Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38161
Title: Uma visão da trajetória de desempenho acadêmico no Curso de Ciência da Computação da UFCG sob a perspectiva de gênero.
Other Titles: A view of the academic performance trajectory in the UFCG Computer Science Course from a gender perspective.
???metadata.dc.creator???: NASCIMENTO, Mariana Silva.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: CAMPOS, Lívia Maria Rodrigues Sampaio.
???metadata.dc.contributor.referee1???: MARINHO, Leandro Balby.
???metadata.dc.contributor.referee2???: BRASILEIRO, Francisco Vilar.
Keywords: Gênero - Feminino e Masculino;Desempenho Acadêmico;Visualização de Dados;Computação;Dashboards;Gender - Female and Male;Academic Performance;Data Visualization;Computing
Issue Date: 3-Jun-2024
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: NASCIMENTO, Mariana Silva. Uma visão da trajetória de desempenho acadêmico no Curso de Ciência da Computação da UFCG sob a perspectiva de gênero. 2024. 14 f. Artigo (Bacharelado em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Campina Grande, Centro de Engenharia Elétrica e Informática, Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2024. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38161
???metadata.dc.description.resumo???: A disparidade de gênero representada por uma desproporção da representação masculina sobre a feminina, tanto entre os ingressantes quanto aos egressos dos cursos nas áreas das ciências exatas no Brasil é uma realidade que perdura ao longo dos séculos. No curso de Ciência da Computação da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), essa disparidade é particularmente evidenciada pela baixa presença de mulheres, que compõem apenas 16% dos ingressantes nos últimos anos. Este estudo é um recorte baseado na dissertação de mestrado de uma aluna do programa de pós-graduação da UFCG, que analisou o desempenho e a trajetória de estudantes do curso de graduação a partir do recorte de gênero. Nosso objetivo é criar uma, a partir dos dados estruturados e analisados por esse amplo estudo, uma série de visualizações que demonstrem a trajetória desses estudantes, incorporando uma lente de gênero, para determinar se este é um fator determinante na experiência acadêmica ou se, como consequência, exerce também alguma influência sobre a escassez de mulheres no curso de Ciência da Computação.
Abstract: The gender gap represented by a disproportionate representation of men over women, both among new and former students in the exact sciences in Brazil, is a reality that has persisted for centuries. In the Computer Science course at the Federal University of Campina Grande (UFCG), this gap is particularly evident due to the low presence of women, who make up only 16% of new students in recent years. This study is based on the master's dissertation of a student in the UFCG graduate program, who analyzed the performance and trajectory of undergraduate students from a gender perspective. Our goal is to create, based on the data structured and analyzed by this broad study, a series of visualizations that demonstrate the trajectory of these students, incorporating a gender lens, to determine whether this is a determining factor in the academic experience or whether, as a consequence, it also has some influence on the scarcity of women in the Computer Science course.
Keywords: Gênero - Feminino e Masculino
Desempenho Acadêmico
Visualização de Dados
Computação
Dashboards
Gender - Female and Male
Academic Performance
Data Visualization
Computing
???metadata.dc.subject.cnpq???: Ciência da Computação
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38161
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo - Ciência da Computação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARIANA SILVA NASCIMENTO-ARTIGO-CEEI-CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO (2024).pdf398.03 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.