Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38815
Title: | A prática da monitoria de fisiologia como instrumento para a formação dos discentes: relato de experiência. |
Other Titles: | The practice of physiology monitoring as an instrument for student training: experience report. |
???metadata.dc.creator???: | OLIVEIRA, Gustavo Coêlho de. LINARD, Lana Lívia Peixoto. ASSIS, Luciana Moura de. |
Keywords: | Disciplina Fisiologia - CFP UFCG;Relato de experiência;Formação docente;Curso de Enfermagem - CFP UFCG;Formação docente;Physiology Discipline - CFP UFCG;Experience report;Teacher training;Nursing Course - CFP UFCG;Teacher training |
Issue Date: | 2017 |
Publisher: | Universidade Federal de Campina Grande |
Citation: | OLIVEIRA, Gustavo Coêlho de; LINARD, Lana Lívia Peixoto; ASSIS, Luciana Moura de. A prática da monitoria de fisiologia como instrumento para a formação dos discentes: relato de experiência. In: I ENCONTRO ESTADUAL DE MONITORIA DO ALTO SERTÃO PARAIBANO e III ENCONTRO DE MONITORIA DO CFP/UFCG: A MONITORIA E A FORMAÇÃO DOCENTE E PROFISSIONAL. Eixo Temático 01 - Formação Dodiscente - Comunicação Oral. Cajazeiras - PB, 3., 2017. Anais [...]. Cajazeiras - PB: Universidade Federal da de Campina Grande, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38815 |
???metadata.dc.description.resumo???: | A monitoria acadêmica é uma extraordinária estratégia que incrementa o processo de ensino-aprendizagem durante a graduação, uma vez que através dessa atividade é possível à aproximação com a realidade docente, o refinamento das práticas pedagógicas e o auxílio no processo de aprendizagem dos estudantes. Dessa forma, pretende-se com este trabalho descrever um relato de experiência da prática de monitoria na disciplina de Fisiologia como instrumento para a formação dos discentes do Curso de Enfermagem. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência, realizado a partir das vivências dos monitores na disciplina de Fisiologia do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Campina Grande, Campus Cajazeiras, nos períodos letivos de 2014.1, 2014.2, 2015.1 e 2015.2. Os monitores recebiam as orientações da professora da disciplina e juntos discutiam o plano de trabalho que foi distribuído em atividades didático-pedagógicas, de preparação de seminários e de extensão. Resultados: A prática da monitoria de fisiologia no Curso de Enfermagem resultou em um ganho real tanto para os monitores quanto para os monitorados. Os monitores vivenciaram uma experiência satisfatória nos três eixos acadêmicos: ensino, pesquisa e extensão. O desenvolvimento das atividades proporcionaram aos alunos e monitores um aprimoramento de conhecimentos científicos e relacionados aos conteúdos da disciplina, favoreceram aos monitores uma maior segurança e diversas habilidades como intelectuais e sociais. Conclusão: Evidenciou-se que o projeto de monitoria trouxe grandes benefícios na formação acadêmica tanto aos alunos monitorados quanto aos alunos monitores da disciplina fisiologia, além de estreitar a relação entre aluno, monitor e docente vinculados em um trabalho comum, visando, sobretudo, a melhoria na qualidade do ensino e na aprendizagem dos discentes. |
Keywords: | Disciplina Fisiologia - CFP UFCG Relato de experiência Formação docente Curso de Enfermagem - CFP UFCG Formação docente Physiology Discipline - CFP UFCG Experience report Teacher training Nursing Course - CFP UFCG Teacher training |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | Educação. |
URI: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38815 |
Appears in Collections: | 3º Encontro de Monitoria do CFP / UFCG 2016 - Eixo Temático 1 - Formação Dodiscente - Comunicações Orais |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
A PRÁTICA DA MONITORIA DE FISIOLOGIA - III ENCONTRO DE MONITORIA CFP UFCG 2017.pdf | A prática da monitoria de fisiologia como instrumento para a formação dos discentes: relato de experiência. - III Encontro de Monitoria CFP UFCG 2017 | 249.29 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.