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Title: | Ordenar, civilizar e instruir: os livros didáticos e a construção do saber escolar no Brasil Oitocentista. |
Other Titles: | Ordering, civilizing and instructing: textbooks and the construction of school knowledge in nineteenth-century Brazil. |
???metadata.dc.creator???: | MARIANO, Nayana R. C. |
Keywords: | Livros didáticos - Brasil oitocentista;Saber escolar - Brasil oitocentista;História da Educação - Brasil oitocentista;Instrução - Brasil oitocentista;História do ensino de História - Brasil;Modelo educacional francês - Brasil oitocentista;Ensino de História no Brasil - historiografia;Textbooks - 19th century Brazil;School knowledge - 19th century Brazil;History of Education - 19th century Brazil;Instruction - 19th century Brazil;History of History teaching - Brazil;French educational model - 19th century Brazil;History teaching in Brazil - historiography |
Issue Date: | 2008 |
Publisher: | Universidade Federal de Campina Grande |
Citation: | MARIANO, Nayana R. C. Ordenar, civilizar e instruir: os livros didáticos e a construção do saber escolar no Brasil Oitocentista. In: XIII ENCONTRO ESTADUAL DE HISTÓRIA DA ANPUH SEÇÃO PARAÍBA. Simpósio Temático 06: As Diversas Faces da Nação Brasileira: Sociedade e Cultura (1822-1930). 13., 2008. Anais [...]. Guarabira - PB, 2008. ISBN: 978-85-8964-67-6. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37939 |
???metadata.dc.description.resumo???: | A composição da História, como disciplina escolar no Brasil, ocorreu na primeira metade do século XIX, período em que vários projetos educacionais foram discutidos, com o intuito de uma melhor estruturação do sistema de ensino, e, nesse processo, a importância dos compêndios para a efetivação desse aprendizado começou a ser debatida. Existia o interesse de formar uma elite dirigente e, ao mesmo tempo, moldar a massa populacional, estabelecendo mecanismos de controle, pois o intuito era ordenar, civilizar e instruir, isto é, assegurar a ordem e propagar a almejada civilização eram condições essenciais para se manter o status quo. Para Mattos (1990, p.259), “instruir ‘todas as classes’ era, pois, a possibilidade de estabelecer o primado da Razão, superando a ‘barbárie’ e a desordem das ruas.” Havia, nesse processo, a crença no poder do impresso, na sua capacidade de instrução em proveito de um projeto político. Nesse sentido, os primeiros livros didáticos utilizados no Brasil, no século XIX, vieram da Europa, especialmente da França, onde foram produzidos com o objetivo de sistematizar e controlar o ensino e a aprendizagem dos educandos. |
Keywords: | Livros didáticos - Brasil oitocentista Saber escolar - Brasil oitocentista História da Educação - Brasil oitocentista Instrução - Brasil oitocentista História do ensino de História - Brasil Modelo educacional francês - Brasil oitocentista Ensino de História no Brasil - historiografia Textbooks - 19th century Brazil School knowledge - 19th century Brazil History of Education - 19th century Brazil Instruction - 19th century Brazil History of History teaching - Brazil French educational model - 19th century Brazil History teaching in Brazil - historiography |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | História. |
URI: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37939 |
Appears in Collections: | Simpósio Temático 06: As diversas faces da nação brasileira: sociedade e cultura (1822-1930) |
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ORDENAR, CIVILIZAR E INSTRUIR - ANAIS XIII ENCONTRO EST. DE HISTÓRIA DA ANPUHPB ST6 2008.pdf | Ordenar, civilizar e instruir: os livros didáticos e a construção do saber escolar no Brasil Oitocentista. - Anais XIII Encontro Est. de História da ANPUHPB ST6 2008 | 125.03 kB | Adobe PDF | View/Open |
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