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dc.contributor.advisor1TEMOTEO, Rayrla Cristina de Abreu.-
dc.description.resumoINTRODUÇÃO: O estado brasileiro está sendo marcado fortemente pelo aumento do número de idosos. Considerando que o envelhecer não esteja restrito ao aparecimento de doenças e incapacidades, preocupa-se especialmente com as doenças crônico-degenerativas. Ao tratar-se da capacidade cognitiva, um dos meios que levam há um olhar clínico especial e que auxilia em diagnósticos é a utilização do Mini Exame do Estado Mental (MEEM), que tem por finalidade avaliar o estado mental. OBJETIVO: o presente estudo tem por objetivo relatar a experiência da avaliação cognitiva de idosos institucionalizados e não institucionalizados. METODOLOGIA: Trata-se de um estudo do tipo relato de experiência realizado em uma Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI) e em condomínio fechado para idosos, por discentes do sétimo período do curso de Enfermagem. O instrumento escolhido para ser aplicado com os idosos, estava relacionado à capacidade cognitiva, na qual optou-se o uso do Mini Exame do Estado Mental (MEEM). RESULTADOS: Identificou-se limitações da capacidade cognitiva quando aplicado o Mini Exame do Estado Mental (MEEM). O idoso que reside no condomínio fechado obteve escore maior com resultados satisfatórios em comparação ao outro idoso residente em ILPI. Avaliou-se pelos alunos a forma pela qual os idosos se esforçavam em responder as questões, sendo perceptível o déficit na compreensão das perguntas e nas respostas do idoso institucionalizado por meio do relato verbal. Evidenciou-se a qualidade de vida, do idoso residente no condomínio fechado, contrastando com o idoso da ILPI, este que antes, durante e após aplicação do mini exame, demonstrou por meio dos relatos e atos perda progressiva das funções antes praticadas quando residiam em suas casas, em decorrência da monotonia do dia a dia. DISCUSSÃO: O Mini Exame do Estado Mental (MEEM) possui vasta aplicabilidade mundialmente, tem por finalidade ser um teste de rastreio cognitivo que pode ser utilizado com pessoas adultas e idosos. De fato, deve ser levado em consideração o quão diverso são os níveis de instrução das pessoas no Brasil, configurando um cenário educacional heterogêneo da população idosa, que em sua média não ultrapassa de 10 anos de estudos. É necessário e importante ações que promovam a manutenção da cognição, fortalecendo a autonomia e independência do idoso e a sua estimulação para prevenir e diminuir os avanços de degeneração do cérebro. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Portanto busca-se por meio dos instrumentos avaliativos das condições de saúde dos idosos, fornecer condições de vida favoráveis e saudáveis com a propositura de aumento da expectativa de vida, redução de gastos na saúde pública e redução no aparecimento das demências, embora que a assistência não restrinja-se somente um sistema do corpo humano, mas que os idosos sejam, especialmente, assistidos em sua integralidade e multidimensionalidade.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqSaúde.pt_BR
dc.citation.issue1pt_BR
dc.titleAvaliação da capacidade cognitiva de idosos institucionalizados e não institucionalizados: relato de experiência.pt_BR
dc.date.issued2017-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38420-
dc.date.accessioned2024-10-11T17:58:54Z-
dc.date.available2024-10-11-
dc.date.available2024-10-11T17:58:54Z-
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.subjectIdosos institucionalizadospt_BR
dc.subjectIdosos não institucionalizadospt_BR
dc.subjectPessoa idosapt_BR
dc.subjectCapacidade cognitiva - idosospt_BR
dc.subjectAvaliação da capacidade cognitiva - idosospt_BR
dc.subjectCognição - idosospt_BR
dc.subjectRelato de experiênciapt_BR
dc.subjectInstitutionalized elderlypt_BR
dc.subjectNon-institutionalized elderlypt_BR
dc.subjectElderly personpt_BR
dc.subjectCognitive capacity - elderlypt_BR
dc.subjectAssessment of cognitive capacity - elderlypt_BR
dc.subjectCognition - elderlypt_BR
dc.subjectExperience reportpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorLEANDRO, Geísa Batista.-
dc.creatorBRITO, Paloma Karen Holanda.-
dc.creatorBATISTA, Irislândia de Oliveira.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeAssessment of the cognitive capacity of institutionalized and non-institutionalized elderly people: experience report.pt_BR
dc.identifier.citationLEANDRO, Geísa Batista; BRITO, Paloma Karen Holanda; BATISTA, Irislândia de Oliveira; TEMOTEO, Rayrla Cristina de Abreu. Avaliação da capacidade cognitiva de idosos institucionalizados e não institucionalizados: relato de experiência. In: I CONGRESSO BRASILEIRO EM VIOLÊNCIA NA PERSPECTIVA DA SAÚDE PÚBLICA: EXPERIÊNCIAS E DESAFIOS & CONGRESSO REGIONAL EM VIOLÊNCIA NA VELHICE: ABORDAGEM EM SAÚDE PÚBLICA, 1., 2017. Anais [...].Cajazeiras-PB, 2017. ISSN: 2594-8954. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38420pt_BR
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AVALIAÇÃO DA CAPACIDADE COGNITIVA DE IDOSOS INSTITUCIONALIZADOS - I CONGRESSO BRA. EM VIOLÊNCIA UFCG 2017.pdfAvaliação da capacidade cognitiva de idosos institucionalizados e não institucionalizados: relato de experiência. - I Congresso BRA. em Violência UFCG 2017.254.75 kBAdobe PDFView/Open


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