Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38230
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.description.resumoComo se fabrica um corpo? Esta é uma questão que vem aguçando meus sentidos. Foi no percurso da pesquisa sobre como se constituiu historicamente a imagem Paraíba, mulher macho que, um corpo no caminho, tal como a pedra do poema drummoniano, me fez parar e enfrentar essa questão, mesmo que de forma ainda tímida, diante da complexidade que o tema sugere. Procurei então olhar para este corpo como quem olha para uma enigmática cartografia, que parecendo difusa à primeira vista, traz em si, inscrita em seu tecido, todas as pistas, sinais, vetores de direção, para guiar. Mas, para onde mesmo? São muitas as direções possíveis, porém, muito mais que o porto, o lugar de ancoragem, da chegada ou da partida, hoje importa o movimento, o trajeto. Logo, é o que aqui estou querendo: olhar para o tracejado inscrito na pele deste corpo, caminhar nele, anotando as impressões de viagem. Para que estas não sejam aleatórias, faz-se necessário tomar alguns apoios, que serão utilizados no desenvolver da caminhada, sinalizando minhas opções diante das bifurcações, das possíveis encruzilhadas e rotas (des)encontradas. Sim, este corpo tem um nome: Anayde Beiriz - personagem polêmica na historiografia paraibana, relacionada a um dos temas mais debatidos na produção desta e na imprensa local, a chamada Revolução de 1930 e que, por esta razão, e por ser inspirado nela a protagonista do filme Parahyba, Mulher Macho, de Tizuka Yamazaki, tornou-se uma presença recorrente na minha pesquisa e, para a qual, confesso, não canso de olhar.4pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqHistória.pt_BR
dc.citation.issue12pt_BR
dc.titleDito, bendito e maldito: o corpo escrito de Anayde Beiriz.pt_BR
dc.date.issued2006-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38230-
dc.date.accessioned2024-10-02T16:32:18Z-
dc.date.available2024-10-02-
dc.date.available2024-10-02T16:32:18Z-
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.subjectAnayde Beirizpt_BR
dc.subjectParaíba mulher macho - imagempt_BR
dc.subjectRevolução de 1930 - Paraíbapt_BR
dc.subjectTizuka Yamazaki - Filme Parahyba Mulher Machopt_BR
dc.subjectFilme Paraíba Mulher Macho - Tizuka Yamazakipt_BR
dc.subjectCorpo - Anayde Beirizpt_BR
dc.subjectParaíba macho woman - imagept_BR
dc.subjectRevolution of 1930 - Paraíbapt_BR
dc.subjectTizuka Yamazaki - Parahyba Macho Woman Moviept_BR
dc.subjectParaíba Macho Woman Movie - Tizuka Yamazakipt_BR
dc.subjectBody - Anayde Beirizpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSILVA, Alômia Abrantes da.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeSaid, blessed and cursed: the written body of Anayde Beiriz.pt_BR
dc.identifier.citationSILVA, Alômia Abrantes da. Dito, bendito e maldito: o corpo escrito de Anayde Beiriz. In: XII ENCONTRO ESTADUAL DE HISTÓRIA DA ANPUH SEÇÃO PARAÍBA. Simpósio Temático 04: História cultural. 12., 2006. Anais [...]. Cajazeiras - PB, 2006. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38230pt_BR
Appears in Collections:Simpósio Temático 04: História Cultural

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DITO, BENDITO E MALDITO - ANAIS XII ENCONTRO EST. DE HISTÓRIA DA ANPUHPB ST04 2006.pdfDito, bendito e maldito: o corpo escrito de Anayde Beiriz. - Anais XII Encontro Est. de História da ANPUHPB ST04 2006.251.85 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.