Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38356
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDRIBEIRO, V. T. R.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9575643413286948pt_BR
dc.contributor.advisor1MONGIOVI, Melina.
dc.contributor.advisor1IDMONGIOVI, M.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7535849756393864pt_BR
dc.contributor.referee1MOURA, José Antão Beltrão.
dc.contributor.referee1IDMOURA, J. A. B.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3572375884177951pt_BR
dc.contributor.referee2BRASILEIRO, Francisco Vilar.
dc.contributor.referee2IDBRASILEIRO, F. V.pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5957855817378897pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho busca compreender se a utilização de tags do Google Tag Manager (GTM) interfere na performance de um e-commerce perfeitamente otimizado. Inicialmente, será analisado o conceito de performance, de tags, de GTM, bem como sua importância no contexto de um e-commerce. Em seguida, para alcançar os objetivos propostos, foram conduzidas análises de performance em um e-commerce otimizado sob três cenários distintos: sem o uso de tags, com a utilização das tags do GTM e com utilização de tags robustas do GTM. Em todos os cenários, foram excluídos os outliers na análise, com o objetivo de afastar possíveis inconsistências nos resultados. Os resultados demonstram que houve uma tendência de queda na performance à medida que a complexidade das tags aumenta. Constatou-se que a implementação de tags do GTM, embora útil para o rastreamento de dados, pode ter um impacto negativo na performance do site se não for gerenciada corretamente. Por causa disso, atestou-se que no contexto de e-commerce esse processo envolve tomar decisões estratégicas sobre quais tags são realmente necessárias e como podem ser implementadas de forma a minimizar seu impacto na performance do site, garantindo, ao mesmo tempo, uma experiência positiva para o usuário.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Engenharia Elétrica e Informática - CEEIpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqCiência da Computaçãopt_BR
dc.titleO impacto do uso de tags de rastreamento na performance de um E-commerce.pt_BR
dc.date.issued2024-05-15
dc.description.abstractThis paper seeks to understand whether the use of Google Tag Manager (GTM) tags interferes the performance of a perfectly optimized e-commerce site. Initially, the concept of performance, tags, GTM, and their importance in the context of an e-commerce will be analyzed. Then, to achieve the proposed objectives, performance analyses were conducted on an optimized e-commerce under three distinct scenarios: without the use of tags, with the use of GTM tags, and with the use of robust GTM tags. In all scenarios, outliers were excluded from the analysis, with the aim of eliminating possible inconsistencies in the results. The results show that there was a trend of performance decline as the complexity of the tags increases. It was found that the implementation of GTM tags, although useful for data tracking, can have a negative impact on site performance if not managed correctly. Because of this, it was asserted that in the context of e-commerce this process involves making strategic decisions about which tags are really necessary and how they can be implemented in a way to minimize their impact on site performance, while at the same time, ensuring a positive experience for the user.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38356
dc.date.accessioned2024-10-08T17:38:04Z
dc.date.available2024-10-08
dc.date.available2024-10-08T17:38:04Z
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectE-commercept_BR
dc.subjectPerformancept_BR
dc.subjectGoogle Tag Managerpt_BR
dc.subjectExperiëncia do usuáriopt_BR
dc.subjectUser experiencept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorRIBEIRO, Vinicius Trindade Rocha.
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe impact of using tracking tags on the performance of an E-commerce.pt_BR
dc.identifier.citationRIBEIRO, Vinicius Trindade Rocha. O impacto do uso de tags de rastreamento na performance de um E-commerce. 2024. 12 f. Artigo (Bacharelado em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Campina Grande, Centro de Engenharia Elétrica e Informática, Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2024. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38356pt_BR
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo - Ciência da Computação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
VINICIUS TRINDADE ROCHA RIBEIRO-ARTIGO-CEEI-CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO (2024).pdf263.85 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.