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http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38381
Title: | Antes da lei: a luta histórica dos movimentos negros pela obrigatoriedade do ensino de história e cultura afro-brasileira e africana (1982-1992). |
Other Titles: | Before the law: the historical struggle of black movements for the mandatory teaching of Afro-Brazilian and African history and culture (1982-1992). |
???metadata.dc.creator???: | LIMA, Érica Melo. |
???metadata.dc.contributor.advisor1???: | AIRES, José Luciano de Queiroz. |
???metadata.dc.contributor.referee1???: | CORDÃO, Michelly Pereira de Sousa. |
???metadata.dc.contributor.referee2???: | OLIVEIRA, Ariosválber de Souza. |
Keywords: | Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana;Movimento Negro;Cultura Afro-Brasileira;Debate Político;Lei N. 10.639/2003;Teaching Afro-Brazilian and African History and Culture;Black Movement;Afro-Brazilian Culture;Political Debate;Law N. 10.639/2003 |
Issue Date: | 2024 |
Publisher: | Universidade Federal de Campina Grande |
Citation: | LIMA, Érica Melo. Antes da lei: a luta histórica dos movimentos negros pela obrigatoriedade do ensino de história e cultura afro-brasileira e africana (1982-1992). 2024. 88 f. Monografia (Licenciatura em História) - Universidade Federal de Campina Grande, Centro de Humanidades, Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2024. |
???metadata.dc.description.resumo???: | A partir de uma luta política histórica, o movimento negro conseguiu a obrigatoriedade do ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana nos currículos da educação básica e superior, formalizada pela Lei 10.639/2003. Esta demanda já era pauta desde 1930, e ganhou mais impacto a partir de 1982, com a reorganização do Movimento Negro no MNU e o processo de “redemocratização”. Porém, apesar da dívida histórica do Estado brasileiro com a comunidade negra, a obrigatoriedade do ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana não se deu de forma pacífica e “unânime”. Portanto, este trabalho tem como objetivo geral analisar as condições históricas que condicionaram à inserção da História e Cultura Afrobrasileira nos currículos da educação brasileira, entre 1982 e 1992, na chave do materialismo histórico e dialético, utilizando como fontes principais discursos de reuniões da Assembleia Nacional Constituinte, das reuniões da Câmara dos deputados e fontes complementares de textos jornalísticos. A hipótese central é de que esse grupo racial dominante utilizou o “mito”da democracia racial e “tese” da harmonia entre as raças como uma forma de frear os avanços legais da comunidade negra na luta por igualdade e na pauta da obrigatoriedade do ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. |
Abstract: | Based on a historic political struggle, the black movement achieved the mandatory teaching of Afro-Brazilian and African History and Culture in basic and higher education curricula, formalized by Law 10,639/2003. This demand had been on the agenda since 1930, and gained more impact from 1982, with the reorganization of the Black Movement in the MNU and the “redemocratization” process. However, despite the historical debt of the Brazilian State to the black community, the mandatory teaching of Afro-Brazilian and African History and Culture did not occur peacefully and “unanimously”. Therefore, this work has the general objective of analyzing the historical conditions that conditioned the insertion of Afro-Brazilian History and Culture in Brazilian education curricula, between 1982 and 1992, in the key of historical and dialectical materialism, using as main sources speeches from meetings of the National Constituent Assembly, meetings of the Chamber of Deputies and complementary sources of journalistic texts. The central hypothesis is that this dominant racial group used the “myth” of racial democracy and the “thesis” of harmony between the races as a way of stopping the legal advances of the black community in the fight for equality and in the agenda of mandatory teaching of Afro-Brazilian and African History and Culture. |
Keywords: | Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana Movimento Negro Cultura Afro-Brasileira Debate Político Lei N. 10.639/2003 Teaching Afro-Brazilian and African History and Culture Black Movement Afro-Brazilian Culture Political Debate Law N. 10.639/2003 |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | História |
URI: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38381 |
Appears in Collections: | Curso de Licenciatura em História - CH - Monografias |
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