Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37869
Title: | Aspectos da construção da cidadania no ensino de história: um olhar sobre o ensino médio. |
Other Titles: | Aspects of the construction of citizenship in history teaching: a look at high school. |
???metadata.dc.creator???: | SILVA, Wagner Tavares da. ALEIXO, Ramon Alcântara. ARAÚJO, Patrícia Cristina de Aragão. |
Keywords: | Ensino de História;Cidadania e ensino de História;Ensino médio - ensino de História;Prática educativa;Documentos orais;História oral;Teaching History;Citizenship and teaching history;High school - teaching history;Educational practice;Oral documents;Oral history |
Issue Date: | 2008 |
Publisher: | Universidade Federal de Campina Grande |
Citation: | SILVA, Wagner Tavares da; ALEIXO, Ramon Alcântara; ARAÚJO, Patrícia Cristina de Aragão. Aspectos da construção da cidadania no ensino de história: um olhar sobre o ensino médio. In: XIII ENCONTRO ESTADUAL DE HISTÓRIA DA ANPUH SEÇÃO PARAÍBA. Simpósio Temático 03: Prática Pedagógica no Ensino de História. 13., 2008. Anais [...]. Guarabira - PB, 2008. ISBN: 978-85-8964-67-6. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37869 |
???metadata.dc.description.resumo???: | Este estudo discute sobre o ensino de história no ensino médio, fazendo articulação entre a forma como esta disciplina é trabalhada no ambiente escolar e a importância da construção da cidadania, dos alunos e alunas desta modalidade de ensino. Procuramos identificar se a prática educativa do professor contribui, no cotidiano da sala de aula, para a percepção de cidadania entre seus educandos. Nos referenciamos teoricamente, nos trabalhos desenvolvidos por Bittencourt, Certeau, Fonseca, Freire, Santos e Oliveira, e como procedimento metodológico, utilizamos a história oral, como meio investigativo para elaboração da pesquisa histórica no contexto educacional, a partir da perspectiva de Alberti, Amado e Ferreira. Recorremos aos documentos orais por considerá-los importantes para o estudo proposto. Na análise investigativa, os resultados apontaram que, mediante os problemas apresentados no ensino da história no ensino médio, o posicionamento crítico dos membros da comunidade de aprendizagem, diante do que vivenciam no cotidiano escolar, é significativo para sua percepção da escola, do ensino e para sua constituição da noção de cidadania. |
Keywords: | Ensino de História Cidadania e ensino de História Ensino médio - ensino de História Prática educativa Documentos orais História oral Teaching History Citizenship and teaching history High school - teaching history Educational practice Oral documents Oral history |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | História. |
URI: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37869 |
Appears in Collections: | Simpósio Temático 03: Prática Pedagógica no Ensino de História |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ASPECTOS DA CONSTRUÇÃO DA CIDADANIA - ANAIS XIII ENCONTRO EST. DE HISTÓRIA DA ANPUHPB ST3 2008.pdf | Aspectos da construção da cidadania no ensino de história: um olhar sobre o ensino médio. - Anais XIII Encontro Est. de História da ANPUHPB ST3 2008. | 172.32 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.