Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38343
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.description.resumoA crescente degradação nos sistemas naturais tem ampliado o foco de discussão em diversos trabalhos, principalmente no que diz respeito ao papel da sociedade na intensificação dessa problemática. A ação predatória de modelos urbano-industrial tem gerado ao longo dos anos impactos que envolvem a escala ambiental e social. Além disso, a falta de conhecimento das comunidades em relação ao ambiente, a fauna, a flora e aos ecossistemas, têm sido um fator preocupante. Nesse sentido, objetivou-se verificar o nível de conhecimento dos alunos sobre o Bioma Caatinga em escola do município de Sumé no Semiárido paraibano. A escola selecionada para realização dos trabalhos foi a UMEIEF Maria Leite Rafael. Foram executados pesquisa bibliográfica, registro fotográfico, visitas in loco, questionários e entrevistas semiestruturadas aplicadas aos alunos do Ensino Fundamental I. Os dados foram tabulados em planilha do Excel 2018® e analisados de forma qualitativa e quantitativa. Os alunos do 5º ano A demonstraram conhecer a biodiversidade do Bioma Caatinga ao citarem várias espécies de animais e plantas que compõem essa região, além de terem ciência da situação de degradação ao qual o mesmo se encontra e de considerarem importantes os recursos naturais da Caatinga. Entretanto, estes alunos desconhecem as problemáticas acarretadas pela introdução de espécies nos sistemas. As demais turmas, não tem ciência da situação do Bioma e também das consequências da inserção de espécies exóticas e invasora. Associado a isto possuem pouco conhecimento da diversidade e riqueza existente, além da relevância da Caatinga. Portanto, as resultantes geradas demonstram a relevância de ações voltadas para a ampliação da difusão do conhecimento como forma de subsidiar a implementação de estratégias de desenvolvimento e sustentabilidade regional.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.citation.issue6pt_BR
dc.titleA percepção de atores sociais sobre o bioma caatinga: subsídios para a sustentabilidade dos recursos naturais no município de Sumé, semiárido paraibano.pt_BR
dc.date.issued2020-
dc.description.abstractThe increasing degradation in natural systems has broadened the focus of discussion in several works, especially regarding the role of society in intensifying this problem. The predatory action of urban-industrial models has generated over the years impacts that involve the environmental and social scale. In addition, communities' lack of knowledge of the environment, fauna, flora and ecosystems has been a concern. In this sense, the objective was to verify the students' level of knowledge about the Caatinga Biome in a school in the city of Sumé, Paraíba Semiarid. The school selected for the work was UMEIEF Maria Leite Rafael. Bibliographic research, photographic record, on-site visits, questionnaires and semi-structured interviews were performed for elementary students. Data were tabulated in Excel 2018® spreadsheet and analyzed qualitatively and quantitatively. The students of the 5th grade A demonstrated to know the biodiversity of the Caatinga Biome by citing various species of animals and plants that make up this region, besides being aware of the degradation situation to which it is and considering the natural resources of Caatinga as important. However, these students are unaware of the problems posed by the introduction of species into systems. The other classes are not aware of the situation of the biome and also of the consequences of the insertion of exotic and invasive species. Associated with this they have little knowledge of the diversity and richness existing, besides the relevance of Caatinga. Therefore, the resulting results demonstrate the relevance of actions aimed at broadening the diffusion of knowledge as a way to support the implementation of regional development and sustainability strategies.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38343-
dc.date.accessioned2024-10-07T23:15:08Z-
dc.date.available2024-10-07-
dc.date.available2024-10-07T23:15:08Z-
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectBioma caatingapt_BR
dc.subjectSemiárido brasileiropt_BR
dc.subjectEscola Municipal Maria Leite Rafael - Sumé - PBpt_BR
dc.subjectDegradação ambientalpt_BR
dc.subjectRecursos naturaispt_BR
dc.subjectEnvironmental educationpt_BR
dc.subjectCaatinga biomept_BR
dc.subjectBrazilian semi-arid regionpt_BR
dc.subjectMaria Leite Rafael Municipal School - Sumé - PBpt_BR
dc.subjectEnvironmental degradationpt_BR
dc.subjectNatural resourcespt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorALMEIDA, Romário de Sousa.-
dc.creatorBRITO, Micilene Silva de.-
dc.creatorPIMENTEL, Aline Soares.-
dc.creatorLACERDA, Alecksandra Vieira de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe perception of social actors about the caatinga biome: subsidies for the sustainability of natural resources in the municipality of Sumé, semi-arid region of Paraíba.pt_BR
dc.identifier.citationALMEIDA, Romário de Sousa; BRITO, Micilene Silva de; PIMENTEL, Aline Soares; LACERDA, Alecksandra Vieira de. A percepção de atores sociais sobre o bioma caatinga: subsídios para a sustentabilidade dos recursos naturais no município de Sumé, semiárido paraibano. In: VI Congresso Nacional de Educação Ambiental - CNEA, 2020, João Pessoa. Educação Ambiental - o desenvolvimento sustentável na economia globalizada, 2020. v. 1. p. 1456-1467. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38343pt_BR
Appears in Collections:Anais de Eventos Científicos - Artigos - CDSA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
A PERCEPÇÃO DE ATORES SOCIAIS - ANAIS DE EVENTO CDSA 2020.pdfA percepção de atores sociais sobre o bioma caatinga: subsídios para a sustentabilidade dos recursos naturais no município de Sumé, semiárido paraibano. - Anais de Evento CDSA 2020.695.17 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.