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dc.contributor.advisor1DANTAS, Nozângela Maria Rolim.-
dc.description.resumoO que se observa nos dias atuais é a crescente necessidade das escolas de se falar, estudar, refletir sobre a temática da inclusão, devido aos constantes desafios que dela provêm. Partindo do princípio que a inclusão abrange todas as pessoas que são excluídas, de alguma forma do contexto sócio-político-econômico e cultural, com ou sem deficiência, buscou-se desenvolver pelo Programa de Monitoria Pró-Licenciatura da UFCG, o projeto denominado de "A inclusão como desafio no processo educativo em uma escola pública estadual", no ano letivo de 2013, que teve uma carga horária de doze (12) horas semanais, totalizando 360 horas de atividades desenvolvidas em uma escola pública do ensino fundamental na cidade de Cajazeiras/ PB. Tinha-se como um de seus objetivos, acompanhar os discentes dessa escola, que está localizada em um bairro periférico da cidade e auxiliá-los no processo de inclusão, com atividades que proporcionasse uma troca de conhecimento e promovesse a interação entre os estudantes com e sem deficiência, professores da escola com os alunos do curso de Pedagogia da UFCG, Campus de Cajazeiras/PB. Para o desenvolvimento do projeto foram utilizadas oficinas de material reciclado, de música, contação de histórias, confecção de cartazes, dinâmicas de grupos, entre outras. Com os professores se buscou realizar um encontro com textos e palestra sobre afetividade e o trabalho docente. No que se refere aos resultados, foi observado uma melhora na relação professor-aluno, e na relação dos alunos "ditos normais" com os discentes com deficiência, devido às atividades sempre serem desenvolvidas em grupo e com o envolvimento de todos. Em função disso, percebeu-se que passou a ocorrer gradativamente uma maior abertura da escola com relação à proposta do projeto; os alunos passaram a interagir melhor com os alunos com deficiência, desenvolvimento de atividades pedagógicas mais adaptadas, e com a inclusão de todos os alunos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.citation.issue2pt_BR
dc.titleInclusão escolar: experiência de uma prática educativa e reflexiva.pt_BR
dc.date.issued2016-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38775-
dc.date.accessioned2024-10-31T13:48:18Z-
dc.date.available2024-10-31-
dc.date.available2024-10-31T13:48:18Z-
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.subjectInclusão escolarpt_BR
dc.subjectEducação especialpt_BR
dc.subjectEscola públicapt_BR
dc.subjectMonitoriapt_BR
dc.subjectSchool inclusionpt_BR
dc.subjectSpecial educationpt_BR
dc.subjectPublic schoolpt_BR
dc.subjectMonitoringpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorCARNEIRO, Ana Maria Andrade.-
dc.creatorPEREIRA, Josefa Luís.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeSchool inclusion: experience of an educational and reflective practice.pt_BR
dc.identifier.citationCARNEIRO, Ana Maria Andrade; PEREIRA, Josefa Luís; DANTAS, Nozângela Maria Rolim. Inclusão escolar: experiência de uma prática educativa e reflexiva. In: II ENCONTRO DE MONITORIA DO CFP/UFCG: AVALIAÇÃO E PERSPECTIVAS DA MONITORIA NA FORMAÇÃO DODISCENTE. Eixo Temático 06 - Educação, Inclusão e Diversidades - Comunicação Oral. Cajazeiras - PB, 2., 2016. Anais [...]. Cajazeiras - PB: Universidade Federal da de Campina Grande, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38775pt_BR
Appears in Collections:2º Encontro de Monitoria do CFP / UFCG 2016 - Eixo Temático 6 - Educação, Inclusão e Diversidades - Comunicação Oral

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INCLUSÃO ESCOLAR EXPERIÊNCIA DE UMA PRÁTICA EDUCATIVA - II ENCONTRO DE MONITORIA CFP UFCG 2016.pdfInclusão escolar: experiência de uma prática educativa e reflexiva. - II Encontro de Monitoria CFP UFCG 2016305.53 kBAdobe PDFView/Open


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