Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38760
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | AMARAL, Maria Gerlaine Belchior. | - |
dc.description.resumo | Este artigo é o registro formal das experiências vivenciadas no Projeto de Monitoria, na disciplina Currículo e Escola, no curso de Pedagogia, no período letivo 2015.2. Tem o objetivo de fazer uma reflexão acerca do currículo escolar à luz das políticas curriculares recentes. Busca-se ainda, pensar as repercussões de tais políticas na prática pedagógica, e consequentemente, na qualidade do ensino. Neste trabalho, enfatiza-se o currículo como uma construção cultural, em que vários sujeitos participam. Tal reflexão mostra-se relevante porque é por meio do currículo que se vai selecionar os saberes para formar o outro. O cerne deste trabalho é a Base Nacional Curricular Comum a qual deve orientar as práticas educativas, no âmbito da Educação Básica, em todo território nacional. O direito à Educação Básica permite uma ampliação do exercício da cidadania. Quanto ao percurso metodológico este artigo foi sendo construído de modo sistemático nas aulas de Currículo: leituras, discussões e produções textuais permitiram que se chegasse a este resultado final, que ora se apresenta sob a forma de artigo. O estudo realizado vem ratificar que a qualidade do currículo ofertado tem impacto direto na qualidade do ensino, mas sobretudo, na formação do sujeito enquanto ser social. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educação. | pt_BR |
dc.citation.issue | 2 | pt_BR |
dc.title | A teoria pedagógica e a prática educativa: um olhar sobre o currículo e as políticas curriculares. | pt_BR |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.description.abstract | This article is the formal record of the experiences of the Monitoring Project in discipline Curriculum and School, the Faculty of Education, the school year 2015.2. It aims to make a reflection on the school curriculum in the light of recent curriculum policies. Search is also thinking of the consequences of such policies in pedagogical practice, and consequently the quality of education. In this work, we emphasize the curriculum as a cultural construction, in which various subjects participate. This reflection shows is relevant because it is through the curriculum that will select the knowledge to form the other. The core of this work is the National Curriculum Common Base which should guide educational practices within the Basic Education nationwide. The right to basic education allows an expansion of citizenship. As for the methodological approach this article was being built systematically in curriculum classes: readings, discussions and textual productions allowed to arrive at this outcome, presented here in the form of article. The conducted study ratifies that the quality of the offered curriculum has direct impact on the quality of education, but above all, in the formation of man as a social being. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38760 | - |
dc.date.accessioned | 2024-10-30T13:27:11Z | - |
dc.date.available | 2024-10-30 | - |
dc.date.available | 2024-10-30T13:27:11Z | - |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.subject | Currículo | pt_BR |
dc.subject | Políticas curriculares | pt_BR |
dc.subject | Teoria pedagógica | pt_BR |
dc.subject | Prática educativa | pt_BR |
dc.subject | Educação básica | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Disciplina Currículo e Escola - CFP UFCG | pt_BR |
dc.subject | Monitoria | pt_BR |
dc.subject | Base Nacional Curricular Comum - BNCC | pt_BR |
dc.subject | Curriculum | pt_BR |
dc.subject | Curriculum policies | pt_BR |
dc.subject | Pedagogical theory | pt_BR |
dc.subject | Educational practice | pt_BR |
dc.subject | Basic education | pt_BR |
dc.subject | Learning | pt_BR |
dc.subject | Discipline Curriculum and School - CFP UFCG | pt_BR |
dc.subject | Monitoring | pt_BR |
dc.subject | National Common Curricular Base - BNCC | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | LIMA, Maria Elenita. | - |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | Pedagogical theory and educational practice: a look at the curriculum and curricular policies. | pt_BR |
dc.identifier.citation | LIMA, Maria Elenita; AMARAL, Maria Gerlaine Belchior. A teoria pedagógica e a prática educativa: um olhar sobre o currículo e as políticas curriculares. In: II ENCONTRO DE MONITORIA DO CFP/UFCG: AVALIAÇÃO E PERSPECTIVAS DA MONITORIA NA FORMAÇÃO DODISCENTE. Eixo Temático 05 - Práticas e Avaliação - Painéis. Cajazeiras - PB, 2., 2016. Anais [...]. Cajazeiras - PB: Universidade Federal da de Campina Grande, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38760 | pt_BR |
Appears in Collections: | 2º Encontro de Monitoria do CFP / UFCG 2016 - Eixo Temático 5 - Práticas e Avaliação - Painéis |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
A TEORIA PEDAGÓGICA E A PRÁTICA EDUCATIVA - II ENCONTRO DE MONITORIA CFP UFCG 2016.pdf | A teoria pedagógica e a prática educativa: um olhar sobre o currículo e as políticas curriculares. - II Encontro de Monitoria CFP UFCG 2016. | 328.06 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.