education, which includes two students with hearing impairment, in Philosophy classes. From the observations made in the classroom context, one can see the weaknesses inherent in the teaching practice and, even more so, when we are faced with situations that are not usual in the school routine. In this sense, we aim to investigate ways that can offer the deaf student means that enable an interaction and a way to develop the teaching-learning process. To do so, we rely on authors such as: Deleuze and Guattari (2010), Gallo (2012-2017), Goldfeld (2002), Guarinello (2007), Moreira (2010), Sacks (2010), Skliar (2003), Strobel (2016) and Thiollent (1986). The research aims to address ways to include the exercise of philosophical reflection to deaf students in high school, in philosophy classes, based on the concept of minor education, presented by Sílvio Gallo. Thus, it was intended to undertake the development of the inclusion of the deaf in the approach with philosophy, leading him to the involvement with the other so-called <normal= students, who are the hearing ones, making, thus, an analysis of how philosophy can contribute in the school and social education of the deaf individual, based on philosophical discussions. In this sense, we propose to make attempts that lead us to rethink the educational practice in the classroom, looking for means that raise possible understandings, based on the questions addressed by philosophy, that approach the elements of deaf culture. To do so, we followed Moreira's (2010) idea about concept maps so that we could reach the culmination of the final construction of the research product. The need for this research is presented with the aim of develop possible strategies to achieve paths that lead the school community, as a whole, to fight for the right to citizenship and dignity, based on justice and respect for what is different, what is new, what it is not my mirror, allowing people to live together as diverse individuals. Such initiatives will be able to motivate, sensitize and help the subjects in the social context, making possible, from the discussions exposed in the philosophy classes, the opening of a crack that awakens the conscience about the existence, turned to the self-reflection where people see themselves as responsible for their role as an individual and social being.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38821-
dc.date.accessioned2024-11-01T19:59:14Z-
dc.date.available2024-11-01-
dc.date.available2024-11-01T19:59:14Z-
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectEnsino de filosofia – surdospt_BR
dc.subjectPensamento crítico filosóficopt_BR
dc.subjectSurdopt_BR
dc.subjectEducação menorpt_BR
dc.subjectFilosofiapt_BR
dc.subjectDiscentes ouvintespt_BR
dc.subjectTeaching philosophy – deaf peoplept_BR
dc.subjectPhilosophical critical thinkingpt_BR
dc.subjectDeafpt_BR
dc.subjectMinor educationpt_BR
dc.subjectPhilosophypt_BR
dc.subjectHearing studentspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorGARCIA, Danilma Medeiros.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe teaching of philosophy from the perspective of philosophizing with deaf people, based on a minor education in Sílvio Gallo.pt_BR
dc.identifier.citationGARCIA, Danilma Medeiros. O ensino de filosofia na perspectiva do filosofar com surdos (as), a partir de uma educação menor em Sílvio Gallo. 2024. 100 f. Dissertação (Mestrado em Filosofia em Rede PROF-FILO) – Programa de Pós-Graduação em Filosofia, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2023.pt_BR
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Filosofia - PROF-FILO

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DANILMA MEDEIROS GARCIA - DISSERTAÇÃO (PROF-FILO) 2023.pdf1.21 MBAdobe PDFView/Open


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