Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38762
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.description.resumoO Estágio Curricular Supervisionado é um componente de extrema importância para o professor em formação, uma vez que por meio dele é possível diagnosticar como sucede o ensino de Língua Portuguesa na sua realidade. Neste trabalho, buscamos descrever aspectos importantes que contribuem de forma significativa na tentativa de uma melhoria no ensino. Por meio dos relatórios produzidos pelos graduandos, foi possível implicar pertinentes reflexões sobre as práticas docentes em sala de aula em torno dos processos de leitura e escrita no Ensino Fundamental. Utilizamos como aparato teórico os Parâmetros Curriculares Nacionais (1998), Pimenta e Lima (2004) e Antunes (2009). A presente pesquisa é de natureza descritiva, qualitativa e reflexiva, e partiu da análise dos relatórios produzidos durante o Estágio Curricular Supervisionado I no semestre de 2015.1 Constatou-se que o ensino muitas vezes ainda acontece de forma descontextualizada, em que é preconizado o ensino da gramática. Verificou-se que o ensino de língua materna não parte por meio dos gêneros textuais, atividades que trabalhem a oralidade, leitura e escrita são pouco utilizadas, atividades que considere o trabalho com a variação também são pouco desenvolvidas por parte do professor.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.citation.issue2pt_BR
dc.titleReflexões sobre as aulas de língua portuguesa a partir da experiência do estágio curricular supervisionado.pt_BR
dc.date.issued2016-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38762-
dc.date.accessioned2024-10-30T13:33:05Z-
dc.date.available2024-10-30-
dc.date.available2024-10-30T13:33:05Z-
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.subjectAulas de língua portuguesapt_BR
dc.subjectEstágio curricular supervisionadopt_BR
dc.subjectLíngua portuguesa - ensinopt_BR
dc.subjectEnsino de língua portuguesapt_BR
dc.subjectParâmetros Curriculares Nacionais - 1998pt_BR
dc.subjectPortuguese language classespt_BR
dc.subjectSupervised curricular internshippt_BR
dc.subjectPortuguese language - teachingpt_BR
dc.subjectPortuguese language teachingpt_BR
dc.subjectNational Curricular Parameters - 1998pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorDUARTE, Maria Gilvânia Leite.-
dc.creatorSILVA, Geraldo Viana da.-
dc.creatorOLIVEIRA, Rose Maria Leite de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeReflections on Portuguese language classes based on the experience of supervised curricular internship.pt_BR
dc.identifier.citationDUARTE, Maria Gilvânia Leite; SILVA, Geraldo Viana da; OLIVEIRA, Rose Maria Leite de. Reflexões sobre as aulas de língua portuguesa a partir da experiência do estágio curricular supervisionado. In: II ENCONTRO DE MONITORIA DO CFP/UFCG: AVALIAÇÃO E PERSPECTIVAS DA MONITORIA NA FORMAÇÃO DODISCENTE. Eixo Temático 05 - Práticas e Avaliação - Painéis. Cajazeiras - PB, 2., 2016. Anais [...]. Cajazeiras - PB: Universidade Federal da de Campina Grande, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38762pt_BR
Appears in Collections:2º Encontro de Monitoria do CFP / UFCG 2016 - Eixo Temático 5 - Práticas e Avaliação - Painéis

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
REFLEXÕES SOBRE AS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA - II ENCONTRO DE MONITORIA CFP UFCG 2016.pdfReflexões sobre as aulas de língua portuguesa a partir da experiência do estágio curricular supervisionado. - II Encontro de Monitoria CFP UFCG 2016.208.83 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.