Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38791
Title: | Contribuições e entraves do projeto de monitoria para a disciplina de Semiologia e Semiotécnica de Enfermagem I. |
Other Titles: | Contributions and obstacles of the monitoring project for the discipline of Nursing Semiology and Semiotechnics I. |
???metadata.dc.creator???: | SILVA, Bruno Neves da. BRITO, Paloma Karen Holanda. MORAES, Janaíne Chiara Oliveira. |
Keywords: | Curso de Enfermagem - CFP UFCG;Monitoria acadêmica;Disciplina Semiologia e Semiotécnica - CFP UFCG;Enfermagem;Nursing Course - CFP UFCG;Academic monitoring;Discipline Semiology and Semiotics - CFP UFCG;Nursing |
Issue Date: | 2016 |
Publisher: | Universidade Federal de Campina Grande |
Citation: | SILVA, Bruno Neves da; BRITO, Paloma Karen Holanda; MORAES, Janaíne Chiara Oliveira. Contribuições e entraves do projeto de monitoria para a disciplina de Semiologia e Semiotécnica de Enfermagem I. In: II ENCONTRO DE MONITORIA DO CFP/UFCG: AVALIAÇÃO E PERSPECTIVAS DA MONITORIA NA FORMAÇÃO DO DISCENTE. Eixo Temático 07 - Intervenções e Práticas na Área de Saúde e Ciências da Vida - Painéis. Cajazeiras - PB, 2., 2016. Anais [...]. Cajazeiras - PB: Universidade Federal da de Campina Grande, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38791 |
???metadata.dc.description.resumo???: | O objetivo deste trabalho é identificar as contribuições e os entraves do projeto de monitoria da disciplina de Semiologia e Semiotécnica em Enfermagem I para o desenvolvimento de conhecimentos teórico-práticos nos alunos do curso de Bacharelado em Enfermagem. Trata-se de um estudo exploratório-descritivo com abordagem qualitativa, realizado com 20 discentes da UFCG, campus Cajazeiras/PB, que frequentaram as monitorias desenvolvidas por dois monitores da referida disciplina. A coleta de dados foi realizada através de entrevistas norteadas por um questionário semiestruturado, cujas respostas colhidas foram gravadas e analisadas segundo a Análise de Conteúdo proposta por Bardin. Percebeu-se grande contribuição da monitoria para o processo de aprendizagem dos discentes, apontando-se como entraves o número reduzido de monitores, a pouca disponibilidade de horários, além da inadequada estrutura física do laboratório de habilidades que representam obstáculos para a realização das atividades de monitoria. Ao se buscar compreender a relevância da monitoria na visão dos alunos, bem como os pontos negativos vivenciados durante essa prática suscita-se a necessidade de pensar alternativas viáveis para manejo dos problemas, facilitando o processo de ensino-aprendizagem a partir de uma prática que favorece a relação entre os discentes e propicia um maior diálogo docente-discente, a partir de um mediador representado pelo monitor. |
Keywords: | Curso de Enfermagem - CFP UFCG Monitoria acadêmica Disciplina Semiologia e Semiotécnica - CFP UFCG Enfermagem Nursing Course - CFP UFCG Academic monitoring Discipline Semiology and Semiotics - CFP UFCG Nursing |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | Educação. |
URI: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38791 |
Appears in Collections: | 2º Encontro de Monitoria do CFP / UFCG 2016 - Eixo Temático 7 - Intervenções e Prát. na Área da saúde... - Painéis |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
CONTRIBUIÇÕES E ENTRAVES DO PROJETO DE MONITORIA - II ENCONTRO DE MONITORIA CFP UFCG 2016.pdf | Contribuições e entraves do projeto de monitoria para a disciplina de Semiologia e Semiotécnica de Enfermagem I. - II Encontro de Monitoria CFP UFCG 2016. | 424.61 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.