Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38107
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDGONÇALVES, E. D. M.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0728410372168731pt_BR
dc.contributor.advisor1BRASILEIRO, Francisco Vilar.
dc.contributor.advisor1IDBRASILEIRO, F.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5957855817378897pt_BR
dc.contributor.referee1GUERRERO, Dalton Dario Serey.
dc.contributor.referee1IDGUERRERO, D. D. S.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2050632960242405pt_BR
dc.contributor.referee2ARAÚJO, Eliane Cristina de.
dc.contributor.referee2IDARAÚJO, E. C.pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8032715047993974pt_BR
dc.description.resumoDiante da atípica situação causada pela pandemia de COVID-19, ocorrida entre o final de 2019 e meados de 2022, o Ministério da Educação autorizou o ensino remoto em cursos outrora presenciais. Essa medida possuía o intuito de amenizar possíveis prejuízos causados ao sistema federal de ensino pela pandemia. Nesse contexto, a Unidade Acadêmica de Sistemas e Computação da Universidade Federal de Campina Grande, juntamente com seu corpo docente, se viu diante do desafio de adaptar sua execução curricular ao ambiente virtual. Passada a pandemia, surge a necessidade de analisar as consequências dela, em virtude da necessidade de adaptação das metodologias das aulas ao ensino remoto. Este trabalho propõe o emprego de técnicas de análise e visualização de dados, a partir da coleta dos dados do Sistema de Controle Acadêmico Online (SCAO), tendo como objetivo contribuir para a análise de efeitos e implicações exercidos pela pandemia de COVID-19 sobre os estudantes de graduação do curso Ciência da Computação da Universidade Federal de Campina Grande. Como resultados encontrados, pode-se citar o fato de que o desempenho acadêmico dos alunos, na maior parte das disciplinas, voltou a alcançar os mesmos níveis do período da pré-pandemia, com uma tendência de aumento de trancamentos durante o pós-pandemia, sendo este o período que possui a maior quantidade de trancamentos registrados.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Engenharia Elétrica e Informática - CEEIpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqCiência da Computaçãopt_BR
dc.titleAnálise do impacto da pandemia na execução curricular dos estudantes do Curso de Ciência da Computação da UFCG.pt_BR
dc.date.issued2024-05-15
dc.description.abstractGiven the atypical situation caused by the COVID-19 pandemic, which occurred between the end of 2019 and mid-2022, the Ministry of Education authorized remote learning in courses that were previously face-to-face. This measure aimed to mitigate potential damage caused to the federal education system by the pandemic. In this context, the Academic Unit of Systems and Computing at the Federal University of Campina Grande, along with its faculty, faced the challenge of adapting its curriculum execution to the virtual environment. After the pandemic, the need arises to analyze its consequences due to the necessity of adapting teaching methodologies to remote learning. This work proposes the use of data analysis and visualization techniques, based on data collected from the Online Academic Control System (SCAO), with the aim of contributing to the analysis of the effects and implications exerted by the COVID-19 pandemic on undergraduate students in the Computer Science program at the Federal University of Campina Grande. As found results, it can be mentioned that the academic performance of students, in most subjects, returned to the same levels as the pre-pandemic period, with a trend of increased withdrawals during the post-pandemic period, which has the highest number of recorded withdrawals.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38107
dc.date.accessioned2024-09-27T13:19:09Z
dc.date.available2024-09-27
dc.date.available2024-09-27T13:19:09Z
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEnsino Remoto - Pandemia da COVID-19 - Análise do Impactopt_BR
dc.subjectCiência da Computação da UFCG - Ensino Remotopt_BR
dc.subjectRemote Learning - COVID-19 Pandemic - Impact Analysispt_BR
dc.subjectUFCG Computer Science - Remote Learningpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorGONÇALVES, Eric Diego Matozo.
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeAnalysis of the impact of the pandemic on the curriculum execution of Computer Science students at UFCG.pt_BR
dc.identifier.citationGONÇALVES, Eric Diego Matozo. Análise do impacto da pandemia na execução curricular dos estudantes do Curso de Ciência da Computação da UFCG. 2024. 25 f. Artigo (Bacharelado em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Campina Grande, Centro de Engenharia Elétrica e Informática, Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2024.pt_BR
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo - Ciência da Computação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ERIC DIEGO MATOZO GONCALVES-ARTIGO-CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO-CEEI (2024).pdf1.75 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.