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http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37910
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DC Field | Value | Language |
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dc.description.resumo | Neste artigo procuramos discutir a inserção das novas linguagens no processo de ensino e escrita de história do ensino médio, como contribuição diante das atuais perspectivas disseminadas no âmbito da História da Educação, objetivando, assim, despertar o interesse de alunos e alunas para o ensino-aprendizagem da disciplina de história. Nosso objetivo é mostrar, referendados nos estudos de Bittencourt e Cainelli, como a relação entre ensino de História e música pode contribuir para uma maior sistematização e elaboração de conceitos difundidos por esta disciplina. Nosso estudo se centra em uma pesquisa de cunho bibliográfico e semiótico, onde através da análise da canção <Construção= de Chico Buarque, podemos observar as condições sócio-trabalhistas a que os sujeitos sociais estavam relegados na década de 1970. Os resultados nos permitem constatar que a música como linguagem educativa pode contribuir para despertar a criticidade dos alunos, permitindo dessa forma, no processo de construção da cidadania, fazendo-os reconhecerem-se como sujeitos históricos envolvidos na construção da identidade nacional. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.subject.cnpq | História. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educação. | pt_BR |
dc.citation.issue | 13 | pt_BR |
dc.title | O uso da música como nova linguagem no processo de ensino-aprendizagem de história: uma análise crítica sobre a projeção do sujeito na canção “construção”. | pt_BR |
dc.date.issued | 2008 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37910 | - |
dc.date.accessioned | 2024-09-20T22:59:00Z | - |
dc.date.available | 2024-09-20 | - |
dc.date.available | 2024-09-20T22:59:00Z | - |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.subject | Música e ensino de História | pt_BR |
dc.subject | Linguagem musical e ensino de História | pt_BR |
dc.subject | Novas linguagens - ensino de História | pt_BR |
dc.subject | História e música | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | ALEIXO, Ramon de Alcântara. | - |
dc.creator | SILVA, Wagner Tavares da. | - |
dc.creator | ARAÚJO, Patrícia Cristina de Aragão. | - |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | The use of music as a new language in the history teaching-learning process: a critical analysis of the projection of the subject in the song “construction”. | pt_BR |
dc.identifier.citation | ALEIXO, Ramon de Alcântara; SILVA, Wagner Tavares da; ARAÚJO, Patrícia Cristina de Aragão. O uso da música como nova linguagem no processo de ensino-aprendizagem de história: uma análise crítica sobre a projeção do sujeito na canção “construção”. In: XIII ENCONTRO ESTADUAL DE HISTÓRIA DA ANPUH SEÇÃO PARAÍBA. Simpósio Temático 04: Novas linguagens no ensino de História. 13., 2008. Anais [...]. Guarabira - PB, 2008. ISBN: 978-85-8964-67-6. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37910 | pt_BR |
Appears in Collections: | Simpósio Temático 04: Novas Linguagens no Ensino de História |
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O USO DA MÚSICA COMO NOVA LINGUAGEM - ANAIS XIII ENCONTRO EST. DE HISTÓRIA DA ANPUHPB ST4 2008 (1).pdf | O uso da música como nova linguagem no processo de ensino-aprendizagem de história: uma análise crítica sobre a projeção do sujeito na canção “construção”. - Anais XIII Encontro Est. de História da ANPUHPB ST4 2008. | 105.71 kB | Adobe PDF | View/Open |
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