Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38674
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | GALVÃO, Lilian K. de S. | - |
dc.description.resumo | Esse trabalho persegue o objetivo de problematizar a função da escola como um espaço de experiências socializantes promotoras de uma cultura ancorada nos princípios éticos e políticos dos Direitos Humanos. Aborda-se, para tanto, os fundamentos antropológicos da cultura escolar, buscando realçar os aspectos que constituem a análise da microscopia cultural da escola, termo cunhado por Boto (2005). Contrapondo-se às estruturas de uma cultura escolar que reproduz paradigmas excludentes e que descaracterizam e comprometem a condição de dignidade e integridade humana, a socialização dos direitos humanos na escola se vincula às demandas experenciadas pelos sujeitos no processo de convivência coletiva. A cultura instituída na escola traz imbricados em si uma série de valores e princípios que norteiam e classificam as práticas atualizadas na instituição. Socializar em direitos humanos exigiria questionar os parâmetros da escola para perceber se o ideal de formação para a cidadania se fundamenta no paradigma de reconhecimento da dignidade do ser humano. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educação. | pt_BR |
dc.citation.issue | 1 | pt_BR |
dc.title | Escola, socialização e cultura: os direitos humanos como estatutos da formação para a cidadania. | pt_BR |
dc.date.issued | 2009 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38674 | - |
dc.date.accessioned | 2024-10-23T12:50:01Z | - |
dc.date.available | 2024-10-23 | - |
dc.date.available | 2024-10-23T12:50:01Z | - |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.subject | Direitos humanos | pt_BR |
dc.subject | Cultura escolar | pt_BR |
dc.subject | Socialização | pt_BR |
dc.subject | Cidadania | pt_BR |
dc.subject | Dignidade da pessoa humana | pt_BR |
dc.subject | Educação e direitos humanos | pt_BR |
dc.subject | Human rights | pt_BR |
dc.subject | School culture | pt_BR |
dc.subject | Socialization | pt_BR |
dc.subject | Citizenship | pt_BR |
dc.subject | Human dignity | pt_BR |
dc.subject | Education and human rights | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | SEVERO, José Leonardo Rolim de Lima. | - |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | School, socialization and culture: human rights as statutes of citizenship training. | pt_BR |
dc.identifier.citation | SEVERO, José Leonardo Rolim de Lima; GALVÃO, Lilian K. de S. Escola, socialização e cultura: os direitos humanos como estatutos da formação para a cidadania. In: I ENCONTRO DE INICIAÇÃO À PRÁTICA DOCENTE: EXPERIÊNCIAS E PRÁXIS NO PROGRAMA DE MONITORIA. Cajazeiras - PB, 1., 2009. Anais [...]. Cajazeiras - PB: Universidade Federal da de Campina Grande, 2009. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38674 | pt_BR |
Appears in Collections: | 1º Encontro de Monitoria do CFP / UFCG Cajazeiras 2009 - Comunicações Orais |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ESCOLA, SOCIALIZAÇÃO E CULTURA - I ENCONTRO DE MONITORIA CFP UFCG 2009.pdf | Escola, socialização e cultura: os direitos humanos como estatutos da formação para a cidadania. - I Encontro de Monitoria CFP UFCG 2009. | 356.01 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.