Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38178
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.description.resumoPara iniciar esse complexo percurso, enveredaremos pelas imagens arquetípicas da mitologia greco-romana, como metáforas significativas para pensar os processos humanos de construção do conhecimento e as mediações educativas contemporâneas, através dos mitos de Cronos, Mnemosine, Clio e Prometeu. O recurso à mitologia apoia-se em Eliade (2002, p. 8), quando afirma que [...] o mito é ou foi, até recentemente vivo no sentido de que fornece os modelos para a conduta humana, conferindo, por isso mesmo, significação e valor à existência. Esse recurso simbólico tenta traduzir a relação entre a razão histórica e a temporalidade, uma vez que se trata dos mitos fundadores do mundo, ou da História do homem no mundo: ou seja, a relação entre Tempo, Memória, História e Trabalho. O mito é, nesse sentido, [...] a narrativa de uma criação: ele relata de que modo algo foi produzido e começou a ser (ELIADE, 2002, p. 11).pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqHistória.pt_BR
dc.citation.issue12pt_BR
dc.titleHistoriadores: os filhos que cronos não devorou (razão histórica e mediações educativas).pt_BR
dc.date.issued2006-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38178-
dc.date.accessioned2024-09-30T23:21:31Z-
dc.date.available2024-09-30-
dc.date.available2024-09-30T23:21:31Z-
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.subjectMitologia gregapt_BR
dc.subjectAlegorias do tempopt_BR
dc.subjectMitologia greco-romanapt_BR
dc.subjectMitos de cronospt_BR
dc.subjectMnemosine - mitopt_BR
dc.subjectClio e Prometeu - mitopt_BR
dc.subjectTempo e conhecimentopt_BR
dc.subjectCronospt_BR
dc.subjectGreek mythologypt_BR
dc.subjectAllegories of timept_BR
dc.subjectGreco-Roman mythologypt_BR
dc.subjectMyths of Chronospt_BR
dc.subjectMnemosyne - mythpt_BR
dc.subjectClio and Prometheus - mythpt_BR
dc.subjectTime and knowledgept_BR
dc.subjectChronospt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorNÁDER, Alexandre Antônio Gilí.-
dc.creatorSILVEIRA, Rosa Maria Godoy.-
dc.creatorCASTELO BRANCO, Uyguaciara Velôso.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeHistorians: the children that Cronus did not devour (historical reason and educational mediations).pt_BR
dc.identifier.citationNÁDER, Alexandre Antônio Gilí; SILVEIRA, Rosa Maria Godoy; CASTELO BRANCO, Uyguaciara Velôso. Historiadores: os filhos que cronos não devorou (razão histórica e mediações educativas). In: XII ENCONTRO ESTADUAL DE HISTÓRIA DA ANPUH SEÇÃO PARAÍBA. Simpósio Temático 02: História da educação no contexto da cultura histórica. 12., 2006. Anais [...]. Cajazeiras - PB, 2006. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38178pt_BR
Appears in Collections:Simpósio Temático 02: História da Educação no Contexto da Cultura Histórica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
HISTORIADORES OS FILHOS QUE CRONOS NÃO DEVOROU - ANAIS XII ENCONTRO EST. DE HISTÓRIA DA ANPUHPB ST02 2006.pdfHistoriadores: os filhos que cronos não devorou (razão histórica e mediações educativas). - Anais XII Encontro Est. de História da ANPUHPB ST02 2006.271.18 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.