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dc.description.resumoIntrodução: A violência física é entendida como ações que podem prejudicar a integridade física da pessoa, como tapas, empurrões, chutes, socos, beliscões, atirar objetos, dentre outras manifestações. A Organização Mundial de Saúde compreende a violência em uma perspectiva ecológica resultante da interação de dimensões individuais, relacionais, comunitárias e sociais. Objetivo: Analisar os casos de violência nas escolas brasileiras. Metodologia: Trata-se de um estudo ecológico de abordagem descritiva, retrospectiva e quantitativa. A pesquisa foi realizada no mês setembro de 2017, na base de dados Sistema de Informação de Agravos e Notificação, do Ministério da Saúde. A partir da definição da região de notificação foram selecionadas as variáveis, ano de 1° sintoma(as), sexo, raça e ciclo de vida. As informações foram organizadas em tabelas que apresentam o quantitativo da violência física cometidas nas escolas em todas as regiões brasileiras. Resultados e Discussão: Os resultados apontam que o ano de 2013 foi o que apresentou o maior número de casos com um total de 3.619 casos, neste ano a região Sudeste exibiu 1.820 casos (50,3%) apresentando o maior índice de casos de violência física em escolas, notificados nas regiões do Brasil, seguida respectivamente pela região Sul com 879 (24,3%) casos, Nordeste 368 (10,2%) casos, Centro-Oeste que apresentou 311 (8,6%) casos e Norte com 241 (4,7%) casos. Conclusão: É de suma importância que a família e a escola se articulem para serem mais efetivos na prevenção e combate da violência nas escolas, observando qualquer alteração de comportamento dos adolescentes, estabeleçam o fortalecimento do vínculo dos pais com os filhos e mantenham o diálogo presente para ajudar na formação cidadã e saúde escolar . Não obstante, o papel do enfermeiro juntamente com a equipe interdisciplinar é essencial para promover a inserção do individuo na sociedade, intervir na proteção e desenvolver estratégias para promoção à saúde e prevenção dos casos de violência nas escolas brasileiras.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqCiências da Saúde.pt_BR
dc.citation.issue1pt_BR
dc.titleCaracterísticas epidemiológicas dos casos de violência nas escolas brasileiras.pt_BR
dc.date.issued2017-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38480-
dc.date.accessioned2024-10-15T20:51:28Z-
dc.date.available2024-10-15-
dc.date.available2024-10-15T20:51:28Z-
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.subjectViolência escolarpt_BR
dc.subjectEpidemiologia - violência escolarpt_BR
dc.subjectSaúde escolarpt_BR
dc.subjectSistema de Informação de Agravos e Notificação - SINANpt_BR
dc.subjectSchool violencept_BR
dc.subjectEpidemiology - school violencept_BR
dc.subjectSchool healthpt_BR
dc.subjectInjury Information and Notification System - SINANpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorEVANGELISTA, Raphaella de Queiroga.-
dc.creatorDINIZ, Lucelia Fernandes.-
dc.creatorSANTOS, Jovelina Fernandes dos.-
dc.creatorRODRIGUES, Alba Rejane Gomes de M.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeEpidemiological characteristics of cases of violence in Brazilian schools.pt_BR
dc.identifier.citationEVANGELISTA, Raphaella de Queiroga; DINIZ, Lucelia Fernandes; SANTOS, Jovelina Fernandes dos; RODRIGUES, Alba Rejane Gomes de M. Características epidemiológicas dos casos de violência nas escolas brasileiras. In: I CONGRESSO BRASILEIRO EM VIOLÊNCIA NA PERSPECTIVA DA SAÚDE PÚBLICA: EXPERIÊNCIAS E DESAFIOS & CONGRESSO REGIONAL EM VIOLÊNCIA NA VELHICE: ABORDAGEM EM SAÚDE PÚBLICA, 1., 2017. Anais [...].Cajazeiras-PB, 2017. ISSN: 2594-8954. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38480pt_BR
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CARACTERÍSTICAS EPIDEMIOLÓGICAS DOS CASOS DE VIOLÊNCIA NAS ESCOLAS BRASILEIRAS - I CONGRESSO BRA. EM VIOLÊNCIA UFCG 2017.pdfCaracterísticas epidemiológicas dos casos de violência nas escolas brasileiras. - I Congresso BRA. em Violência UFCG 2017.122.74 kBAdobe PDFView/Open


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