Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37989
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.description.resumo | De repente começou um tiroteio, os disparos eram em direção à platéia que tomada de espanto e, num rápido impulso jogou-se ao chão sobre um coro de gritos desesperados. Durante alguns segundos os disparos foram constantes e as fagulhas projetadas pelos disparos iluminaram aquele salão. Logo em seguida, um grande silêncio tomou conta do lugar, lentamente os espectadores, ainda assustados começaram a se erguer. Era hora de olhar se havia alguma vítima fatal. _Todos estão bem! Gritou o jovem Barroso. Realmente todos estavam bem, mas os olhos eram de espanto, alívio e encantamento… No final? O herói salvou a mocinha, as luzes se acenderam, a platéia embebida de emoção ergueu-se em palmas. “O cinema era a oitava maravilha! Tudo o que havia de bom”, afirma a Sra. Raimunda Santana Evaristo. Para outros, “o cinema era só diversão”. Sem dúvida Pombal nunca mais seria a mesma depois das películas cinematográficas. A cena descrita acima se repetiu muitas vezes ao longo dos anos de 1950, arrancando risos e lágrimas dos habitantes da pequena Pombal. O filme era um far-west. Talvez “Matar ou Morrer” ou quem sabe “Moeda Quebrada”. Como essa cena muitas outras pegaram de surpresa o público desavisado das sessões de cinema. Assim ficaram registrados nas memórias dos freqüentadores do “Cine Teatro Lux” o medo que o Barroso tinha dos cavalos que pareciam correr em sua direção, desaparecendo depois de atingir a borda da tela. Também não fugiram da lembrança dos pombalenses as cenas em que o trem ocupa a tela e investe em direção à platéia, que em algumas ocasiões saiu correndo. É impossível esquecer também “os beijos interrompidos pela “lanterninha de Galdino”, que não deixava ninguém namorar em paz”(SILVA, 2008). | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.subject.cnpq | História. | pt_BR |
dc.citation.issue | 13 | pt_BR |
dc.title | E Hollywood conquista Pombal: cinema e vida cotidiana. | pt_BR |
dc.date.issued | 2008 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37989 | - |
dc.date.accessioned | 2024-09-24T18:35:38Z | - |
dc.date.available | 2024-09-24 | - |
dc.date.available | 2024-09-24T18:35:38Z | - |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.subject | Pombal - PB - Cienma 1950 | pt_BR |
dc.subject | Cinema em Pombal - PB | pt_BR |
dc.subject | Cine Teatro Lux - Pombal - PB | pt_BR |
dc.subject | Cinema in Pombal - PB | pt_BR |
dc.subject | Cineteatro Lux - Pombal - PB | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | WANDERLEY, Helmara Giccelli Formiga. | - |
dc.creator | SOUZA, Antonio Clarindo Barbosa de. | - |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | And Hollywood conquers Pombal: cinema and everyday life. | pt_BR |
dc.identifier.citation | WANDERLEY, Helmara Giccelli Formiga; SOUZA, Antonio Clarindo Barbosa de. E Hollywood conquista Pombal: cinema e vida cotidiana. In: XIII ENCONTRO ESTADUAL DE HISTÓRIA DA ANPUH SEÇÃO PARAÍBA. Simpósio Temático 11: História, Memória e Oralidade. 13., 2008. Anais [...]. Guarabira - PB, 2008. ISBN: 978-85-8964-67-6. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37989 | pt_BR |
Appears in Collections: | Simpósio Temático 11: História, Memória e Oralidade |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
E HOLLYWOOD CONQUISTA POMBAL - ANAIS XIII ENCONTRO EST. DE HISTÓRIA DA ANPUHPB ST11 2008.pdf | E Hollywood conquista Pombal: cinema e vida cotidiana. - Anais XIII Encontro Est. de História da ANPUHPB ST11 2008 | 122.51 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.