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DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor1 | TEMOTEO, Rayrla Cristina de Abreu. | - |
dc.description.resumo | INTRODUÇÃO: O estado brasileiro está sendo marcado fortemente pelo aumento do número de idosos. Considerando que o envelhecer não esteja restrito ao aparecimento de doenças e incapacidades, preocupa-se especialmente com as doenças crônico-degenerativas. Ao tratar-se da capacidade cognitiva, um dos meios que levam há um olhar clínico especial e que auxilia em diagnósticos é a utilização do Mini Exame do Estado Mental (MEEM), que tem por finalidade avaliar o estado mental. OBJETIVO: o presente estudo tem por objetivo relatar a experiência da avaliação cognitiva de idosos institucionalizados e não institucionalizados. METODOLOGIA: Trata-se de um estudo do tipo relato de experiência realizado em uma Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI) e em condomínio fechado para idosos, por discentes do sétimo período do curso de Enfermagem. O instrumento escolhido para ser aplicado com os idosos, estava relacionado à capacidade cognitiva, na qual optou-se o uso do Mini Exame do Estado Mental (MEEM). RESULTADOS: Identificou-se limitações da capacidade cognitiva quando aplicado o Mini Exame do Estado Mental (MEEM). O idoso que reside no condomínio fechado obteve escore maior com resultados satisfatórios em comparação ao outro idoso residente em ILPI. Avaliou-se pelos alunos a forma pela qual os idosos se esforçavam em responder as questões, sendo perceptível o déficit na compreensão das perguntas e nas respostas do idoso institucionalizado por meio do relato verbal. Evidenciou-se a qualidade de vida, do idoso residente no condomínio fechado, contrastando com o idoso da ILPI, este que antes, durante e após aplicação do mini exame, demonstrou por meio dos relatos e atos perda progressiva das funções antes praticadas quando residiam em suas casas, em decorrência da monotonia do dia a dia. DISCUSSÃO: O Mini Exame do Estado Mental (MEEM) possui vasta aplicabilidade mundialmente, tem por finalidade ser um teste de rastreio cognitivo que pode ser utilizado com pessoas adultas e idosos. De fato, deve ser levado em consideração o quão diverso são os níveis de instrução das pessoas no Brasil, configurando um cenário educacional heterogêneo da população idosa, que em sua média não ultrapassa de 10 anos de estudos. É necessário e importante ações que promovam a manutenção da cognição, fortalecendo a autonomia e independência do idoso e a sua estimulação para prevenir e diminuir os avanços de degeneração do cérebro. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Portanto busca-se por meio dos instrumentos avaliativos das condições de saúde dos idosos, fornecer condições de vida favoráveis e saudáveis com a propositura de aumento da expectativa de vida, redução de gastos na saúde pública e redução no aparecimento das demências, embora que a assistência não restrinja-se somente um sistema do corpo humano, mas que os idosos sejam, especialmente, assistidos em sua integralidade e multidimensionalidade. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Saúde. | pt_BR |
dc.citation.issue | 1 | pt_BR |
dc.title | Avaliação da capacidade cognitiva de idosos institucionalizados e não institucionalizados: relato de experiência. | pt_BR |
dc.date.issued | 2017 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38420 | - |
dc.date.accessioned | 2024-10-11T17:58:54Z | - |
dc.date.available | 2024-10-11 | - |
dc.date.available | 2024-10-11T17:58:54Z | - |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.subject | Idosos institucionalizados | pt_BR |
dc.subject | Idosos não institucionalizados | pt_BR |
dc.subject | Pessoa idosa | pt_BR |
dc.subject | Capacidade cognitiva - idosos | pt_BR |
dc.subject | Avaliação da capacidade cognitiva - idosos | pt_BR |
dc.subject | Cognição - idosos | pt_BR |
dc.subject | Relato de experiência | pt_BR |
dc.subject | Institutionalized elderly | pt_BR |
dc.subject | Non-institutionalized elderly | pt_BR |
dc.subject | Elderly person | pt_BR |
dc.subject | Cognitive capacity - elderly | pt_BR |
dc.subject | Assessment of cognitive capacity - elderly | pt_BR |
dc.subject | Cognition - elderly | pt_BR |
dc.subject | Experience report | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | LEANDRO, Geísa Batista. | - |
dc.creator | BRITO, Paloma Karen Holanda. | - |
dc.creator | BATISTA, Irislândia de Oliveira. | - |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | Assessment of the cognitive capacity of institutionalized and non-institutionalized elderly people: experience report. | pt_BR |
dc.identifier.citation | LEANDRO, Geísa Batista; BRITO, Paloma Karen Holanda; BATISTA, Irislândia de Oliveira; TEMOTEO, Rayrla Cristina de Abreu. Avaliação da capacidade cognitiva de idosos institucionalizados e não institucionalizados: relato de experiência. In: I CONGRESSO BRASILEIRO EM VIOLÊNCIA NA PERSPECTIVA DA SAÚDE PÚBLICA: EXPERIÊNCIAS E DESAFIOS & CONGRESSO REGIONAL EM VIOLÊNCIA NA VELHICE: ABORDAGEM EM SAÚDE PÚBLICA, 1., 2017. Anais [...].Cajazeiras-PB, 2017. ISSN: 2594-8954. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38420 | pt_BR |
Appears in Collections: | I Congresso Brasileiro em Violência na Perspectiva da Saúde Pública - Artigos |
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AVALIAÇÃO DA CAPACIDADE COGNITIVA DE IDOSOS INSTITUCIONALIZADOS - I CONGRESSO BRA. EM VIOLÊNCIA UFCG 2017.pdf | Avaliação da capacidade cognitiva de idosos institucionalizados e não institucionalizados: relato de experiência. - I Congresso BRA. em Violência UFCG 2017. | 254.75 kB | Adobe PDF | View/Open |
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