Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38760
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1AMARAL, Maria Gerlaine Belchior.-
dc.description.resumoEste artigo é o registro formal das experiências vivenciadas no Projeto de Monitoria, na disciplina Currículo e Escola, no curso de Pedagogia, no período letivo 2015.2. Tem o objetivo de fazer uma reflexão acerca do currículo escolar à luz das políticas curriculares recentes. Busca-se ainda, pensar as repercussões de tais políticas na prática pedagógica, e consequentemente, na qualidade do ensino. Neste trabalho, enfatiza-se o currículo como uma construção cultural, em que vários sujeitos participam. Tal reflexão mostra-se relevante porque é por meio do currículo que se vai selecionar os saberes para formar o outro. O cerne deste trabalho é a Base Nacional Curricular Comum a qual deve orientar as práticas educativas, no âmbito da Educação Básica, em todo território nacional. O direito à Educação Básica permite uma ampliação do exercício da cidadania. Quanto ao percurso metodológico este artigo foi sendo construído de modo sistemático nas aulas de Currículo: leituras, discussões e produções textuais permitiram que se chegasse a este resultado final, que ora se apresenta sob a forma de artigo. O estudo realizado vem ratificar que a qualidade do currículo ofertado tem impacto direto na qualidade do ensino, mas sobretudo, na formação do sujeito enquanto ser social.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.citation.issue2pt_BR
dc.titleA teoria pedagógica e a prática educativa: um olhar sobre o currículo e as políticas curriculares.pt_BR
dc.date.issued2016-
dc.description.abstractThis article is the formal record of the experiences of the Monitoring Project in discipline Curriculum and School, the Faculty of Education, the school year 2015.2. It aims to make a reflection on the school curriculum in the light of recent curriculum policies. Search is also thinking of the consequences of such policies in pedagogical practice, and consequently the quality of education. In this work, we emphasize the curriculum as a cultural construction, in which various subjects participate. This reflection shows is relevant because it is through the curriculum that will select the knowledge to form the other. The core of this work is the National Curriculum Common Base which should guide educational practices within the Basic Education nationwide. The right to basic education allows an expansion of citizenship. As for the methodological approach this article was being built systematically in curriculum classes: readings, discussions and textual productions allowed to arrive at this outcome, presented here in the form of article. The conducted study ratifies that the quality of the offered curriculum has direct impact on the quality of education, but above all, in the formation of man as a social being.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38760-
dc.date.accessioned2024-10-30T13:27:11Z-
dc.date.available2024-10-30-
dc.date.available2024-10-30T13:27:11Z-
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.subjectPolíticas curricularespt_BR
dc.subjectTeoria pedagógicapt_BR
dc.subjectPrática educativapt_BR
dc.subjectEducação básicapt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectDisciplina Currículo e Escola - CFP UFCGpt_BR
dc.subjectMonitoriapt_BR
dc.subjectBase Nacional Curricular Comum - BNCCpt_BR
dc.subjectCurriculumpt_BR
dc.subjectCurriculum policiespt_BR
dc.subjectPedagogical theorypt_BR
dc.subjectEducational practicept_BR
dc.subjectBasic educationpt_BR
dc.subjectLearningpt_BR
dc.subjectDiscipline Curriculum and School - CFP UFCGpt_BR
dc.subjectMonitoringpt_BR
dc.subjectNational Common Curricular Base - BNCCpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorLIMA, Maria Elenita.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativePedagogical theory and educational practice: a look at the curriculum and curricular policies.pt_BR
dc.identifier.citationLIMA, Maria Elenita; AMARAL, Maria Gerlaine Belchior. A teoria pedagógica e a prática educativa: um olhar sobre o currículo e as políticas curriculares. In: II ENCONTRO DE MONITORIA DO CFP/UFCG: AVALIAÇÃO E PERSPECTIVAS DA MONITORIA NA FORMAÇÃO DODISCENTE. Eixo Temático 05 - Práticas e Avaliação - Painéis. Cajazeiras - PB, 2., 2016. Anais [...]. Cajazeiras - PB: Universidade Federal da de Campina Grande, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38760pt_BR
Appears in Collections:2º Encontro de Monitoria do CFP / UFCG 2016 - Eixo Temático 5 - Práticas e Avaliação - Painéis

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
A TEORIA PEDAGÓGICA E A PRÁTICA EDUCATIVA - II ENCONTRO DE MONITORIA CFP UFCG 2016.pdfA teoria pedagógica e a prática educativa: um olhar sobre o currículo e as políticas curriculares. - II Encontro de Monitoria CFP UFCG 2016.328.06 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.