Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37900
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.description.resumo | O campo da história atualmente está aberto a diversificados tipos de fontes, e não só o tradicional documento escrito defendido pela escola metódica, que tem sua importância, mas não consegue abranger a imensidão da História. Como nos lembra Cardoso & Mauad (1997, p. 401), o historiador francês Fustel de Coulanges, no século XIX, já falava “Onde o homem passou e deixou marca de sua vida e inteligência, aí está a História’. Qualquer tipo de marca”. Paralelamente a isso, também o cinema, desde sua invenção, em fins do século XIX, utilizou bastante a História como matriz temática para suas produções. Várias épocas da História da humanidade foram e até hoje são abordadas pelo cinema: as grandes civilizações antigas, os heróis, os mitos, as sagas, os descobrimentos, as guerras, eventos do passado tidos como relevantes, toda esta temática sempre despertou grande interesse do público. O cinema tem a capacidade de contar histórias (e estórias), passando ao espectador uma sensação de realidade. O audiovisual, por meio de sua linguagem simbólica, produz uma certa cultura histórica e alimenta a memória coletiva. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.subject.cnpq | História. | pt_BR |
dc.citation.issue | 13 | pt_BR |
dc.title | Audiovisual, memórias e subjetividades. | pt_BR |
dc.date.issued | 2008 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37900 | - |
dc.date.accessioned | 2024-09-20T22:37:06Z | - |
dc.date.available | 2024-09-20 | - |
dc.date.available | 2024-09-20T22:37:06Z | - |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.subject | Audiovisual | pt_BR |
dc.subject | Memórias | pt_BR |
dc.subject | História e audiovisual | pt_BR |
dc.subject | Fontes alternativas - História | pt_BR |
dc.subject | Fontes audiovisuais - História | pt_BR |
dc.subject | Cinema e História | pt_BR |
dc.subject | Análise cinematográfica - Historiador | pt_BR |
dc.subject | Memories | pt_BR |
dc.subject | History and audiovisual | pt_BR |
dc.subject | Alternative sources - History | pt_BR |
dc.subject | Audiovisual sources - History | pt_BR |
dc.subject | Cinema and History | pt_BR |
dc.subject | Film analysis - Historian | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | BEHAR, Regina Maria Rodrigues. | - |
dc.creator | ARAÚJO FILHO, Paulo Josafá de. | - |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | Audiovisual, memories and subjectivities. | pt_BR |
dc.identifier.citation | BEHAR, Regina Maria Rodrigues; ARAÚJO FILHO, Paulo Josafá de. Audiovisual, memórias e subjetividades. In: XIII ENCONTRO ESTADUAL DE HISTÓRIA DA ANPUH SEÇÃO PARAÍBA. Simpósio Temático 05: História e Imagens: fontes visuais na pesquisa e ensino de história. 13., 2008. Anais [...]. Guarabira - PB, 2008. ISBN: 978-85-8964-67-6. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37900 | pt_BR |
Appears in Collections: | Simpósio Temático 05: História e Imagens: Fontes Visuais na Pesquisa e Ensino de História |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
AUDIOVISUAL, MEMÓRIAS E SUBJETIVIDADES - ANAIS XIII ENCONTRO EST. DE HISTÓRIA DA ANPUHPB ST5 2008.pdf | Audiovisual, memórias e subjetividades. - Anais XIII Encontro Est. de História da ANPUHPB ST5 2008. | 136.7 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.