Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38413
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1FERNANDES, Claúdia Maria.-
dc.description.resumoA violência é um evento que ocorre de maneira constante em nosso país que causa inúmeras consequências principalmente entre os jovens, sendo considerado um problema de saúde pública. A violência escolar é demonstrada por meio de indisciplina, agressões e ofensas, sendo presente neste ambiente o bullying, que consiste na violência física ou psicológica praticada de forma individualizada ou em grupos com o intuito de denegrir e prejudicar o outro, geralmente uma pessoa mais vulnerável. A problemática da violência atinge todos os públicos em geral, sendo de abordagem necessária para todas as faixas etárias, em especial com os adolescentes no ambiente escolar, devido a alta incidência de casos. No combate à estes eventos, o enfermeiro assume um importante papel na sensibilização dos indivíduos, família e comunidade permitindo uma identificação precoce dos fatores de risco e atos ligados à violência. Objetivou-se relatar a experiência dos acadêmicos do curso de graduação em enfermagem acerca da abordagem sobre a violência entre adolescentes em um Centro de Atenção Integral a Crianças e Adolescentes no alto sertão paraibano. Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, realizado pelos acadêmicos do curso de enfermagem de uma universidade pública durante uma aula prática da disciplina enfermagem em saúde da criança e do adolescente. Foi realizada uma abordagem sobre os diversos tipos de violência, com ênfase no bullying, por meio de uma conversa interativa, sendo esta discussão complementada por meio de um jogo educativo e os conhecimentos expressados em uma cartolina. Foi notório, durante a atividade, que os participantes mostraram grande interesse sobre o assunto e participando de forma ativa, fazendo comentários, expressando seus conhecimentos prévios e relatando que o bullying estava presente no cotidiano na escola, sendo um evento que acontecia com indivíduos que eram considerados diferentes perante os agressores, dessa forma, observa-se que o preconceito apresenta-se como um fator gerador de violência destes ambientes. O perigo e a gravidade destes acontecimentos foram enfatizados a fim de sensibilizar os adolescentes sobre as consequências geradas, abordando medidas e ações de prevenção e combate além do problema do bullying, o cyberbullying. . Após a discussão do tema, foi proposto um jogo de perguntas com intuito de mensurar os conhecimentos e realizar um momento lúdico e a expressão de conhecimento na cartolina, com finalidade de proporcionar uma construção coletiva do saber. Conclui-se que essa temática sobre o bullying necessita de uma abordagem mais ampla, devido sua alta frequência no ambiente escolar, sendo importante um posicionamento do profissional enfermeiro frente à realização ações de educação em saúde com adolescentes a respeito da violência.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqSaúde.pt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.citation.issue1pt_BR
dc.titleViolência e bullying na escola: uma conversa entre acadêmicos e adolescentes.pt_BR
dc.date.issued2017-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38413-
dc.date.accessioned2024-10-10T22:49:11Z-
dc.date.available2024-10-10-
dc.date.available2024-10-10T22:49:11Z-
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.subjectViolência na escolapt_BR
dc.subjectBullying na escolapt_BR
dc.subjectEnfermagempt_BR
dc.subjectEducação em saúdept_BR
dc.subjectViolence in schoolspt_BR
dc.subjectBullying in schoolspt_BR
dc.subjectNursingpt_BR
dc.subjectHealth educationpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorARAÚJO, Poliana Carla Batista de.-
dc.creatorPAMPLONA, Mário Hélio Antunes.-
dc.creatorSARMENTO, Wagner Maciel.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeViolence and bullying at school: a conversation between academics and adolescents.pt_BR
dc.identifier.citationARAÚJO, Poliana Carla Batista de; PAMPLONA, Mário Hélio Antunes; SARMENTO, Wagner Maciel; FERNANDES, Claúdia Maria. Violência e bullying na escola: uma conversa entre acadêmicos e adolescentes. In: I CONGRESSO BRASILEIRO EM VIOLÊNCIA NA PERSPECTIVA DA SAÚDE PÚBLICA: EXPERIÊNCIAS E DESAFIOS & CONGRESSO REGIONAL EM VIOLÊNCIA NA VELHICE: ABORDAGEM EM SAÚDE PÚBLICA, 1., 2017. Anais [...].Cajazeiras-PB, 2017. ISSN: 2594-8954. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38413pt_BR
Appears in Collections:I Congresso Brasileiro em Violência na Perspectiva da Saúde Pública - Artigos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
VIOLÊNCIA E BULLYING NA ESCOLA UMA CONVERSA ENTRE ACADÊMICOS E ADOLESCENTES - I CONGRESSO BRA. EM VIOLÊNCIA UFCG 2017.pdfViolência e bullying na escola: uma conversa entre acadêmicos e adolescentes. - I Congresso BRA. em Violência UFCG 2017.164.37 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.