Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38176
Title: | História cultural temática: uma experiência didático pedagógica no município de Queimadas - PB. |
Other Titles: | Thematic cultural history: a didactic-pedagogical experience in the municipality of Queimadas - PB. |
???metadata.dc.creator???: | DIAS, Aluska Targino. RODRIGUES, Anne Micheline Souza Gama. |
Keywords: | História cultural temática;Ensino de História - Queimadas - PB;Queimadas - PB - ensino de História;Experiência didático-pedagógica;Escola Estadual Ernesto Rego - Queimadas - PB;Thematic cultural history;History teaching - Queimadas - PB;Queimadas - PB - History teaching;Didactic-pedagogical experience;Ernesto Rego State School - Queimadas - PB |
Issue Date: | 2006 |
Publisher: | Universidade Federal de Campina Grande |
Citation: | DIAS, Aluska Targino; RODRIGUES, Anne Micheline Souza Gama. História cultural temática: uma experiência didático pedagógica no município de Queimadas - PB. In: XII ENCONTRO ESTADUAL DE HISTÓRIA DA ANPUH SEÇÃO PARAÍBA. Simpósio Temático 02: História da educação no contexto da cultura histórica. 12., 2006. Anais [...]. Cajazeiras - PB, 2006. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38176 |
???metadata.dc.description.resumo???: | Este projeto partiu de uma necessidade das alunas em praticarem a prática de ensino, pois quase sempre não encontrarem um espaço efetivo para experimentar práticas docentes junto aos alunos do ensino médio. É notória a presença das disciplinas de Prática de Ensino em História, Metodologia do Ensino de História e mesmo do Tópico complementar da Prática. Porém, tais disciplinas quase sempre só são cursadas ao final do curso, em concomitância a elaboração da monografia, o que de fato não favorece aos alunos uma maior segurança quanto ao seu desempenho como concluinte da licenciatura. Também durante o Curso de História, em diversas disciplinas, os alunos exercitam práticas docentes por meio de planejamento de aulas e seminários, no entanto, estas práticas, apesar de importantes, acabam se revestindo de um caráter muito artificial, se pautando quase sempre por muitas discussões teóricas pertinentes à disciplina, mas que, por vezes, tornam difícil a sua utilização junto aos alunos secundaristas, afinal são territórios diferentes, mesmo que tentamos aproximar com a realidade das escolas do nível médio e fundamental. A questão que é colocada por alguns alunos é como discutir de modo acessível o conteúdo aprendido na academia, se nossos alunos são preparados para tais discussões teóricas, mas não conseguem apontar alternativas práticas e didáticas quando da execução de uma proposta de trabalho junto aos alunos do ensino médio. É nesse sentido que este projeto pretende promover experimentações pedagógicas para alunos do ensino médio, pois entendemos, coordenador e monitoras alunas, que é experimentando diferentes práticas pedagógicas e problematizando as teorias da história estudadas na graduação, que podemos dar uma contribuição ao ensino de nossa disciplina. O projeto também tem como finalidade a pretensão de desenvolver em público alvo (alunos do ensino médio de escolas públicas da cidade de Campina Grande) um pleno exercício de pensar e do questionar, favorecendo-lhes além de um melhor aproveitamento escolar, por meio do estudo e da reflexão do material dos módulos, a possibilidade de observar seu cotidiano de maneira mais crítica e reflexiva. Até porque a prova de vestibular vem exigindo o lado mais crítico do aluno e fazê-los pensar, principalmente a da Universidade Federal de Campina Grande e muitas vezes, o professor não consegue satisfatoriamente essa pretensão, basta observar o alto índice de reprovação diante da realização do vestibular, devido, provavelmente, ao curto espaço de tempo dos professores. Algumas vezes estes estão acomodados com um tipo de aula que infelizmente persiste a história factual e a falta de subsídios nas escolas e até mesmo o livro didático pode apresentar erros gravíssimos,embora algumas correções foram feitas recentemente em alguns livros, ainda muitos pedagogos se restringem ao livro didático oferecido pelo governo. Portanto, nosso objetivo é também contribuir para a escola que escolhemos, Colégio Estadual Ernesto Rego, situado no município de Queimadas Paraíba, nesse sentido. Afinal somos nós professores de história que devemos amenizar o problema. |
Keywords: | História cultural temática Ensino de História - Queimadas - PB Queimadas - PB - ensino de História Experiência didático-pedagógica Escola Estadual Ernesto Rego - Queimadas - PB Thematic cultural history History teaching - Queimadas - PB Queimadas - PB - History teaching Didactic-pedagogical experience Ernesto Rego State School - Queimadas - PB |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | História. |
URI: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38176 |
Appears in Collections: | Simpósio Temático 02: História da Educação no Contexto da Cultura Histórica |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
HISTÓRIA CULTURAL TEMÁTICA - ANAIS XII ENCONTRO EST. DE HISTÓRIA DA ANPUHPB ST02 2006.pdf | História cultural temática: uma experiência didático pedagógica no município de Queimadas - PB. - Anais XII Encontro Est. de História da ANPUHPB ST02 2006. | 92.69 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.