Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38384
Title: A Educação popular na comunidade eclesial de base de São Tomé II e o estímulo à Tecnologia Social dos bancos de Sementes.
Other Titles: Popular Education in the ecclesial base community of São Tomé II and the encouragement of Social Technology in Seed Banks.
???metadata.dc.creator???: SANTOS, Antoniel Batista dos.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: VITAL, Adriana de Fátima Meira.
???metadata.dc.contributor.referee1???: LIMA, Norma Maria Oliveira.
???metadata.dc.contributor.referee2???: SILVA, Crislene Rodrigues Morais da.
Keywords: Educação popular;Comunidade Eclesial de Base de São Tomé II;Tecnologia social;Banco de sementes;Teologia da libertação;Catolicismo;São Sebastião de Lagoa de Roça – PB;Alagoa Nova – PB;Campanhas da Fraternidade – Igreja católica;Popular education;Ecclesial Base Community of São Tomé II;Social technology;Seed bank;Liberation theology;Catholicism;Fraternal Campaigns – Catholic Church
Issue Date: 2017
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SANTOS, Antoniel Batista dos. A Educação popular na comunidade eclesial de base de São Tomé II e o estímulo à Tecnologia Social dos bancos de Sementes. 2017. 67f. Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia (Curso de Especialização em Educação de Jovens e Adultos com Ênfase em Economia Solidária para Convivência com o Semiárido) - Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba – Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38384
???metadata.dc.description.resumo???: Considerando os desafios e as influências do atual contexto social, ambiental, cultural, político e econômico e a importância das novas tecnologias sociais para minimizar problemas externalizados pelas sociedades, o trabalho analisa o desenvolvimento de tecnologias sociais e como estas podem influenciar a sustentabilidade socioeconômica das coletividades locais em situação de vulnerabilidade social no município de São Sebastião de Lagoa de Roça e Alagoa Nova – Paraíba, a partir da contribuição das Campanhas da Fraternidade, dentro das ações da doutrina social da Igreja permeada pela Teologia da Libertação e seu alcance predominante nas Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) muito influentes na motivação dos fiéis católicos para a luta sócio-politica da sociedade. A Educação Popular, realizada pelas lideranças religiosas, como até mesmo por leigos (agentes de pastorais), constava em promover encontros formativos (não formais ou institucionalizados) e uma maior conscientização do protagonismo da pessoa humana. Dentre essas ações estavam os estudos bíblicos, baseados em passagens bíblicas que evidenciava o olhar misericordioso de Deus para com os filhos, de modo especial para com os pobres. E o método própria da Igreja para chegar a educação popular segue três ações basilares: “VER, JULGAR e AGIR. Já na metodologia adotada própria para nosso trabalho monográfico foi adotado o estudo de caso e constou de levantamento de dados junto à comunidade escolhida, além de entrevistas com os agricultores ‘guardiões das sementes’. Percebeu-se que os ajustamentos dos atores sociais às suas experiências de vida e contextos locais visam à melhoria da vida eclesial e social na sua prática cotidiana.
Abstract: Considering the challenges and influences of the current social, environmental, cultural, political and economic context and the importance of new social technologies to minimize problems outsourced by societies, the paper analyzes the development of social technologies and how these can influence the socioeconomic sustainability of collectivities places in a situation of social vulnerability in the municipality of. with the contribution of the Campaigns of the Fraternity, within the actions of the social doctrine of the Church permeated by Liberation Theology and its predominant reach in the Ecclesial Communities (CEBs) very influential in the motivation of the Catholic faithful for the sociopolitical struggle of society. Popular education, carried out by religious leaders, and even by lay people (pastoral agents), consisted in promoting formative meetings (non-formal or institutionalized) and a greater awareness of the leading role of the human person. Among these actions were the biblical studies, based on biblical passages that showed the merciful look of God towards the children, especially towards the poor. And the Church's own method of reaching popular education follows three basic actions: "SEE , JUDGE and ACT. The methodology adopted was a case study and consisted of data collection with the chosen community, as well as interviews with farmers 'seed guardians'. It was noticed that the adjustments of the social actors to their experiences of life and local contexts aim at the improvement of the ecclesial and social life in their daily practice.
Keywords: Educação popular
Comunidade Eclesial de Base de São Tomé II
Tecnologia social
Banco de sementes
Teologia da libertação
Catolicismo
São Sebastião de Lagoa de Roça – PB
Alagoa Nova – PB
Campanhas da Fraternidade – Igreja católica
Popular education
Ecclesial Base Community of São Tomé II
Social technology
Seed bank
Liberation theology
Catholicism
Fraternal Campaigns – Catholic Church
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38384
Appears in Collections:Curso de Esp. em Educação de Jovens e Adultos com Ênfase em Economia Solidária no Semiárido Paraibano. Polo I - CG - PB

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ANTONIEL BATISTA DOS SANTOS - TCC EJA ECOSOL CCT 2017.pdfAntoniel Batista dos Santos. - TCC EJA ECOSOL CCT 20173.29 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.