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dc.description.resumoQuando os irmãos Augusthe e Lois Lumiere apresentaram seu cinematógrafo na Paris de 1895 não podiam imaginar que estavam criando uma das principais formas de entretenimento do século seguinte. A pequena plateia que assistia espantada um trem chegando à estação e a saída dos trabalhadores da fábrica estavam presenciando a mudança na forma de se ver e se representar o mundo. Objeto de contestações desde sua criação nos campos teóricos e estéticos teve até mesmo sua paternidade contestada. Os americanos atribuem a Thomas Jefferson a criação do cinema. Outra discussão diz respeito às dúvidas sobre se o cinema é uma indústria de entretenimento ou produção artística. Essas questões suscitam, até hoje, discussões apaixonadas. O que pensar então sobre o uso do cinema em outras áreas? Psicólogos, sociólogos, administradores de empresa, escritores ficcionais são apenas algumas das muitas áreas que analisam esse tipo de material a luz de seus conhecimentos. Com os historiadores não poderia ser diferente. Como fruto da produção de uma sociedade, o cinema vem se tornando um objeto de análise cada vez mais válido. As múltiplas questões que o cinema nos permite fazer: quem produz? Para quem produz? Quem assiste? O que leva certos gêneros a serem populares em determinados momentos (western, musicais e comédias)? Tal observação leva-nos a legitimar mais essa ferramenta para a construção de uma leitura da sociedade. Entretanto, alguns historiadores encaram esse tipo de material de maneira adversa. Isso se deve as especificidades da própria linguagem. Afinal, o filme é analisado no conjunto: texto (roteiro), visual (imagens) e som (trilha e sons do ambiente). E o historiador ainda está marcado pelo documento (texto). Mesmo que a oralidade e as imagens estejam cada vez mais presentes nas discussões históricas, o cerne ainda é o texto. O que torna a interpretação a contextualização desse tipo de material imprescindível, fascinante e complexa. Por esse motivo, pensamos em produzir esse texto na tentativa de auxiliar aqueles que enveredam por esse caminho. Esse texto é fruto das dificuldades que encontramos na tentativa de leitura desse tipo de material. E divide-se basicamente em dois momentos. A produção histórica vinculada direta ou indiretamente à leitura fílmica e os textos relacionados com cinema.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqHistória.pt_BR
dc.citation.issue13pt_BR
dc.titleQuando o historiador deixa de assistir e começa a analisar: Reflexões sobre a relação história e cinema.pt_BR
dc.date.issued2008-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37912-
dc.date.accessioned2024-09-20T23:02:50Z-
dc.date.available2024-09-20-
dc.date.available2024-09-20T23:02:50Z-
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.subjectHistória e cinemapt_BR
dc.subjectCinema e históriapt_BR
dc.subjectAnálise cinematográfica e históricapt_BR
dc.subjectAnálise histórica - cinemapt_BR
dc.subjectHistoriadores e cinemapt_BR
dc.subjectRelação História e cinemapt_BR
dc.subjectHistory and cinemapt_BR
dc.subjectCinema and historypt_BR
dc.subjectCinema and historical analysispt_BR
dc.subjectHistorical analysis - cinemapt_BR
dc.subjectHistorians and cinemapt_BR
dc.subjectRelationship between history and cinemapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorLIMA, Carlos Adriano F. de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeWhen the historian stops watching and starts analyzing: Reflections on the relationship between history and cinema.pt_BR
dc.identifier.citationLIMA, Carlos Adriano F. de. Quando o historiador deixa de assistir e começa a analisar: Reflexões sobre a relação história e cinema. In: XIII ENCONTRO ESTADUAL DE HISTÓRIA DA ANPUH SEÇÃO PARAÍBA. Simpósio Temático 05: História e Imagens: fontes visuais na pesquisa e ensino de história. 13., 2008. Anais [...]. Guarabira - PB, 2008. ISBN: 978-85-8964-67-6. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37912pt_BR
Appears in Collections:Simpósio Temático 05: História e Imagens: Fontes Visuais na Pesquisa e Ensino de História

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QUANDO O HISTORIADOR DEIXA DE ASSISTIR E COMEÇA A ANALISAR - ANAIS XIII ENCONTRO EST. DE HISTÓRIA DA ANPUHPB ST5 2008.pdfQuando o historiador deixa de assistir e começa a analisar: Reflexões sobre a relação história e cinema. - Anais XIII Encontro Est. de História da ANPUHPB ST5 2008.109.12 kBAdobe PDFView/Open


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