Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37862
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.description.resumo | O presente trabalho tem como objetivo fazer uma análise de como vem sendo construído nas escolas o conceito de África, haja vista que quando nos referimos ao continente, os alunos e a sociedade em si atribuem ao lugar aspectos de cunho negativo, desconsiderando a história política, social, cultural e ideológica construída pelos negros africanos, antes mesmo da sua vinda às terras brasileiras. Possivelmente, a ausência da história da África ou a maneira como vem sendo abordada na sala de aula tem reforçado a questão do preconceito racial presente na sociedade brasileira e no cotidiano escolar. Desta forma, é importante enfatizar que o papel das Políticas de Ações Afirmativas nas escolas e na sociedade, torna-se primordial, uma vez que é a partir dela que se pretende chegar a tão sonhada democracia racial, onde a igualdade racial, social e educacional seja um direito de todos os cidadãos independentemente da sua raça, cor ou etnia. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.subject.cnpq | História. | pt_BR |
dc.citation.issue | 13 | pt_BR |
dc.title | A idéia de África, o racismo e a política de ação afirmativa nas escolas. | pt_BR |
dc.date.issued | 2008 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37862 | - |
dc.date.accessioned | 2024-09-19T23:25:23Z | - |
dc.date.available | 2024-09-19 | - |
dc.date.available | 2024-09-19T23:25:23Z | - |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.subject | África | pt_BR |
dc.subject | Ideia de África | pt_BR |
dc.subject | Racismo | pt_BR |
dc.subject | História da África - ensino fundamental | pt_BR |
dc.subject | Políticas de ações afirmativas | pt_BR |
dc.subject | Cultura afro-brasileira - educação | pt_BR |
dc.subject | Idea of Africa | pt_BR |
dc.subject | Racism | pt_BR |
dc.subject | History of Africa - elementary education | pt_BR |
dc.subject | Affirmative action policies | pt_BR |
dc.subject | Afro-Brazilian culture - education | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | SIMÕES, Herline de Pontes. | - |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | The idea of Africa, racism and affirmative action policy in schools. | pt_BR |
dc.identifier.citation | SIMÕES, Herline de Pontes. A ideia de África, o racismo e a política de ação afirmativa nas escolas. In: XIII ENCONTRO ESTADUAL DE HISTÓRIA DA ANPUH SEÇÃO PARAÍBA. Simpósio Temático 03: Prática Pedagógica no Ensino de História. 13., 2008. Anais [...]. Guarabira - PB, 2008. ISBN: 978-85-8964-67-6. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37862 | pt_BR |
Appears in Collections: | Simpósio Temático 03: Prática Pedagógica no Ensino de História |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
A IDÉIA DE ÁFRICA - ANAIS XIII ENCONTRO EST. DE HISTÓRIA DA ANPUHPB ST3 2008.pdf | A idéia de África, o racismo e a política de ação afirmativa nas escolas. - Anais XIII Encontro Est. de História da ANPUHPB ST3 2008. | 85.39 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.