Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38150
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator.ID | PASSOS, I. F. | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/8815592098555437 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | BRASILEIRO, Francisco Vilar. | |
dc.contributor.advisor1ID | BRASILEIRO, F. | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5957855817378897 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | CAMPOS, Lívia Maria Rodrigues Sampaio. | |
dc.contributor.referee1ID | CAMPOS, L. M. R. Sampaio | pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4584896935221260 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | ARAÚJO, Eliane Cristina de. | |
dc.contributor.referee2ID | ARAÚJO, E. C. | pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/8032715047993974 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | BRASILEIRO, Francisco Vilar. | |
dc.contributor.referee3ID | BRASILEIRO, F. | pt_BR |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/5957855817378897 | pt_BR |
dc.description.resumo | As Instituições de Ensino Superior (IES) desempenham um papel fundamental na formação de profissionais qualificados, contribuindo significativamente para o desenvolvimento do país. No entanto, elas enfrentam desafios que afetam sua capacidade de cumprir esse papel de forma adequada. A gestão eficiente de seus recursos é uma das preocupações mais persistentes. Muitos estudos avaliam a eficiência de vários aspectos da gestão através de uma avaliação do custo monetário associado a diferentes atividades. Embora seja crucial ter uma visão clara desses aspectos, é igualmente importante considerar fatores específicos, como, por exemplo, a carga horária de docentes dedicada diretamente à formação dos discentes. Apesar de existir um empenho significativo no sentido de otimizar esse custo, é notável a falta de estudos que detalhem como a trajetória acadêmica do discente afeta seu custo na IES. Compreender como esse custo interfere na eficiência da instituição é crucial para tomar medidas direcionadas à melhoria da gestão e otimização dos recursos disponíveis. Neste trabalho foram propostas métricas para medir a eficiência de 48 cursos de graduação da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), durante um período de 8 anos, no que diz respeito à alocação de docentes às atividades de ensino. Como resultado da mensuração realizada, pode-se observar que cursos com um número de ingressantes baixo, assim como cursos com altas taxas de evasão e de retenção, têm um custo alto, enfatizando a necessidade de tratar cuidadosamente cada um dos aspectos relacionados ao cálculo da eficiência dos cursos analisados. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Centro de Engenharia Elétrica e Informática - CEEI | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Ciência da Computação | pt_BR |
dc.title | Mensuração do custo da alocação de docentes aos cursos de graduação da Universidade Federal de Campina Grande. | pt_BR |
dc.date.issued | 2024-05-17 | |
dc.description.abstract | Institutions of Higher Education (IHEs) play a crucial role in shaping qualified professionals, significantly contributing to the country's development. However, they face challenges that affect their ability to fulfill this role adequately. Efficient management of their resources is one of the most persistent concerns. Many studies evaluate the efficiency of various management aspects through na assessment of the monetary cost associated with different activities. Although having a clear view of these aspects is crucial, it is equally important to consider specific factors, such as the teaching workload of faculty dedicated directly to student formation. Despite significant efforts to optimize this cost, there is a notable lack of studies detailing how the academic trajectory of students affects their cost in the IHE. Understanding how this cost interferes with the institution's efficiency is crucial for taking targeted measures to improve management and optimize available resources. In this work, metrics were proposed to measure the efficiency of 48 undergraduate courses at the Federal University of Campina Grande (UFCG) over an 8-year period regarding the allocation of faculty to teaching activities. As a result of the metrics applied, it can be observed that courses with a low number of entrants, as well as courses with high dropout and retention rates, have a high cost, emphasizing the need to carefully address each of the aspects related to the calculation of the efficiency of the courses analyzed. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38150 | |
dc.date.accessioned | 2024-09-30T13:07:48Z | |
dc.date.available | 2024-09-30 | |
dc.date.available | 2024-09-30T13:07:48Z | |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.subject | Eficiência Acadêmica | pt_BR |
dc.subject | Gestão de Recursos | pt_BR |
dc.subject | Métricas - Custo Aluno | pt_BR |
dc.subject | Mensuração - Análise de Dados | pt_BR |
dc.subject | Academic Efficiency | pt_BR |
dc.subject | Resource Management | pt_BR |
dc.subject | Metrics - Student Cost | pt_BR |
dc.subject | Measurement - Data Analysis | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | PASSOS, Iele Facundo. | |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | Measurement of faculty allocation cost to undergraduate courses at the Federal University of Campina Grande. | pt_BR |
dc.identifier.citation | PASSOS, Iele Facundo. Mensuração do custo da alocação de docentes aos cursos de graduação da Universidade Federal de Campina Grande. 2024. 13 f. Artigo (Bacharelado em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Campina Grande, Centro de Engenharia Elétrica e Informática, Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2024. | pt_BR |
Appears in Collections: | Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo - Ciência da Computação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
IELE FACUNDO PASSOS-ARTIGO-CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO-CEEI (2024).pdf | 370.42 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.