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dc.creator.IDSANTOS, E. P.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7849005120818573pt_BR
dc.contributor.advisor1BRASILEIRO, Francisco Vilar.
dc.contributor.advisor1IDBRASILEIRO, F. V.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5957855817378897pt_BR
dc.contributor.referee1CAMPOS, Lívia Maria Rodrigues Sampaio.
dc.contributor.referee1IDCAMPOS, L. M. R. S.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4584896935221260pt_BR
dc.contributor.referee2MASSONI, Tiago Lima.
dc.contributor.referee2IDMASSONI, T. L.pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3563923906851611pt_BR
dc.description.resumoA evasão é um dos maiores problemas do ensino superior público brasileiro, representando um grande desperdício de recursos, como também uma grande perda social. Há muitos estudos sobre causas e soluções para este problema, porém sabe-se pouco sobre as trajetórias seguidas por esses alunos após a evasão, para entender melhor a extensão dessas perdas. Em particular, para profissões ligadas à área de Tecnologia da Informação, que não possuem regulamentação no Brasil, não é necessário uma formação superior para ingressar no mercado, possibilitando que pessoas que não finalizaram seus cursos sejam absorvidas. Nesse contexto, este trabalho pretendeu mapear as trajetórias seguidas pelos evadidos do curso de Ciência da Computação da Universidade Federal de Campina Grande, a fim de verificar em que medida os recursos investidos foram realmente desperdiçados. Foi apresentada uma análise preliminar, quantitativa, utilizando a base de dados da instituição, identificando grupos e suas características. Posteriormente, dados profissionais e acadêmicos foram coletados da rede social Linkedin, agregando informações aos grupos encontrados. A partir da análise qualitativa dessas informações, a pesquisa mostrou que parte dos alunos utilizam os conhecimentos adquiridos no curso, seja assumindo cargos na área de tecnologia da informação, seja em outros cursos de graduação similares. Esses resultados, de certa forma, desmistificam a ideia de que os recursos alocados para alunos que evadem de um curso de graduação em Ciência da Computação são integralmente perdidos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Engenharia Elétrica e Informática - CEEIpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqCiência da Computaçãopt_BR
dc.titleA trajetória do evadido no Curso de Ciência da Computação da UFCG.pt_BR
dc.date.issued2022-03-30
dc.description.abstractDropout rates are one of the biggest problems in Brazilian public higher education, representing a huge waste of resources and a major social loss. There are many studies on the causes and solutions to this problem, but little is known about the trajectories followed by these students after dropping out, to better understand the extent of these losses. In particular, for professions related to the area of Information Technology, which are not regulated in Brazil, a higher education degree is not required to enter the market, allowing people who did not complete their courses to be absorbed. In this context, this study aimed to map the trajectories followed by dropouts from the Computer Science course at the Federal University of Campina Grande, in order to verify to what extent the invested resources were actually wasted. A preliminary, quantitative analysis was presented, using the institution's database, identifying groups and their characteristics. Later, professional and academic data were collected from the social network Linkedin, adding information to the groups found. Based on the qualitative analysis of this information, the research showed that some students use the knowledge acquired in the course, either by taking on positions in the area of information technology or in other similar undergraduate courses. These results, in a way, demystify the idea that the resources allocated to students who drop out of an undergraduate course in Computer Science are completely lost.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37774
dc.date.accessioned2024-09-17T19:33:04Z
dc.date.available2024-09-17
dc.date.available2024-09-17T19:33:04Z
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEvasão - Ensino Superiorpt_BR
dc.subjectCiência da Computaçãopt_BR
dc.subjectUniversidade Federal de Campina Grande - UFCGpt_BR
dc.subjectDropout - Higher Educationpt_BR
dc.subjectComputer Sciencept_BR
dc.subjectFederal University of Campina Grande - UFCGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSANTOS, Eduardo Pereira dos.
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe trajectory of the dropout in the Computer Science Course at UFCG.pt_BR
dc.identifier.citationSANTOS, Eduardo Pereira dos. A trajetória do evadido no Curso de Ciência da Computação da UFCG. 2022. 14 f. Artigo (Bacharelado em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Campina Grande, Centro de Engenharia Elétrica e Informática, Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2022. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37774pt_BR
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