Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38499
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1ARAÚJO, Laryssa Lins de.-
dc.description.resumoAnalisar os fatores associados e as consequências da violência sofrida pelos professores no ambiente escolar. Metodologia: Trata-se de estudo de revisão integrativa de literatura, onde se usou como critério de inclusão publicações entre os anos de 2012 a 2017, em língua portuguesa, e que estivessem disponíveis completos para leitura, e os critérios de exclusão foram estudos repetidos e que fugiam da temática pretendida. Após analisados, os resultados foram classificados nas seguintes categorias: (1) Fatores associados à violência contra professores; (2) Formas de violência vivenciada pelo professor; (3) Estratégias ao combate a violência; (4) Consequências acarretadas à qualidade de vida do professor. Resultados: Ao serem aplicados os filtros citados anteriormente, foram encontrados 13 artigos e 1 tese. Existem inúmeros fatores que podem desencadear em atos violentos contra os professores, como: a falta de educação adquirida no meio familiar, e o abuso de autoridade que o professor pode impor, além de vários outros. A violência que o professor sofre pode ser psicológica, física e na grande maioria das vezes verbal. Oficinas, interação da rede de saúde podem ser vistas como estratégias a serem aplicadas aos alunos no intuito que haja redução do índice de violência. A sobrecarga de trabalho, as violências sofridas, a desvalorização profissional são fatores extremamente relevantes para acarretar consequências na qualidade de vida do profissional professor, levando em consideração que tais situações causam o adoecimento físico e metal destes profissionais. Conclusão: A violência contra os professores é um tema da atualidade e bastante complexo tendo em vista os mais variados fatores relacionados com o seu desenvolvimento. A agressão contra os professores seja ela verbal, física ou psicológica está na maioria das vezes associados a fatores que não se restringe apenas ao ambiente escolar, desta forma aponta-se a família como a responsável pelo desenvolvimento destes atos violentos, também propõe que haja a criação de estratégias para o progresso do cenário vivenciado pelo professor nas escolas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqCiências da Saúde.pt_BR
dc.citation.issue1pt_BR
dc.titleProfessores, reféns da violência dentro das escolas?pt_BR
dc.date.issued2017-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38499-
dc.date.accessioned2024-10-16T10:45:43Z-
dc.date.available2024-10-16-
dc.date.available2024-10-16T10:45:43Z-
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.subjectViolência escolarpt_BR
dc.subjectProfessores - violência escolarpt_BR
dc.subjectViolência contra professorespt_BR
dc.subjectRevisão integrativa de literaturapt_BR
dc.subjectViolência contra professorespt_BR
dc.subjectEducação - violência escolarpt_BR
dc.subjectSchool violencept_BR
dc.subjectTeachers - school violencept_BR
dc.subjectViolence against teacherspt_BR
dc.subjectIntegrative literature reviewpt_BR
dc.subjectViolence against teacherspt_BR
dc.subjectEducation - school violencept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorCOELHO, Ariane Moreira.-
dc.creatorSILVA, Daniele Rodrigues da.-
dc.creatorFERREIRA, Mateus Andrade.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeTeachers, hostages of violence within schools?pt_BR
dc.identifier.citationCOELHO, Ariane Moreira; SILVA, Daniele Rodrigues da; FERREIRA, Mateus Andrade; ARAÚJO, Laryssa Lins de. Professores, reféns da violência dentro das escolas? In: I CONGRESSO BRASILEIRO EM VIOLÊNCIA NA PERSPECTIVA DA SAÚDE PÚBLICA: EXPERIÊNCIAS E DESAFIOS & CONGRESSO REGIONAL EM VIOLÊNCIA NA VELHICE: ABORDAGEM EM SAÚDE PÚBLICA, 1., 2017. Anais [...].Cajazeiras-PB, 2017. ISSN: 2594-8954. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38499pt_BR
Appears in Collections:I Congresso Brasileiro em Violência na Perspectiva da Saúde Pública - Artigos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PROFESSORES, REFÉNS DA VIOLÊNCIA DENTRO DAS ESCOLAS - I CONGRESSO BRA. EM VIOLÊNCIA UFCG 2017.pdfProfessores, reféns da violência dentro das escolas? - I Congresso BRA. em Violência UFCG 2017.167.46 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.