Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37911
Title: | Renovahistória: a tecnologia aliada à história. |
Other Titles: | Renovahistoria: technology combined with history. |
???metadata.dc.creator???: | MELO, Nádia D. de ARAÚJO, Thiago de F. O. MELO, Débora D. de. |
Keywords: | Tecnologia e História;Digitalização do conhecimento;História e ambientes virtuais;Ambientes virtuais;Cultura digital e História;Historiadores e tecnologias digitais;Virtualização da História;Pesquisa em História - tecnologias;Technology and History;Digitalization of knowledge;History and virtual environments;Virtual environments;Digital culture and History;Historians and digital technologies;Virtualization of History;Research in History - technologies |
Issue Date: | 2008 |
Publisher: | Universidade Federal de Campina Grande |
Citation: | MELO, Nádia D. de; ARAÚJO, Thiago de F. O; MELO, Débora D. de. Renovahistória: a tecnologia aliada à história. In: XIII ENCONTRO ESTADUAL DE HISTÓRIA DA ANPUH SEÇÃO PARAÍBA. Simpósio Temático 05: História e Imagens: fontes visuais na pesquisa e ensino de história. 13., 2008. Anais [...]. Guarabira - PB, 2008. ISBN: 978-85-8964-67-6. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37911 |
???metadata.dc.description.resumo???: | A História pode se beneficiar com alguns adendos da modernidade à sua didática, ao seu ensino, à sua pesquisa. Tecnologias como a realidade virtual têm sido empregadas há certo tempo, em diversas localidades do mundo. Museus virtuais, reconstrução de ambientes históricos, de faces de nossos antepassados ou de animais já extintos podem ser virtualizadas (colocadas no ambiente virtual do computador) de modo a proporcionar novas formas de interação extremamente intuitivas. É uma forma de mergulhar, o pesquisador, o estudante em ambiente s com os quais jamais teria perspectivas de interagir, visto que são ambientes do passado (como tornar-se um escravo e verificar os meios de imposição do senhor de Engenho, ou até mesmo, preparar uma feijoada na Senzala), o que foi dito anteriormente é apenas um exemplo simplório, porém inúmeras outras, e mais profundas, contribuições da "virtualização" serão descritas ao longo do artigo, como a de estar em ambientes distantes, e de que forma podem dinamizar a educação e a pesquisa em História. Além disso, outras soluções tecnológicas serão abordadas para mostrar as opções dispostas por engenheiros, cientistas da computação, entre outros, que podem ser trazidas para o nosso contexto de historiadores. Face à análise das tecnologias, no artigo poderá ser visualizada uma solução para a incorporação gradual de alguns conceitos ao curso de Graduação em História da UFCG. Agregando-se estudos de necessidades de grupos de pesquisa, tornou-se possível obter um resultado satisfatório, e realmente útil à nossa comunidade científica. Assim, também se propõe metodologias de ensino e pesquisa que possam ser adotadas para pleno aproveitamento das tecnologias selecionadas. |
Keywords: | Tecnologia e História Digitalização do conhecimento História e ambientes virtuais Ambientes virtuais Cultura digital e História Historiadores e tecnologias digitais Virtualização da História Pesquisa em História - tecnologias Technology and History Digitalization of knowledge History and virtual environments Virtual environments Digital culture and History Historians and digital technologies Virtualization of History Research in History - technologies |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | História. |
URI: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37911 |
Appears in Collections: | Simpósio Temático 05: História e Imagens: Fontes Visuais na Pesquisa e Ensino de História |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
RENOVAHISTÓRIA A TECNOLOGIA ALIADA À HISTÓRIA - ANAIS XIII ENCONTRO EST. DE HISTÓRIA DA ANPUHPB ST5 2008.pdf | Renovahistória: a tecnologia aliada à história. - Anais XIII Encontro Est. de História da ANPUHPB ST5 2008 | 320.02 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.