Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38805
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.description.resumoO presente trabalho trata-se de um relato de experiência sobre as contribuições que a monitoria na disciplina de História da Química teve na vida acadêmica de um estudante graduando em Química. Para tanto, foram relatadas as experiências das atividades desenvolvidas e suas contribuições. Sabemos que a história da química é uma disciplina muito importante, pois trabalha marcos da ciência química, fato esse que expõe a necessidade de se trabalhar de modo dinâmico. Foram comparadas as experiências vividas como monitor, com ideias de pesquisadores da área, dentre os quais destacamos Oki, Moradillo(2008), Chaves(2014), Frison (2010), Souza (2016) e Matoso (2014). Essas obras bibliográficas tratam da docência e monitoria. Buscamos promover uma profunda reflexão acerca das dificuldades e contribuições que a experiência vivida na monitoria pode trazer no desenvolvimento da prática docente futura. Discutiu-se acerca de como a história da Química pode ser utilizada na educação, principalmente como mediadora no processo de ensino e aprendizagem, sabendo que a mesma ainda pode ser trabalhada através de atividades diferenciadas que relacione o conteúdo trabalhado com marcos históricos relevantes para essa disciplina, resultando assim num interesse maior pelo conteúdo e por fim promovendo a contextualização. Ao final do trabalho concluiu-se que existem percalços na vida acadêmica de um estudante de licenciatura em Química e sua adaptação deve acontecer diante das dificuldades da futura profissão, mesmo sabendo que essas dificuldades só podem ser superadas se sua experiência adquirida na academia for significativa.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.citation.issue3pt_BR
dc.titleA importância da monitoria na formação acadêmica do monitor de história da química.pt_BR
dc.date.issued2017-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38805-
dc.date.accessioned2024-11-01T17:35:24Z-
dc.date.available2024-11-01-
dc.date.available2024-11-01T17:35:24Z-
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.subjectHistória da Química - disciplinapt_BR
dc.subjectDisciplina História da Química - CFP UFCGpt_BR
dc.subjectMonitoriapt_BR
dc.subjectQuímica - monitoriapt_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.subjectHistory of Chemistry - subjectpt_BR
dc.subjectHistory of Chemistry subject - CFP UFCGpt_BR
dc.subjectMonitoringpt_BR
dc.subjectChemistry - monitoringpt_BR
dc.subjectTeacher trainingpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSOUSA, Wagney William Pereira de.-
dc.creatorBARBOSA, Maria Gerlâne Lemos.-
dc.creatorMARTINS, Geovana do Socorro Vasconcelos.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe importance of monitoring in the academic training of the history of chemistry monitor.pt_BR
dc.identifier.citationSOUSA, Wagney William Pereira de; BARBOSA, Maria Gerlâne Lemos; MARTINS, Geovana do Socorro Vasconcelos. A importância da monitoria na formação acadêmica do monitor de história da química. In: I ENCONTRO ESTADUAL DE MONITORIA DO ALTO SERTÃO PARAIBANO e III ENCONTRO DE MONITORIA DO CFP/UFCG: A MONITORIA E A FORMAÇÃO DOCENTE E PROFISSIONAL. Eixo Temático 01 - Formação Dodiscente - Comunicação Oral. Cajazeiras - PB, 3., 2017. Anais [...]. Cajazeiras - PB: Universidade Federal da de Campina Grande, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38805pt_BR
Appears in Collections:3º Encontro de Monitoria do CFP / UFCG 2016 - Eixo Temático 1 - Formação Dodiscente - Comunicações Orais

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
A IMPORTÂNCIA DA MONITORIA NA FORMAÇÃO ACADÊMICA DO MONITOR - III ENCONTRO DE MONITORIA CFP UFCG 2017.pdfA importância da monitoria na formação acadêmica do monitor de história da química. - III Encontro de Monitoria CFP UFCG 2017.247.18 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.