Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38674
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1GALVÃO, Lilian K. de S.-
dc.description.resumoEsse trabalho persegue o objetivo de problematizar a função da escola como um espaço de experiências socializantes promotoras de uma cultura ancorada nos princípios éticos e políticos dos Direitos Humanos. Aborda-se, para tanto, os fundamentos antropológicos da cultura escolar, buscando realçar os aspectos que constituem a análise da microscopia cultural da escola, termo cunhado por Boto (2005). Contrapondo-se às estruturas de uma cultura escolar que reproduz paradigmas excludentes e que descaracterizam e comprometem a condição de dignidade e integridade humana, a socialização dos direitos humanos na escola se vincula às demandas experenciadas pelos sujeitos no processo de convivência coletiva. A cultura instituída na escola traz imbricados em si uma série de valores e princípios que norteiam e classificam as práticas atualizadas na instituição. Socializar em direitos humanos exigiria questionar os parâmetros da escola para perceber se o ideal de formação para a cidadania se fundamenta no paradigma de reconhecimento da dignidade do ser humano.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.citation.issue1pt_BR
dc.titleEscola, socialização e cultura: os direitos humanos como estatutos da formação para a cidadania.pt_BR
dc.date.issued2009-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38674-
dc.date.accessioned2024-10-23T12:50:01Z-
dc.date.available2024-10-23-
dc.date.available2024-10-23T12:50:01Z-
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.subjectDireitos humanospt_BR
dc.subjectCultura escolarpt_BR
dc.subjectSocializaçãopt_BR
dc.subjectCidadaniapt_BR
dc.subjectDignidade da pessoa humanapt_BR
dc.subjectEducação e direitos humanospt_BR
dc.subjectHuman rightspt_BR
dc.subjectSchool culturept_BR
dc.subjectSocializationpt_BR
dc.subjectCitizenshippt_BR
dc.subjectHuman dignitypt_BR
dc.subjectEducation and human rightspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSEVERO, José Leonardo Rolim de Lima.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeSchool, socialization and culture: human rights as statutes of citizenship training.pt_BR
dc.identifier.citationSEVERO, José Leonardo Rolim de Lima; GALVÃO, Lilian K. de S. Escola, socialização e cultura: os direitos humanos como estatutos da formação para a cidadania. In: I ENCONTRO DE INICIAÇÃO À PRÁTICA DOCENTE: EXPERIÊNCIAS E PRÁXIS NO PROGRAMA DE MONITORIA. Cajazeiras - PB, 1., 2009. Anais [...]. Cajazeiras - PB: Universidade Federal da de Campina Grande, 2009. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38674pt_BR
Appears in Collections:1º Encontro de Monitoria do CFP / UFCG Cajazeiras 2009 - Comunicações Orais

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ESCOLA, SOCIALIZAÇÃO E CULTURA - I ENCONTRO DE MONITORIA CFP UFCG 2009.pdfEscola, socialização e cultura: os direitos humanos como estatutos da formação para a cidadania. - I Encontro de Monitoria CFP UFCG 2009.356.01 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.