Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37935
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.description.resumo | Nosso trabalho visa apreender mesmo que parcialmente as práticas instrucionais no século dezenove, na província da Parahyba do Norte. E a partir desse primeiro passo, estabelecer as interfaces entre o cotidiano escolar e a normatização pretendida/exigida pelas autoridades provinciais para a instrução - frequentes desde os primeiros anos da década de 20 daquele século. Desta maneira, é bastante provável que alcancemos novas perspectivas quanto à posição dos sujeitos educacionais da instrução na Parahyba. Assim, estaremos contribuindo para a construção e esclarecimento de problemáticas caracteristicamente pertinentes à História da Educação brasileira, por meio de indícios encontrados em fontes oficiais referentes à instrução na província paraibana. O trabalho e pesquisa acerca dos temas da História da Educação na Paraíba também se fizeram bastante indiciários, como comumente acontece nas demais localidades estudadas. Somente quando mergulhamos no universo educacional - enquanto investigadores/pesquisadores - é que percebemos o quanto a temática está submersa num cenário de pouca clareza. As fontes trabalhadas, na maioria das vezes, são aquelas ditas oficiais, resultado das burocracias governamentais, que nos revelam pouca informação e nos velam tantas outras. Sabemos que é necessário considerar sempre a possibilidade desses documentos estarem diretamente submetidos às circunstâncias contextuais de posses, conveniências e oportunidades existentes nas mais veladas intencionalidades as quais são imbricados durante sua efetivação. Todavia, como sabemos da escassez de informações e de registros - mesmo os oficiais - ser marca constante nas pesquisas de instrução, precisamos aproveitar da melhor maneira possível qualquer vestígio dessa temática deixado nos arquivos de nosso estado. E foi dessa forma, que garimpamos a maioria dos documentos que nos serviram de base essencial para a constatação das problemáticas que aqui serão apresentadas. Dividimos o trabalho de pesquisa em várias etapas que se iniciaram com a identificação dos documentos, passando pela sua limpeza e por sua catalogação. Em seguida, realizamos um delicado trabalho de transcrição, fazendo uso de técnicas paleográficas e seleção de informações pertinentes. Só depois pudemos digitalizar todo o corpus documental com o qual trabalhamos e, somente a partir desse momento, iniciar de fato as análises e estudos baseados também em outras referências bibliográficas discutidas. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.subject.cnpq | História. | pt_BR |
dc.citation.issue | 13 | pt_BR |
dc.title | O desejado e o realizado: a prática educacional na Paraíba do Norte no oitocentos. | pt_BR |
dc.date.issued | 2008 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37935 | - |
dc.date.accessioned | 2024-09-23T18:52:39Z | - |
dc.date.available | 2024-09-23 | - |
dc.date.available | 2024-09-23T18:52:39Z | - |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.subject | Prática educacional - Parahyba do Norte | pt_BR |
dc.subject | História da Educação - Paraíba oitocentista | pt_BR |
dc.subject | Paraíba oitrocentista - instrução | pt_BR |
dc.subject | Instrução - Paraíba oitocentista | pt_BR |
dc.subject | Educational practice - Parahyba do Norte | pt_BR |
dc.subject | History of Education - 19th century Paraíba | pt_BR |
dc.subject | 18th century Paraíba - instruction | pt_BR |
dc.subject | Instruction - 19th century Paraíba | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | TEIXEIRA, Mariana Marques. | - |
dc.creator | CURY, Cláudia Engler. | - |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | The desired and the realized: educational practice in Paraíba do Norte in the nineteenth century. | pt_BR |
dc.identifier.citation | TEIXEIRA, Mariana Marques; CURY, Cláudia Engler. O desejado e o realizado: a prática educacional na Paraíba do Norte no oitocentos. In: XIII ENCONTRO ESTADUAL DE HISTÓRIA DA ANPUH SEÇÃO PARAÍBA. Simpósio Temático 06: As Diversas Faces da Nação Brasileira: Sociedade e Cultura (1822-1930). 13., 2008. Anais [...]. Guarabira - PB, 2008. ISBN: 978-85-8964-67-6. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37935 | pt_BR |
Appears in Collections: | Simpósio Temático 06: As diversas faces da nação brasileira: sociedade e cultura (1822-1930) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
O DESEJADO E O REALIZADO - ANAIS XIII ENCONTRO EST. DE HISTÓRIA DA ANPUHPB ST6 2008.pdf | O desejado e o realizado: a prática educacional na Paraíba do Norte no oitocentos. - Anais XIII Encontro Est. de História da ANPUHPB ST6 2008 | 88.84 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.