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dc.description.resumoO papel do sagrado e a discussão sobre religião e religiosidades têm ganhado cada vez mais a atenção dos historiadores e a questão de uma religiosidade junto aos movimentos sociais tem sido temas de análises e discussões, entretanto a relação entre essa religiosidade e os movimentos sociais tem sido uma problemática para os estudiosos, assim como a própria forma como essa religiosidade é lida certamente aumenta tais problemas. No nosso caso a problemática é, como um autor marxista, numa obra que se tornou um clássico, percebeu, ou não, a religiosidade nos movimentos que analisou e qual o lugar que o místico ocupa em sua obra. Cangaceiros e Fanáticos é um livro póstumo, publicado após a morte de Rui Facó, em 1963, sendo produzido, pois ao longo da década de 50 , período em que a história do Brasil era pensada por vários ângulos ... a história era reconsiderada à luz de preocupações que divergiam conforme a interpretação que era feita por cada um de seus intérpretes. 2 Leandro Konder coloca que a variação da visão teórica dependia da opções teórico-filosóficas dos intelectuais, mas vale salientar que mesmo dentro das correntes teóricas que dominavam a década de 50 havia divergências até mesmo sobre a análise de uma mesma questão. O autor citado apresenta três tendências teóricas da década de 50: o conservadorismo, o nacional-desenvolvimentismo, e os marxistas.A primeira citada ele a define como comprometida com a direita brasileira; a nacional-desenvolvimentista produzia uma história ligada ao desenvolvimento do Brasil; enquanto ao marxismo alguns de seus intelectuais estavam ligados ao partido comunista o que gerou críticas que atribuíam ao mesmo um caráter alienante por usar a teoria marxista como forma de manipulação política. Tomando como base a teoria marxista foram publicados na década de 50 obras como Formação do Brasil Contemporâneo, de Caio Prado Júnior, e Formação Econômica do Brasil, de Celso Furtado. Rui Facó está incluído entre os autores marxistas dos anos 50, entretanto sua análise em Cangaceiros e Fanáticos não é puramente economicista. Em 1957 divergiu de Leôncio Basbaum quanto a interpretação da Proclamação da República. Enquanto para Leôncio Basbaum proclamação se deu sem a participação do povo, para Rui Facó o povo não só quis como apoiou a República. Em Cangaceiros e Fanáticos, a ideia do povo enquanto elemento ativo aparece bem: ... Canudos foi... um dos momentos culminantes da luta de libertação dos pobres do campo ... formidável potencial revolucionário existente no âmago das populações sertanejas ... .3pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqHistória.pt_BR
dc.citation.issue12pt_BR
dc.titleO lugar do místico em Cangaceiros e Fanáticos.pt_BR
dc.date.issued2006-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38282-
dc.date.accessioned2024-10-03T23:50:29Z-
dc.date.available2024-10-03-
dc.date.available2024-10-03T23:50:29Z-
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.subjectRui Facó - Cangaceiros e Fanáticos - 1963pt_BR
dc.subjectLivro Cangaceiros e Fanáticos - 1963pt_BR
dc.subjectCangaceiros e Fanáticos - 1963 - Rui Facópt_BR
dc.subjectReligiosidade - cangaçopt_BR
dc.subjectMístico - Cangaçopt_BR
dc.subjectHistória e Literaturapt_BR
dc.subjectCangaçopt_BR
dc.subjectRui Facó - Bandits and Fanatics - 1963pt_BR
dc.subjectBook Bandits and Fanatics - 1963pt_BR
dc.subjectBandits and Fanatics - 1963 - Rui Facópt_BR
dc.subjectReligiosity - banditrypt_BR
dc.subjectMysticism - Banditrypt_BR
dc.subjectHistory and Literaturept_BR
dc.subjectBanditrypt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorMORA, Andréa Batista de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe place of the mystic in Cangaceiros and Fanáticos.pt_BR
dc.identifier.citationMORA, Andréa Batista de. O lugar do místico em cangaceiros e fanáticos. In: XII ENCONTRO ESTADUAL DE HISTÓRIA DA ANPUH SEÇÃO PARAÍBA. Simpósio Temático 05: História local para além das fronteiras: fontes de pesquisa e metodologia aplicada. 12., 2006. Anais [...]. Cajazeiras - PB, 2006. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38282pt_BR
Appears in Collections:Simpósio Temático 05: História Para Além das Fronteiras Fontes de Pesquisa e Metodologia Aplicada

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O LUGAR DO MÍSTICO EM ‘CANGACEIROS E FANÁTICOS - ANAIS XII ENCONTRO EST. DE HISTÓRIA DA ANPUHPB ST05 2006.pdfO lugar do místico em Cangaceiros e Fanáticos. - Anais XII Encontro Est. de História da ANPUHPB ST05 2006.103.67 kBAdobe PDFView/Open


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