Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38736
Title: Gêneros textuais na graduação em letras: desafios e proposta de ensino no exercício da monitoria.
Other Titles: Textual genres in undergraduate literature courses: challenges and teaching proposals in the exercise of monitoring.
???metadata.dc.creator???: DAMASCENO, Marta Kécia Fernandes.
FERREIRA, Aurenir Maria.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: RAMOS, Fátima Maria Elias.
Keywords: Graduação em Letras - CFP UFCG;Gêneros textuais;Tipos textuais;Propostas pedagógicas;Monitoria;Disciplina Leitura e Produção de Textos - CFP UFCG;Bachelor's Degree in Literature - CFP UFCG;Textual genres;Textual types;Pedagogical proposals;Monitoring;Discipline Reading and Text Production - CFP UFCG
Issue Date: 2016
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: DAMASCENO, Marta Kécia Fernandes; FERREIRA, Aurenir Maria; RAMOS, Fátima Maria Elias. Gêneros textuais na graduação em letras: desafios e proposta de ensino no exercício da monitoria. In: II ENCONTRO DE MONITORIA DO CFP/UFCG: AVALIAÇÃO E PERSPECTIVAS DA MONITORIA NA FORMAÇÃO DODISCENTE. Eixo Temático 02 - Linguagens e Códigos - Painéis. Cajazeiras - PB, 2., 2016. Painéis [...]. Cajazeiras - PB: Universidade Federal da de Campina Grande, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38736
???metadata.dc.description.resumo???: O objetivo deste trabalho é ressaltar, por meio das experiências vivenciadas na monitoria da disciplina Leitura e Produção de Gêneros I, as dificuldades vivenciadas pelos discentes em analisar e produzir gêneros textuais. Bem como, Apresentar uma proposta pedagógica para auxiliar os alunos a superarem desafios encontrados no processo de compreensão e produção dos gêneros textuais. E através da experiência vivenciada na prática de monitoria eles expressavam em sua conversação alguns problemas ao reconhecer a composição e a produção dos gêneros textuais. Isto leva a crer que algumas escolas, bem como alguns professores ainda utilizam os gêneros textuais apenas como pretexto para o ensino de língua portuguesa, daí muitos alunos acabam ingressando na universidade, sem saber diferenciar tipo textual de gênero textual, como também produzi-los. Por isto, no decorrer deste trabalho, apresentamos, inicialmente, a diferenciação entre as duas noções: tipo textual e gênero textual e, posteriormente, uma proposta pedagógica para facilitar o desenvolvimento e a compreensão dos mesmos, que poderá servir de mecanismo facilitador para os professores que atuam de forma equivocada ao trabalhar com os gêneros em suas diversas modalidades. Essa proposta é apenas um modelo de várias alternativas que o professor poderá utilizar como forma de melhor desenvolver seu trabalho.
Keywords: Graduação em Letras - CFP UFCG
Gêneros textuais
Tipos textuais
Propostas pedagógicas
Monitoria
Disciplina Leitura e Produção de Textos - CFP UFCG
Bachelor's Degree in Literature - CFP UFCG
Textual genres
Textual types
Pedagogical proposals
Monitoring
Discipline Reading and Text Production - CFP UFCG
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38736
Appears in Collections:2º Encontro de Monitoria do CFP / UFCG 2016 - Eixo Temático 2 - Linguagens e Códigos - Painéis

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
GÊNEROS TEXTUAIS NA GRADUAÇÃO EM LETRAS - II ENCONTRO DE MONITORIA CFP UFCG 2016 (1).pdfGêneros textuais na graduação em letras: desafios e proposta de ensino no exercício da monitoria. - II Encontro de Monitoria CFP UFCG 2016. 262.96 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.