Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38686
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.description.resumoEste artigo tem por objetivo explicar o método da micro-história e o oficio do historiador adquirida em nossa experiência como monitoras da disciplina: “Tópicos Especiais em História” e “Introdução aos Estudos Históricos”, ministrada pelo professor Rodrigo Ceballos no período de 2009.1 e 2009.2. Analisaremos os principais pressupostos teóricos e metodológicos da produção do conhecimento histórico, o trabalho do historiador, assim como questões de fontes documentais, com o propósito de discutir com os alunos em sala de aula as novas mudanças e tendências ocorridas no campo do saber histórico. A partir das mudanças trazidas pelo movimento operário, houve a necessidade dos historiadores voltarem-se com maior ênfase para o campo das transformações e conflitos sociais. O grupo de historiadores que se destacaram nesse período foram os franceses ligados à revista Annales d’ histoire éconimique et sociale, fundada em 1929 por Lucien Febvre e Marc Bloch. Contestando as posturas científicas que acusavam a história de total subjetividade, Febvre e Bloch defendiam o caráter particular das ciências humanas, dizendo que as mesmas não podiam ser regidas por leis. Reconhecia também a necessidade de uma estreita colaboração entre as disciplinas sociais. Por não aceitarem os pressupostos da historiografia política tradicional, que apenas passava pela superficialidade dos acontecimentos, os Annales apoiaram-se em uma história problema, ou seja, na interpretação e análise das fontes de acordo com o objetivo da pesquisa/problema de cada historiador. Esta “escola” de historiadores acreditava que todos os acontecimentos humanos deveriam ser vistos a partir desta concepção. Evidentemente, essas novas perspectivas do movimento historiográfico não se limitaram ao grupo dos Annales e muito menos à França. Elas foram tanto uma mudança de produção de conhecimento e circulação cultural, como de convergência de interesses de historiadores europeus e norte-americanos. Como a análise da cultura não permanece imutável, mediante novas realidades nos fins de 1960 os historiadores voltaram-se para as questões do tempo presente. Em 1974, Jacques Le Goff e Pierre Nora publicaram o livro Faire l’ histoire, divulgando trabalhos de historiadores contemporâneos preocupados com novos problemas, objetos e abordagens da chamada “nova história”. Na amostragem de novos objetos da história encontram-se trabalhos sobre o inconsciente, o mito, o cotidiano, as mentalidades, dentre diversos outros temas, elaborados a partir das fontes consultadas e discutidas pelos autores desta época e que vão mostrar as dimensões interdisciplinares de suas perspectivas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqHistória.pt_BR
dc.citation.issue1pt_BR
dc.titleNo campo das escalas: o ensino e a pesquisa pelo método da micro-história.pt_BR
dc.date.issued2009-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38686-
dc.date.accessioned2024-10-23T18:12:03Z-
dc.date.available2024-10-23-
dc.date.available2024-10-23T18:12:03Z-
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.subjectMicro-Históriapt_BR
dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
dc.subjectFormação docente - Históriapt_BR
dc.subjectMonitoria - Históriapt_BR
dc.subjectDisciplina Tópicos Especiais em História - CFP UFCGpt_BR
dc.subjectDisciplina Introdução aos Estudos Históricos - CFP UFCGpt_BR
dc.subjectMinicursopt_BR
dc.subjectMicro-Historypt_BR
dc.subjectHistory Teachingpt_BR
dc.subjectTeacher Training - Historypt_BR
dc.subjectMonitoring - Historypt_BR
dc.subjectSpecial Topics in History - CFP UFCGpt_BR
dc.subjectIntroduction to Historical Studies - CFP UFCGpt_BR
dc.subjectMinicoursept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorFELICIANO, Queila Guedes.-
dc.creatorFORMIGA, Mayara Millena Moreira.-
dc.creatorFREITAS, Ana Paula Nunes de.-
dc.creatorCEBALLOS, Rodrigo.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeIn the field of scales: teaching and research using the micro-history method.pt_BR
dc.identifier.citationFELICIANO, Queila Guedes; FORMIGA, Mayara Millena Moreira; FREITAS, Ana Paula Nunes de; CEBALLOS, Rodrigo. No campo das escalas: o ensino e a pesquisa pelo método da micro-história. In: I ENCONTRO DE INICIAÇÃO À PRÁTICA DOCENTE: EXPERIÊNCIAS E PRÁXIS NO PROGRAMA DE MONITORIA. Cajazeiras - PB, 1., 2009. Minicursos [...]. Cajazeiras - PB: Universidade Federal da de Campina Grande, 2009. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38686pt_BR
Appears in Collections:1º Encontro de Monitoria do CFP / UFCG Cajazeiras 2009 - Minicursos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
NO CAMPO DAS ESCALAS - I ENCONTRO DE MONITORIA CFP UFCG 2009.pdfNo campo das escalas: o ensino e a pesquisa pelo método da micro-história. - I Encontro de Monitoria CFP UFCG 2009330.53 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.