Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37895
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.description.resumo | Este trabalho, nascido no campo da experiência docente, é resultado de uma teorização possível sobre a importância didático-pedagógica do Teatro de Improviso no cotidiano escolar, inovando a prática de ensino pela perspectiva histórico-crítica. Pelos aspectos de análise que assumimos neste trabalho, o Teatro de Improviso - dentro das <novas= linguagens - é compreendido como metodologia de ensino adjetivada como <simples=, <aplicável= e <eficaz=, adequando-se, facilmente, aos programas das diversas disciplinas escolares. Com a obrigatoriedade do ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana no currículo da Educação Básica (Lei n.º 11. 645/2008), o Teatro de Improviso, rompendo com a fragmentação disciplinar <comum=, é indicado como promotor de uma transversalidade necessária e configura-se como estratégia experimental para a superação das desigualdades étnico-raciais na escola, cujo objetivo principal é o de promover o reconhecimento e a valorização da diversidade humana como elemento fundante de relações inter-pessoais harmoniosas e de respeito incondicional ao outro, ao diferente. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.subject.cnpq | História. | pt_BR |
dc.citation.issue | 13 | pt_BR |
dc.title | O teatro de improviso como prática educativa no ensino de história. | pt_BR |
dc.date.issued | 2008 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37895 | - |
dc.date.accessioned | 2024-09-20T22:23:36Z | - |
dc.date.available | 2024-09-20 | - |
dc.date.available | 2024-09-20T22:23:36Z | - |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.subject | Teatro de improviso | pt_BR |
dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
dc.subject | Diversidade étnico-racial | pt_BR |
dc.subject | Teatro e ensino de História | pt_BR |
dc.subject | Lei 645/2008 | pt_BR |
dc.subject | Improvisational theater | pt_BR |
dc.subject | History teaching | pt_BR |
dc.subject | Ethnic-racial diversity | pt_BR |
dc.subject | Theater and history teaching | pt_BR |
dc.subject | Law 645/2008 | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | MOURA, Assis Souza de. | - |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | Improvisational theater as an educational practice in history teaching. | pt_BR |
dc.identifier.citation | MOURA, Assis Souza de. O teatro de improviso como prática educativa no ensino de história. In: XIII ENCONTRO ESTADUAL DE HISTÓRIA DA ANPUH SEÇÃO PARAÍBA. Simpósio Temático 04: Novas linguagens no ensino de História. 13., 2008. Anais [...]. Guarabira - PB, 2008. ISBN: 978-85-8964-67-6. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37895 | pt_BR |
Appears in Collections: | Simpósio Temático 04: Novas Linguagens no Ensino de História |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
O TEATRO DE IMPROVISO COMO PRÁTICA EDUCATIVA - ANAIS XIII ENCONTRO EST. DE HISTÓRIA DA ANPUHPB ST4 2008.pdf | O teatro de improviso como prática educativa no ensino de história. - Anais XIII Encontro Est. de História da ANPUHPB ST4 2008. | 108.41 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.