Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38344
Title: | Análise da percepção sobre a biodiversidade do bioma caatinga por alunos de uma escola no município de Sumé, Paraíba. |
Other Titles: | Analysis of the perception of biodiversity in the caatinga biome by students at a school in the municipality of Sumé, Paraíba. |
???metadata.dc.creator???: | ALMEIDA, Romário de Sousa. GOMES, Azenate Campos. MARQUES, Valdeilson Estevão. LACERDA, Alecksandra Vieira de. |
Keywords: | Percepção ambiental;Estudo de percepção;Biodiversidade - bioma caatinga;Bioma caatinga;Escola Agrotécnica Deputado Evaldo Gonçalves de Queiroz - Sumé - PB;Environmental perception;Perception study;Biodiversity - Caatinga biome;Caatinga biome;Deputy Evaldo Gonçalves de Queiroz Agricultural School - Sumé - PB;Brazilian semi-arid region |
Issue Date: | 2021 |
Publisher: | Universidade Federal de Campina Grande |
Citation: | ALMEIDA, Romário de Sousa; GOMES, Azenate Campos; MARQUES, Valdeilson Estevão; LACERDA, Alecksandra Vieira de. Análise da percepção sobre a biodiversidade do bioma caatinga por alunos de uma escola no município de Sumé, Paraíba. In: A Conferência da Terra - Fórum Internacional do Meio Ambiente, 2021, João Pessoa. TERRA - Educação Ambiental, Produção e Consumo. Barlavento: Ituiutaba - MG, 2021. v. 1. p. 750-762. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38344 |
???metadata.dc.description.resumo???: | Objetivou-se neste trabalho avaliar a percepção sobre a diversidade biológica da Caatinga em uma Escola do Município de Sumé no Cariri paraibano. A unidade escolar selecionada foi a Agrotécnica Deputado Evaldo Gonçalves de Queiroz. Foram realizadas pesquisas bibliográficas, registro fotográfico, visitas in loco, e aplicação de questionários e entrevistas semiestruturadas aos alunos do Ensino Fundamental. Os dados foram tabulados em planilha do Excel 2018® e analisados de forma qualitativa e quantitativa. A maior parte das turmas afirmaram que conhecem as plantas do Bioma. A frequência de citação relativa dos alunos que conhecem as plantas variou de 79,17 a 93,33% para as turmas do 6º ano A, 7º ano A e B, e 8º ano B. Os alunos apresentaram menos conhecimento sobre as espécies animais em relação a flora. Na turma do 6º ano C, apenas metade da turma afirmou conhecer as espécies vegetais e 83,33% dos alunos afirmaram não conhecer nenhum animal da Caatinga. A maioria dos alunos das turmas do 6º ano A e 7º ano B, destacaram que as espécies introduzidas no Bioma têm a mesma importância em relação as nativas desses espaços. 44,44% e 53,33% dos alunos do 6º ano C e 8º ano B respectivamente não souberam opinar sobre a importância dessas espécies. Em todas as turmas analisadas, a maioria dos alunos reconhecem a importância dos recursos naturais pertencentes a Caatinga. Contudo, torna-se necessário o desenvolvimento de estratégias metodológicas de ensino-aprendizagem que abranjam os fatores relacionados ao meio ambiente, a fauna e a flora, com vistas a sustentabilidade regional. |
Abstract: | The objective of this study was to evaluate the perception of the Caatinga's biological diversity in a school in the municipality of Sumé in Cariri, Paraíba. The selected school unit was Agrotécnica Deputado Evaldo Gonçalves de Queiroz. Bibliographic searches, photographic records, on-site visits, and application of questionnaires and semi-structured interviews to Elementary School students were carried out. The data were tabulated in an Excel 2018® spreadsheet and analyzed qualitatively and quantitatively. Most classes stated that they know the plants in the Biome. The frequency of relative citation of students who know the plants ranged from 79.17 to 93.33% for classes in 6th grade A, 7th grade A and B, and 8th grade B. The students had less knowledge about animal species in relation to flora. In the 6th grade C class, only half of the class claimed to know the plant species and 83.33% of the students said they did not know any animal from the Caatinga. Most students in the 6th grade A and 7th grade B classes highlighted that the species introduced in the Biome have the same importance in relation to those native to these spaces. 44.44% and 53.33% of 6th grade C and 8th grade B students respectively did not know how to express their opinion on the importance of these species. In all classes analyzed, most students recognize the importance of natural resources belonging to Caatinga. However, it is necessary to develop teaching-learning methodological strategies that cover factors related to the environment, fauna and flora, with a view to regional sustainability. |
Keywords: | Percepção ambiental Estudo de percepção Biodiversidade - bioma caatinga Bioma caatinga Escola Agrotécnica Deputado Evaldo Gonçalves de Queiroz - Sumé - PB Environmental perception Perception study Biodiversity - Caatinga biome Caatinga biome Deputy Evaldo Gonçalves de Queiroz Agricultural School - Sumé - PB Brazilian semi-arid region |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | Educação. |
URI: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38344 |
Appears in Collections: | Anais de Eventos Científicos - Artigos - CDSA |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ANÁLISE DA PERCEPÇÃO SOBRE A BIODIVRSIDADE - ANAIS DE EVENTO CDSA 2021.pdf | Análise da percepção sobre a biodiversidade do bioma caatinga por alunos de uma escola no município de Sumé, Paraíba. - Anais de Evento CDSA 2021. | 2.2 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.