Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38499
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | ARAÚJO, Laryssa Lins de. | - |
dc.description.resumo | Analisar os fatores associados e as consequências da violência sofrida pelos professores no ambiente escolar. Metodologia: Trata-se de estudo de revisão integrativa de literatura, onde se usou como critério de inclusão publicações entre os anos de 2012 a 2017, em língua portuguesa, e que estivessem disponíveis completos para leitura, e os critérios de exclusão foram estudos repetidos e que fugiam da temática pretendida. Após analisados, os resultados foram classificados nas seguintes categorias: (1) Fatores associados à violência contra professores; (2) Formas de violência vivenciada pelo professor; (3) Estratégias ao combate a violência; (4) Consequências acarretadas à qualidade de vida do professor. Resultados: Ao serem aplicados os filtros citados anteriormente, foram encontrados 13 artigos e 1 tese. Existem inúmeros fatores que podem desencadear em atos violentos contra os professores, como: a falta de educação adquirida no meio familiar, e o abuso de autoridade que o professor pode impor, além de vários outros. A violência que o professor sofre pode ser psicológica, física e na grande maioria das vezes verbal. Oficinas, interação da rede de saúde podem ser vistas como estratégias a serem aplicadas aos alunos no intuito que haja redução do índice de violência. A sobrecarga de trabalho, as violências sofridas, a desvalorização profissional são fatores extremamente relevantes para acarretar consequências na qualidade de vida do profissional professor, levando em consideração que tais situações causam o adoecimento físico e metal destes profissionais. Conclusão: A violência contra os professores é um tema da atualidade e bastante complexo tendo em vista os mais variados fatores relacionados com o seu desenvolvimento. A agressão contra os professores seja ela verbal, física ou psicológica está na maioria das vezes associados a fatores que não se restringe apenas ao ambiente escolar, desta forma aponta-se a família como a responsável pelo desenvolvimento destes atos violentos, também propõe que haja a criação de estratégias para o progresso do cenário vivenciado pelo professor nas escolas. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Ciências da Saúde. | pt_BR |
dc.citation.issue | 1 | pt_BR |
dc.title | Professores, reféns da violência dentro das escolas? | pt_BR |
dc.date.issued | 2017 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38499 | - |
dc.date.accessioned | 2024-10-16T10:45:43Z | - |
dc.date.available | 2024-10-16 | - |
dc.date.available | 2024-10-16T10:45:43Z | - |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.subject | Violência escolar | pt_BR |
dc.subject | Professores - violência escolar | pt_BR |
dc.subject | Violência contra professores | pt_BR |
dc.subject | Revisão integrativa de literatura | pt_BR |
dc.subject | Violência contra professores | pt_BR |
dc.subject | Educação - violência escolar | pt_BR |
dc.subject | School violence | pt_BR |
dc.subject | Teachers - school violence | pt_BR |
dc.subject | Violence against teachers | pt_BR |
dc.subject | Integrative literature review | pt_BR |
dc.subject | Violence against teachers | pt_BR |
dc.subject | Education - school violence | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | COELHO, Ariane Moreira. | - |
dc.creator | SILVA, Daniele Rodrigues da. | - |
dc.creator | FERREIRA, Mateus Andrade. | - |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | Teachers, hostages of violence within schools? | pt_BR |
dc.identifier.citation | COELHO, Ariane Moreira; SILVA, Daniele Rodrigues da; FERREIRA, Mateus Andrade; ARAÚJO, Laryssa Lins de. Professores, reféns da violência dentro das escolas? In: I CONGRESSO BRASILEIRO EM VIOLÊNCIA NA PERSPECTIVA DA SAÚDE PÚBLICA: EXPERIÊNCIAS E DESAFIOS & CONGRESSO REGIONAL EM VIOLÊNCIA NA VELHICE: ABORDAGEM EM SAÚDE PÚBLICA, 1., 2017. Anais [...].Cajazeiras-PB, 2017. ISSN: 2594-8954. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38499 | pt_BR |
Appears in Collections: | I Congresso Brasileiro em Violência na Perspectiva da Saúde Pública - Artigos |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
PROFESSORES, REFÉNS DA VIOLÊNCIA DENTRO DAS ESCOLAS - I CONGRESSO BRA. EM VIOLÊNCIA UFCG 2017.pdf | Professores, reféns da violência dentro das escolas? - I Congresso BRA. em Violência UFCG 2017. | 167.46 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.