Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37888
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.description.resumo | A disciplina de história 3 e de forma abrangente, o saber histórico 3, desde sua consolidação como componente curricular, vem sofrendo uma espécie de <perseguição= por parte do Estado, sempre preocupado com a maneira com que o conhecimento histórico é transmitido e absorvido pela sociedade. Isso porque o ensino de história sempre foi apresentado como construtor de identidades e propagador de ideologias. Sendo assim, o Estado procurou manipular o ensino de história, através de decretos e leis, em sua legitimação. Soma-se a isso, a impertinência de alguns professores de história, que contribuem em sala de aula para os fins estatais. Portanto, torna-se imprescindível que os professores tomem consciência desse problema e libertem-se dessa repressão, que muitas vezes se encontra implícita nos PCNs. Esse texto tem, portanto, como objetivo tecer algumas considerações acerca do conhecimento histórico para além da regulamentação, na sua prática da sala de aula. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.subject.cnpq | História. | pt_BR |
dc.citation.issue | 13 | pt_BR |
dc.title | História e poder político: perspectivas para o ensino de história. | pt_BR |
dc.date.issued | 2008 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37888 | - |
dc.date.accessioned | 2024-09-20T21:15:18Z | - |
dc.date.available | 2024-09-20 | - |
dc.date.available | 2024-09-20T21:15:18Z | - |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
dc.subject | Poder político | pt_BR |
dc.subject | História política | pt_BR |
dc.subject | Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN | pt_BR |
dc.subject | Saber histórico | pt_BR |
dc.subject | Perseguição do Estado - ensino de História | pt_BR |
dc.subject | Teaching History | pt_BR |
dc.subject | Political power | pt_BR |
dc.subject | Political history | pt_BR |
dc.subject | National Curricular Parameters - PCN | pt_BR |
dc.subject | Historical knowledge | pt_BR |
dc.subject | State persecution - teaching History | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | HIPÓLITO, Paulo. | - |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | History and political power: perspectives for teaching history. | pt_BR |
dc.identifier.citation | HIPÓLITO, Paulo. História e poder político: perspectivas para o ensino de história. In: XIII ENCONTRO ESTADUAL DE HISTÓRIA DA ANPUH SEÇÃO PARAÍBA. Simpósio Temático 04: Novas linguagens no ensino de História. 13., 2008. Anais [...]. Guarabira - PB, 2008. ISBN: 978-85-8964-67-6. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37888 | pt_BR |
Appears in Collections: | Simpósio Temático 04: Novas Linguagens no Ensino de História |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
HISTÓRIA E PODER POLÍTICO - ANAIS XIII ENCONTRO EST. DE HISTÓRIA DA ANPUHPB ST4 2008.pdf | História e poder político: perspectivas para o ensino de história. - Anais XIII Encontro Est. de História da ANPUHPB ST4 2008. | 145.89 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.