Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37891
Title: | O livro, a leitura e o silêncio e a quebra da oralidade no aprender. |
Other Titles: | The book, reading and silence and the breaking of orality in learning. |
???metadata.dc.creator???: | FARIAS, Leonardo Bruno. |
Keywords: | Ensino de História;História do livro;História da imprensa;Leitura - história;Registros do conhecimento - História;Oralidade e escrita;Teaching History;History of the book;History of the press;Reading - history;Records of knowledge - History;Oral and written language |
Issue Date: | 2008 |
Publisher: | Universidade Federal de Campina Grande |
Citation: | FARIAS, Leonardo Bruno. O livro, a leitura e o silêncio e a quebra da oralidade no aprender. In: XIII ENCONTRO ESTADUAL DE HISTÓRIA DA ANPUH SEÇÃO PARAÍBA. Simpósio Temático 04: Novas linguagens no ensino de História. 13., 2008. Anais [...]. Guarabira - PB, 2008. ISBN: 978-85-8964-67-6. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37891 |
???metadata.dc.description.resumo???: | Segundo Chartier, há muito tempo os historiadores ocidentais consideram a relação entre impressão, publicação e leitura, unicamente, pelos padrões da invenção de Gutenberg. Ela seria uma condição necessária, um marco divisor, para a criação de um grande conjunto de leitores e para o desenvolvimento de uma atividade de publicação intensa. Se quisermos ver um bom exemplo percebamos as exigências para a conclusão de um curso superior. Um melhor conhecimento de livros e de publicações na China e no Japão nos adverte contra tal eurocentrismo. Embora de fundamental importância a invenção de Gutenberg não foi a única a estabelecer a possibilidade de disseminação em grande escala de textos impressos, pois, a utilização de gravação em madeira no Oriente já estava bastante estabelecida. Ela mantém uma forte ligação entre o manuscrito e a publicação, uma vez que os blocos gravados proviam de modelos de caligrafia e devido à durabilidade permitiam que muitos exemplares fossem impressos e o número de cópias de cada edição podia ser facilmente ajustado a demanda do mercado. |
Keywords: | Ensino de História História do livro História da imprensa Leitura - história Registros do conhecimento - História Oralidade e escrita Teaching History History of the book History of the press Reading - history Records of knowledge - History Oral and written language |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | História. |
URI: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37891 |
Appears in Collections: | Simpósio Temático 04: Novas Linguagens no Ensino de História |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
O LIVRO, A LEITURA E O SILÊNCIO - ANAIS XIII ENCONTRO EST. DE HISTÓRIA DA ANPUHPB ST4 2008.pdf | O livro, a leitura e o silêncio e a quebra da oralidade no aprender. - Anais XIII Encontro Est. de História da ANPUHPB ST4 2008. | 122.34 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.