Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38686
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.description.resumo | Este artigo tem por objetivo explicar o método da micro-história e o oficio do historiador adquirida em nossa experiência como monitoras da disciplina: “Tópicos Especiais em História” e “Introdução aos Estudos Históricos”, ministrada pelo professor Rodrigo Ceballos no período de 2009.1 e 2009.2. Analisaremos os principais pressupostos teóricos e metodológicos da produção do conhecimento histórico, o trabalho do historiador, assim como questões de fontes documentais, com o propósito de discutir com os alunos em sala de aula as novas mudanças e tendências ocorridas no campo do saber histórico. A partir das mudanças trazidas pelo movimento operário, houve a necessidade dos historiadores voltarem-se com maior ênfase para o campo das transformações e conflitos sociais. O grupo de historiadores que se destacaram nesse período foram os franceses ligados à revista Annales d’ histoire éconimique et sociale, fundada em 1929 por Lucien Febvre e Marc Bloch. Contestando as posturas científicas que acusavam a história de total subjetividade, Febvre e Bloch defendiam o caráter particular das ciências humanas, dizendo que as mesmas não podiam ser regidas por leis. Reconhecia também a necessidade de uma estreita colaboração entre as disciplinas sociais. Por não aceitarem os pressupostos da historiografia política tradicional, que apenas passava pela superficialidade dos acontecimentos, os Annales apoiaram-se em uma história problema, ou seja, na interpretação e análise das fontes de acordo com o objetivo da pesquisa/problema de cada historiador. Esta “escola” de historiadores acreditava que todos os acontecimentos humanos deveriam ser vistos a partir desta concepção. Evidentemente, essas novas perspectivas do movimento historiográfico não se limitaram ao grupo dos Annales e muito menos à França. Elas foram tanto uma mudança de produção de conhecimento e circulação cultural, como de convergência de interesses de historiadores europeus e norte-americanos. Como a análise da cultura não permanece imutável, mediante novas realidades nos fins de 1960 os historiadores voltaram-se para as questões do tempo presente. Em 1974, Jacques Le Goff e Pierre Nora publicaram o livro Faire l’ histoire, divulgando trabalhos de historiadores contemporâneos preocupados com novos problemas, objetos e abordagens da chamada “nova história”. Na amostragem de novos objetos da história encontram-se trabalhos sobre o inconsciente, o mito, o cotidiano, as mentalidades, dentre diversos outros temas, elaborados a partir das fontes consultadas e discutidas pelos autores desta época e que vão mostrar as dimensões interdisciplinares de suas perspectivas. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.subject.cnpq | História. | pt_BR |
dc.citation.issue | 1 | pt_BR |
dc.title | No campo das escalas: o ensino e a pesquisa pelo método da micro-história. | pt_BR |
dc.date.issued | 2009 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38686 | - |
dc.date.accessioned | 2024-10-23T18:12:03Z | - |
dc.date.available | 2024-10-23 | - |
dc.date.available | 2024-10-23T18:12:03Z | - |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.subject | Micro-História | pt_BR |
dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
dc.subject | Formação docente - História | pt_BR |
dc.subject | Monitoria - História | pt_BR |
dc.subject | Disciplina Tópicos Especiais em História - CFP UFCG | pt_BR |
dc.subject | Disciplina Introdução aos Estudos Históricos - CFP UFCG | pt_BR |
dc.subject | Minicurso | pt_BR |
dc.subject | Micro-History | pt_BR |
dc.subject | History Teaching | pt_BR |
dc.subject | Teacher Training - History | pt_BR |
dc.subject | Monitoring - History | pt_BR |
dc.subject | Special Topics in History - CFP UFCG | pt_BR |
dc.subject | Introduction to Historical Studies - CFP UFCG | pt_BR |
dc.subject | Minicourse | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | FELICIANO, Queila Guedes. | - |
dc.creator | FORMIGA, Mayara Millena Moreira. | - |
dc.creator | FREITAS, Ana Paula Nunes de. | - |
dc.creator | CEBALLOS, Rodrigo. | - |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | In the field of scales: teaching and research using the micro-history method. | pt_BR |
dc.identifier.citation | FELICIANO, Queila Guedes; FORMIGA, Mayara Millena Moreira; FREITAS, Ana Paula Nunes de; CEBALLOS, Rodrigo. No campo das escalas: o ensino e a pesquisa pelo método da micro-história. In: I ENCONTRO DE INICIAÇÃO À PRÁTICA DOCENTE: EXPERIÊNCIAS E PRÁXIS NO PROGRAMA DE MONITORIA. Cajazeiras - PB, 1., 2009. Minicursos [...]. Cajazeiras - PB: Universidade Federal da de Campina Grande, 2009. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38686 | pt_BR |
Appears in Collections: | 1º Encontro de Monitoria do CFP / UFCG Cajazeiras 2009 - Minicursos |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
NO CAMPO DAS ESCALAS - I ENCONTRO DE MONITORIA CFP UFCG 2009.pdf | No campo das escalas: o ensino e a pesquisa pelo método da micro-história. - I Encontro de Monitoria CFP UFCG 2009 | 330.53 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.