Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37912
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.description.resumo | Quando os irmãos Augusthe e Lois Lumiere apresentaram seu cinematógrafo na Paris de 1895 não podiam imaginar que estavam criando uma das principais formas de entretenimento do século seguinte. A pequena plateia que assistia espantada um trem chegando à estação e a saída dos trabalhadores da fábrica estavam presenciando a mudança na forma de se ver e se representar o mundo. Objeto de contestações desde sua criação nos campos teóricos e estéticos teve até mesmo sua paternidade contestada. Os americanos atribuem a Thomas Jefferson a criação do cinema. Outra discussão diz respeito às dúvidas sobre se o cinema é uma indústria de entretenimento ou produção artística. Essas questões suscitam, até hoje, discussões apaixonadas. O que pensar então sobre o uso do cinema em outras áreas? Psicólogos, sociólogos, administradores de empresa, escritores ficcionais são apenas algumas das muitas áreas que analisam esse tipo de material a luz de seus conhecimentos. Com os historiadores não poderia ser diferente. Como fruto da produção de uma sociedade, o cinema vem se tornando um objeto de análise cada vez mais válido. As múltiplas questões que o cinema nos permite fazer: quem produz? Para quem produz? Quem assiste? O que leva certos gêneros a serem populares em determinados momentos (western, musicais e comédias)? Tal observação leva-nos a legitimar mais essa ferramenta para a construção de uma leitura da sociedade. Entretanto, alguns historiadores encaram esse tipo de material de maneira adversa. Isso se deve as especificidades da própria linguagem. Afinal, o filme é analisado no conjunto: texto (roteiro), visual (imagens) e som (trilha e sons do ambiente). E o historiador ainda está marcado pelo documento (texto). Mesmo que a oralidade e as imagens estejam cada vez mais presentes nas discussões históricas, o cerne ainda é o texto. O que torna a interpretação a contextualização desse tipo de material imprescindível, fascinante e complexa. Por esse motivo, pensamos em produzir esse texto na tentativa de auxiliar aqueles que enveredam por esse caminho. Esse texto é fruto das dificuldades que encontramos na tentativa de leitura desse tipo de material. E divide-se basicamente em dois momentos. A produção histórica vinculada direta ou indiretamente à leitura fílmica e os textos relacionados com cinema. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.subject.cnpq | História. | pt_BR |
dc.citation.issue | 13 | pt_BR |
dc.title | Quando o historiador deixa de assistir e começa a analisar: Reflexões sobre a relação história e cinema. | pt_BR |
dc.date.issued | 2008 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37912 | - |
dc.date.accessioned | 2024-09-20T23:02:50Z | - |
dc.date.available | 2024-09-20 | - |
dc.date.available | 2024-09-20T23:02:50Z | - |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.subject | História e cinema | pt_BR |
dc.subject | Cinema e história | pt_BR |
dc.subject | Análise cinematográfica e histórica | pt_BR |
dc.subject | Análise histórica - cinema | pt_BR |
dc.subject | Historiadores e cinema | pt_BR |
dc.subject | Relação História e cinema | pt_BR |
dc.subject | History and cinema | pt_BR |
dc.subject | Cinema and history | pt_BR |
dc.subject | Cinema and historical analysis | pt_BR |
dc.subject | Historical analysis - cinema | pt_BR |
dc.subject | Historians and cinema | pt_BR |
dc.subject | Relationship between history and cinema | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | LIMA, Carlos Adriano F. de. | - |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | When the historian stops watching and starts analyzing: Reflections on the relationship between history and cinema. | pt_BR |
dc.identifier.citation | LIMA, Carlos Adriano F. de. Quando o historiador deixa de assistir e começa a analisar: Reflexões sobre a relação história e cinema. In: XIII ENCONTRO ESTADUAL DE HISTÓRIA DA ANPUH SEÇÃO PARAÍBA. Simpósio Temático 05: História e Imagens: fontes visuais na pesquisa e ensino de história. 13., 2008. Anais [...]. Guarabira - PB, 2008. ISBN: 978-85-8964-67-6. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37912 | pt_BR |
Appears in Collections: | Simpósio Temático 05: História e Imagens: Fontes Visuais na Pesquisa e Ensino de História |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
QUANDO O HISTORIADOR DEIXA DE ASSISTIR E COMEÇA A ANALISAR - ANAIS XIII ENCONTRO EST. DE HISTÓRIA DA ANPUHPB ST5 2008.pdf | Quando o historiador deixa de assistir e começa a analisar: Reflexões sobre a relação história e cinema. - Anais XIII Encontro Est. de História da ANPUHPB ST5 2008. | 109.12 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.