Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38587
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1ARAÚJO, Laryssa Lins de.-
dc.description.resumoO uso do lúdico exerce uma função primordial na aprendizagem e é através desta prática, que o indivíduo busca conhecimento do próprio corpo, busca soluções diante de problemas e tem uma percepção de si mesmo no processo de construção de sua aprendizagem, possibilitando uma construção significativa. A ludicidade é um processo contínuo e gradativo, pois a própria pessoa está construindo sua maneira de aprender com mais facilidade. A utilização dessas metodologias é essencial para melhorar o nível de desempenho dos alunos, e tornar o ambiente de sala de aula prazeroso e dinâmico. (PINTO; TAVARES, 2010). Ao se tratar de metodologia ativa podemos defini-la como uma concepção educativa que estimula processos de ensino-aprendizagem crítico-reflexivos, no qual o educando participa e se compromete com seu aprendizado. Essa forma lúdica permite que o aluno através de situações diversas, pode fazer parte da construção do conhecimento. (SOBRAL; CAMPOS, 2012). O trabalho foi solicitado por docentes da disciplina de enfermagem cirúrgica do curso de graduação de enfermagem com intuito de explanar conteúdos através de metodologias ativas para que de forma lúdica os temas solicitados ficassem mais dinâmicos para os discentes. Diante do exposto e com o propósito de aprofundar os conteúdos sobre as reflexões e mudanças sobre a formação acadêmica em relação à aprendizagem de forma lúdica, com uso de metodologias ativas, o presente estudo tem como objetivo relatar a experiência vivida em sala de aula com a apresentação do tema "Complicações que podem acometer pacientes na URPA", utilizando-se das metodologias ativas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqCiências da Saúde.pt_BR
dc.citation.issue1pt_BR
dc.titleUso do lúdico como ferramenta para aprendizagem na disciplina de enfermagem cirúrgica: relato de experiência.pt_BR
dc.date.issued2017-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38587-
dc.date.accessioned2024-10-18T18:40:13Z-
dc.date.available2024-10-18-
dc.date.available2024-10-18T18:40:13Z-
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.subjectEducação lúdica - enfermagempt_BR
dc.subjectEnfermagem cirúrgica - disciplinapt_BR
dc.subjectEnsino de Enfermagempt_BR
dc.subjectLúdicopt_BR
dc.subjectPlayful education - nursingpt_BR
dc.subjectSurgical nursing - subjectpt_BR
dc.subjectNursing educationpt_BR
dc.subjectPlayfulpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorANDRADE, Manuella Gonçalves de.-
dc.creatorOLIVEIRA, Raylla Maria Dantas de.-
dc.creatorPAMPLONA, Mário Hélio Antunes.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeUse of play as a learning tool in surgical nursing: experience report.pt_BR
dc.identifier.citationANDRADE, Manuella Gonçalves de; OLIVEIRA, Raylla Maria Dantas de; PAMPLONA, Mário Hélio Antunes; ARAÚJO, Laryssa Lins de. Uso do lúdico como ferramenta para aprendizagem na disciplina de enfermagem cirúrgica: relato de experiência. In: I CONGRESSO BRASILEIRO EM VIOLÊNCIA NA PERSPECTIVA DA SAÚDE PÚBLICA: EXPERIÊNCIAS E DESAFIOS & CONGRESSO REGIONAL EM VIOLÊNCIA NA VELHICE: ABORDAGEM EM SAÚDE PÚBLICA, 1., 2017. Resumo Expandido [...].Cajazeiras-PB, 2017. ISSN: 2594-8954. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38587pt_BR
Appears in Collections:I Congresso Brasileiro em Violência na Perspectiva da Saúde Pública - Resumos Expandidos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
USO DO LÚDICO COMO FERRAMENTA PARA APRENDIZAGEM - I CONGRESSO BRA. EM VIOLÊNCIA UFCG 2017.pdfUso do lúdico como ferramenta para aprendizagem na disciplina de enfermagem cirúrgica: relato de experiência. - I Congresso BRA. em Violência UFCG 2017.93.82 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.