Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38107
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator.ID | GONÇALVES, E. D. M. | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/0728410372168731 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | BRASILEIRO, Francisco Vilar. | |
dc.contributor.advisor1ID | BRASILEIRO, F. | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5957855817378897 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | GUERRERO, Dalton Dario Serey. | |
dc.contributor.referee1ID | GUERRERO, D. D. S. | pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2050632960242405 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | ARAÚJO, Eliane Cristina de. | |
dc.contributor.referee2ID | ARAÚJO, E. C. | pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/8032715047993974 | pt_BR |
dc.description.resumo | Diante da atípica situação causada pela pandemia de COVID-19, ocorrida entre o final de 2019 e meados de 2022, o Ministério da Educação autorizou o ensino remoto em cursos outrora presenciais. Essa medida possuía o intuito de amenizar possíveis prejuízos causados ao sistema federal de ensino pela pandemia. Nesse contexto, a Unidade Acadêmica de Sistemas e Computação da Universidade Federal de Campina Grande, juntamente com seu corpo docente, se viu diante do desafio de adaptar sua execução curricular ao ambiente virtual. Passada a pandemia, surge a necessidade de analisar as consequências dela, em virtude da necessidade de adaptação das metodologias das aulas ao ensino remoto. Este trabalho propõe o emprego de técnicas de análise e visualização de dados, a partir da coleta dos dados do Sistema de Controle Acadêmico Online (SCAO), tendo como objetivo contribuir para a análise de efeitos e implicações exercidos pela pandemia de COVID-19 sobre os estudantes de graduação do curso Ciência da Computação da Universidade Federal de Campina Grande. Como resultados encontrados, pode-se citar o fato de que o desempenho acadêmico dos alunos, na maior parte das disciplinas, voltou a alcançar os mesmos níveis do período da pré-pandemia, com uma tendência de aumento de trancamentos durante o pós-pandemia, sendo este o período que possui a maior quantidade de trancamentos registrados. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Centro de Engenharia Elétrica e Informática - CEEI | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Ciência da Computação | pt_BR |
dc.title | Análise do impacto da pandemia na execução curricular dos estudantes do Curso de Ciência da Computação da UFCG. | pt_BR |
dc.date.issued | 2024-05-15 | |
dc.description.abstract | Given the atypical situation caused by the COVID-19 pandemic, which occurred between the end of 2019 and mid-2022, the Ministry of Education authorized remote learning in courses that were previously face-to-face. This measure aimed to mitigate potential damage caused to the federal education system by the pandemic. In this context, the Academic Unit of Systems and Computing at the Federal University of Campina Grande, along with its faculty, faced the challenge of adapting its curriculum execution to the virtual environment. After the pandemic, the need arises to analyze its consequences due to the necessity of adapting teaching methodologies to remote learning. This work proposes the use of data analysis and visualization techniques, based on data collected from the Online Academic Control System (SCAO), with the aim of contributing to the analysis of the effects and implications exerted by the COVID-19 pandemic on undergraduate students in the Computer Science program at the Federal University of Campina Grande. As found results, it can be mentioned that the academic performance of students, in most subjects, returned to the same levels as the pre-pandemic period, with a trend of increased withdrawals during the post-pandemic period, which has the highest number of recorded withdrawals. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38107 | |
dc.date.accessioned | 2024-09-27T13:19:09Z | |
dc.date.available | 2024-09-27 | |
dc.date.available | 2024-09-27T13:19:09Z | |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.subject | Ensino Remoto - Pandemia da COVID-19 - Análise do Impacto | pt_BR |
dc.subject | Ciência da Computação da UFCG - Ensino Remoto | pt_BR |
dc.subject | Remote Learning - COVID-19 Pandemic - Impact Analysis | pt_BR |
dc.subject | UFCG Computer Science - Remote Learning | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | GONÇALVES, Eric Diego Matozo. | |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | Analysis of the impact of the pandemic on the curriculum execution of Computer Science students at UFCG. | pt_BR |
dc.identifier.citation | GONÇALVES, Eric Diego Matozo. Análise do impacto da pandemia na execução curricular dos estudantes do Curso de Ciência da Computação da UFCG. 2024. 25 f. Artigo (Bacharelado em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Campina Grande, Centro de Engenharia Elétrica e Informática, Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2024. | pt_BR |
Appears in Collections: | Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo - Ciência da Computação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ERIC DIEGO MATOZO GONCALVES-ARTIGO-CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO-CEEI (2024).pdf | 1.75 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.