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dc.description.resumoEste artigo tem como objetivo maior levar-nos a repensar o papel da escola e do uso que ela faz da literatura infantil sendo ela uma fonte de afirmação da identidade. Nesse mundo contemporâneo onde muito se fala em diversidade cultural, mas que nas nossas escolas as características culturais da diversidade não esta sendo levado a sério, valorizado, nem se quer falado. Mostrar que muitos livros de literatura infantil trás consigo visões de mundo que consciente ou inconsciente trás expressões de cunho racista que inferioriza a população negra e trás imagens negativas que infelizmente foram construídas pela população européia, que criou a ideia de inferiorização dessa população, essa ideia está presente até os dias atuais com algumas variações nas telenovelas nos outddors, nas propagandas, nos livros didáticos, na mídia, na escola e na convivência social das pessoas que tem de forma imbuída essa construção deturpada que intensifica as desigualdades sociais entre brancos e negros. Veremos como o professor deve se portar diante da questão racial tendo como foco principal o uso da literatura, especificamente fazendo uma análise das imagens que se apresentam para as nossas crianças nas literaturas mais arcaicas e as atuais. Primeiro gostaria de lembrar que as nossas escolas, pouco ou quase nada se trabalham com literaturas, pouco incentivam as crianças nesse mundo mágico da leitura, e quando o fazem se utilizam de meios e de livros que não tratem da pluralidade cultural. Deixando os alunos que pertencem a uma determinada cultura, que não seja a da cultura dominante em situação de inferioridade.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqHistória.pt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.citation.issue13pt_BR
dc.titleImagem e imaginário na literatura infanto-juvenil. Seu poder de libertação ou de prisão.pt_BR
dc.date.issued2008-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37907-
dc.date.accessioned2024-09-20T22:52:40Z-
dc.date.available2024-09-20-
dc.date.available2024-09-20T22:52:40Z-
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.subjectLiteratura infanto-juvenilpt_BR
dc.subjectCrianãpt_BR
dc.subjectEscola e literatura infanto-juvenilpt_BR
dc.subjectRacismo e literatura infanto-juvenilpt_BR
dc.subjectEducação étnico-racial - escolapt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectChildren's literaturept_BR
dc.subjectChildrenpt_BR
dc.subjectSchool and children's literaturept_BR
dc.subjectRacism and children's literaturept_BR
dc.subjectEthnic-racial education - schoolpt_BR
dc.subjectEarly childhood educationpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorROSA, Angélica de Paula Gonçalves.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeImage and imaginary in children's literature. Its power of liberation or imprisonment.pt_BR
dc.identifier.citationROSA, Angélica de Paula Gonçalves. Imagem e imaginário na literatura infanto-juvenil. Seu poder de libertação ou de prisão. In: XIII ENCONTRO ESTADUAL DE HISTÓRIA DA ANPUH SEÇÃO PARAÍBA. Simpósio Temático 05: História e Imagens: fontes visuais na pesquisa e ensino de história. 13., 2008. Anais [...]. Guarabira - PB, 2008. ISBN: 978-85-8964-67-6. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37907pt_BR
Appears in Collections:Simpósio Temático 05: História e Imagens: Fontes Visuais na Pesquisa e Ensino de História

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IMAGEM E IMAGINÁRIO NA LITERATURA INFANTO-JUVENIL - ANAIS XIII ENCONTRO EST. DE HISTÓRIA DA ANPUHPB ST5 2008.pdfImagem e imaginário na literatura infanto-juvenil. Seu poder de libertação ou de prisão. - Anais XIII Encontro Est. de História da ANPUHPB ST5 200884.7 kBAdobe PDFView/Open


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